terça-feira, 8 de abril de 2008

A "obra"



Por uma vez estou de acordo com essa cinzenta e pelo menos para mim, algo repelente figura de Jardim Gonçalves, criador e quase coveiro do BCP.
Não duvido. Uma enorme parte dos esgares de escândalo e de virgens ofendidas no meio do bordel que fizeram muitos dos "colegas" banqueiros e comentadores da praça, foram um puro exercício de cinismo e sim, de aproveitamento político. 
De qualquer modo, muito mais eficazes foram o próprio Jardim Gonçalves, o seu delfim Paulo Teixeira Pinto e outros gestores do banco, que "aproveitaram" efectivamente da boa fé dos depositantes, da falta de informação de alguns accionistas e do "fechar de olhos", para lhe chamar o mínimo, das entidades que os deviam fiscalizar, Banco de Portugal, CMVM, etc, e assim conseguiram à custa de muito negócio nebuloso e abertas falcatruas, acumular em pouco tempo fortunas absolutamente obscenas. Nem o facto de caír em desgraça, no caso de Paulo Teixeira Pinto, o impediu de receber 10 milhões de "indemnização" e uma pensão vitalícia de luxo.
Ao pé disto, qualquer aproveitamento político é uma brincadeira.
Fica a certeza, para quem ainda duvidasse, de que o homem não tem a mínima noção do que é ter vergonha.

11 comentários:

Anónimo disse...

Eu compreendo todos estes ladrões, autorizados, assim como estes politiqueiros, e até a justiça vesga, só não consigo perceber este povo, que durante 50 anos vegetou numa ditadura, e agora que pode escolher, escolhe precizamente os gestores do legado da ditadura, PORRA! para estes EUNUCOS!
José Manangão

Maria disse...

E desde quando o capitalismo tem vergonha?
E "este" capitalismo? Conheço alguns dos quadros superiores do BCP. Foram meus colegas. Saíram da multinacional onde trabalhei (e que fazia a auditoria ao grupo BCP) quando o Banco se firmou na sua actividade. Falando com eles há uns tempos, verifico que a cabeça deles deu uma volta de 180 graus..... é incrível como o dinheiro corrompe... (e não só...) (embora para mim não seja surpresa, está nos livros que estudei...)

Abreijos

Unknown disse...

Bom post. uns anjos, estes mafiosos.

Porca da Vila disse...

Vergonha?! Esta gente é como os gatos! Cai sempre de pé!

Xi Grande

Ferroadas disse...

É gente como esta que nos envergonha a todos, eles passam impunes e têm o sistema a cobrir-lhes as costas.
É o capitalismo no seu esplendor.

Abraço

Justine disse...

Porca da Vila, por favor não mistures os gatos nestas histórias obscenas e criminosas, seria ofender os belos felinos :))
Quando vamos nós todos ter força para impedir esta meia dúzia de "caçadores"desonestos de utilizar o nosso país como a sua coutada privada?

Watchdog disse...

Li um pouco da entrevista on-line e ele ainda teve o desplante de afirmar, e isso é que é grave, que até ao momento ainda não foi ouvido por qualquer regulador ou entidade. É revoltante assistir impotente à certeza de que todos no final acabam por ficar impunes!...

1 Abraço!

Sal disse...

Quando leio notícias destas tenho tendência a pensar de forma um bocado radical. Penso em máfia, armas de fogo, assassinatos... Mas deixa lá. Devo andar a ver CSI a mais!

beijinhos

Anónimo disse...

Ai!, ai!, ai!
Está tudo bem, está tudo certo, tudo o que li merece o meu acordo, a começar pelo habitual excelente post do Samuel. Mas... as figuras são o que são, servem o que servem, servem-se do que se servem, amanham-se como se amanham, as fortunas são obscenas, nada os desculpa (nem a falta de vergonha)... mas, como se diz no futebol, o que está em causa é o sistema.
Só para deixar à reflexão: o capital é, antes de tudo, uma relação social!

lino disse...

É o resultado do cavaquismo em todo o seu esplendor. Mas o homem do bolo rei não teve bem mais de 50% logo à primeira volta? Homem que é Homem (isto é válido para ambos os sexos, daí as maiúsculas) nunca se pôe de rabo para o ar à espera do "pica-miolos".

Anónimo disse...

Claro que é preciso acabar com o sistema. para isso é que cá estamos, todavia, para o conseguirmos é necessária muita paciência e muita persistência. Força!