sábado, 21 de novembro de 2009

Luís Figo (rante)?




A forma tão pouco escrupulosa com que uns e outros lidam com o segredo de justiça, por um lado, ou o teor das notícias, por outro, levam a situações de verdadeiro lamaçal, como este, em que se garante, numa hora, constar das escutas às conversas de Vara com Sócrates, uma combinação para forjar uma engenharia financeira que permitisse pôr uma empresa pública a pagar a Luís Figo um “apoio” partidário a Sócrates e ao Governo... e na hora seguinte ver Luís Figo negar tudo e ameaçar com processos os que divulgaram a alegada escuta.

Infelizmente, até tudo estar esclarecido, somos obrigados a dar o mesmo crédito a qualquer um dos lados da contenda. De um lado os jornais, no seu direito de informar, do outro Luís Figo, no seu direito a chamar às notícias uma calúnia.

Claro que a internacionalmente conhecida cegueira de Figo por dinheiro, neste caso, segundo se escreveu, 75.000 euros, e a não menos conhecida mania de Sócrates de ter figurantes pagos nos seus actos de propaganda partidária e governamental, não ajudam por aí além...

Espero que Figo ganhe a causa. Se pelo contrário a estória for verdadeira, terei sincera pena. Gostaria que desta vez o enorme jogador de futebol Luís Figo tivesse apoiado alguma coisa... apenas e realmente por convicção.

9 comentários:

Justine disse...

Não me entristeças mais hoje, amigo! Dá.me uma boa notícia por favor!
(ainda por cima chove e faz frio...)
Que tenham vocês um bom fim de semana

CRN disse...

Samuel, sem pretender tecer uma crítica ao post, com o qual concordo na sua práctica totalidade, quero contudo esclarecer-te no que ao apoio do Figo a iniciativas solidárias e só mesmo por convicção respeita. Estou em condições de assegurar-te que, em Madrid, diversas crianças de bairros profundamente desafavorecidos contaram com o seu apoio em diversos programas de educação, sem que este obtivesse qualquer tipo de contrapartida. Nada foi noticiado, nada se tornou público, e, seguramente a única referência a dita acção tenha sido esta.
Que é um capitalista convicto?
- Agiota, diria mesmo!

Luis Nogueira disse...

A mim, o que me faz espécie, não é o caso especial de Figo que, é sabido, gosta mais de carcanhois do que de bolos de bacalhau. O que me põe perplexo é ver de repente a propagandear nos meios de comunicação a Caixa Geral de Depósitos, uma gente que, por coincidência, se pôs também a apoiar o PS nas autarquias e não só. É vê-los. Estão aí: nos cartazes, nos jornais, na televisão. A mim (valham-me os honestos manes do Zeca Afonso...) o que me faz impressão, é ver gente que mais ou menos tinha como séria, pôr-se a leilão.
Não me parece que sejam melhores do que os gajos do nacional-cançonetismo, estes e os bacalhaus dos xutos com a história do "Engenheiro" "E se afinal o engenheiro sempre não era engenheiro / e a rapariga ficou com uma engenhoca nos braços?". O O'Neil (que por acaso também gostava muitíssimo de carcanhois... era para poder comer cabeça de pescada...

Luis Nogueira

Fernando Samuel disse...

Também me parece que, para já, o melhor é dar igual crédito a ambas as partes, depois se verá... - se é que se verá!...

Um abraço.

TORRE DE BABEL disse...

Aqui fica a melhor tradução do poema "Der Radwechsel" (B Brecht):

Mudança de roda

Estou sentado na berma da estrada.
O motorista muda a roda.
Não gosto de estar no sítio donde venho.
Não gosto de estar no sítio pra onde vou.
Porque é que vejo eu mudar a roda
Com impaciência?
(Prof.Paulo Quintela - Coimbra - 1975)

L e n a disse...

Aqui esta um par jeitoso !

Maria disse...

Vamos esperar para ver, se virmos...

Bom domingo

Antuã disse...

É conhecida a sede de dinheiro do Figo. Também tem uma fundação!

samuel disse...

Justine:
A culpa não é minha... mas vou ver o que se pode arranjar.

CRN:
Exactamente por ser uma figura simpática e estar envolvido em vários projectos de interesse, mesmo que seja apenas pela mesma razão que leva muitas vedetas a fazer exactamente o mesmo... é que eu tenho pena e espero que nem seja bem assim.

Luís Nogueira:
O dinheiro tem um efeito tremendo...

Fernando Samuel:
Exactamente! O pior é mesmo esta tendência antiga para tudo ficar envolto em nevoeiro...

Conceição Trindade Queirós:
Nada abate a esperança de que lá... alguma coisa mude.

Lena:
Belíssimo!

Maria:
Tens uma cadeira?

Antuã:
Oh!... Ao pé das Fundações de outros... o coitado do Figo é um escuteiro.


Saludos generalizados!