quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Tomé Feteira & Soares – Percursos




Na revista “Visão” que fenece hoje, vem um trabalho defunto... perdão, de fundo, sobre o defunto Lúcio Tomé Feteira. Aí ficamos a saber que o indivíduo não passou nunca de um reles bandido que definiu logo o que iria ser toda a sua vida de empresário aventureiro, começando a actividade empresarial com um roubo. Nunca mais parou!

Enquanto foi refinando os seus dotes de canalha, descobriu o truque que lhe possibilitou ir “vendendo”, pelos menos a alguns incautos, uma imagem de cidadão benemérito e amigo dos desvalidos. Enquanto explorava impiedosamente quem se lhe atravessava no caminho, ia, ao mesmo tempo, espalhando notas de conto de réis pelos aflitos que tinha mais à mão, ambulâncias pelos bombeiros... a farsa do costume.

O segundo grande truque, que tal como o primeiro, revela a total ausência de carácter do escroque, foi, durante anos ir fazendo de conta que apoiava a oposição a Salazar, enquanto simultaneamente, era capaz de denunciar à polícia política as “movimentações contra a pátria” de operários vidreiros da Marinha Grande, açular a GNR e a PIDE contra os seus próprios trabalhadores, nunca perdendo os valiosos contactos e favores dentro do regime fascista.

Esta última posição, alinhada com o fascismo, permitia-lhe manter, florescentes, os seus negócios “domésticos”, enquanto a fachada oposicionista lhe ia abrindo portas, internacionalmente, para negociar com governos e empresários estrangeiros que não simpatizavam com Salazar.

Depois desta grande apresentação da besta, acho que é a altura ideal para dizer que não me interessa para nada que tenha morrido, a quem tenha deixado o dinheiro sujo e muito menos quem matou a “herdeira” Rosalina. A única Rosalina por quem tenho (muitíssimo) apreço não passa de uma belíssima criação poética e musical do Fausto Bordalo Dias (pronto... não é bem Rosalina... mas é quase, não é?). De qualquer forma, este meu interesse súbito pela história do reles bandidozeco e a vontade de o partilhar convosco... tem uma explicação.

Lá mais para o fim do tal artigo da “Visão”, li uma passagem que me deixou a rir com vontade... e logo numa dependência da casa que raramente me vê rir... a não ser quando olho para o grande espelho... coisa que evito o mais possível. Nela se conta que, numa altura em que o “decepcionado” e ressabiado Feteira - que brevemente viria a participar em romagens saudosas e inflamadas ao túmulo de Salazar - já vociferava muito e publicamente contra o 25 de Abril, contra a «canalha comunista» e contra «esse assassino Cunhal»... ainda, em cartas, se referia ao amigo de longa data, feito nos tempos da tal “oposição”, o seu amigo Mário Soares, como «O nosso Mário». Enternecedor!!!

20 comentários:

Maria disse...

Ah ah ah ah ah ah ah.......
Vais-me obrigar a comprar a Visão!

Abreijo.

Anjos disse...

E esta!?...É mesmo caso para dizer:"Deus os faz e o diabo os junta" ou: "diz-me com quem andas e dir-te-ei quem és".
Ele há cada bandalho!...

Antuã disse...

Estão bem um para o outro ou quando se faz uma panela faz-se um testo para ela!

Graciete Rietsch disse...

Assim se vão denunciando os canalhas. "Diz-me com quem anda dir-te-ei quem és"
Ai a sabedoria popular!!!!!!!

Um beijo.

Fernando Samuel disse...

Pois é: «o nosso Mário» está em todas...

Um abraço.

do Zambujal disse...

Pois é. Cada tem os seus Mários que lhes servem e cada Mário serve oa Mários que escolhe.
Estás, como sempre, cheio de visão...

Abraço

José Rodrigues disse...

Este é que é o verdadeiro "superMário" da trampolinice política!

Abraço

Camolas disse...

A outra face da moeda, ou o lado negro da lua.
Gosto quando mostras os esqueletos escondidos nos armários.

Caga-a-Ova disse...

Caro Samuel,
Espero que não se importe que tenha replicado o seu interessante post no blogue Rotundas & Encruzilhadas.
Abraço,

Anónimo disse...

Aqui em Campo Maior andam os comunistas a lamber as botas ao João Nabeiro!!!!
Como explica a moralidade deste facto? Afinal qual a diferença?
Dinheiro e poder é dinheiro e poder ou não?

O Puma disse...

Soares sempre foi amigo dos pobres

diabos

Anónimo disse...

Atenção, que este escroque do Feteira, não apoiou só o Mario Soares , antes do 25 de Abril, seria bom que o Samuel se informasse junto dos seus camaradas....

maia disse...

Estes canalhas estão todos à altura uns dos outros (incluindo advogados de uma parte e de outra). Deus os fez, que Deus os junte!

trepadeira disse...

Quando comecei a ler a mensagem pensei que era um rascunho de curriculum para um qualquer cargo importante no sistema.
Um abraço,
mário

Anónimo disse...

Caro Samuel,

Este seu blog lida muito mal com a diferença de opinião. É incapaz, você, de aceitar, ou tolerar, quem pensa de maneira diferente da sua cartilha, que é, nem mais nem menos, do que a cartilha do PCP, que todos nós conhecemos de cor e salteado. E a facilidade com que você insulta pessoas que pensam de forma diferente da sua é inacreditável. O Samuel limita-se a ser um porta voz das posições do PCP. Experimente, uma única vez, pensar pela sua cabeça. Ainda estou à espera do dia em que o caríssimo, por mais pequena que seja, faça alguma crítica ao seu partido.
O meu amigo ajuda a explicar, se calhar involuntariamente, o porquê do PC não passar da cepa torta. O que não deixa de ser triste...

Saudações

João A

samuel disse...

Caga-a-Ova:
É evidente que não! ☺
Abraço.

samuel disse...

Anónimo (14:37):
E que raio é que eu tenho que ver com isso? Se andam... fazem mal. Se é mentira... fez você mal. Que quer que lhe diga mais?

samuel disse...

Anónimo (14:37):
Pois seria... já que você não se deu ao trabalho...

samuel disse...

João A:
É provável...

samuel disse...

João A:

De qualquer modo, reconsiderando, como não me parace que (desta vez) tenha "insultado" Mário Soares, mas apenas relatado um facto, presumo que o seu amuo se deve aos nomes que chamei a Tomé Feteira.
A ser assim, presumindo que seja um admirador do reles bandalho... as minhas desculpas!

PS: E se de facto acha que eu não penso coisa nenuma pela minha cabeça... não entendo o interesse em vir aqui ler o que quer que seja...

Passar bem!