terça-feira, 24 de novembro de 2009

Vítor Constâncio – Proposta miserável!




Se Portugal fosse um país que tivesse uma razoável independência nacional, política, económica e monetária, o cargo de Governador do Banco de Portugal seria da maior importância para a definição dessa política, no equilíbrio internacional dos câmbios, estabilidade da moeda, etc., etc. Por outro lado, o Governador, em condições normais, deveria exercer uma vigilância apertada sobre a banca e demais instituições financeiras, que, deixadas à solta, já se viu do que são capazes.

Desgraçadamente o Governador do Banco de Portugal não está, por força da União Europeia e da Moeda Única, em condições de garantir essa independência e tem feito a supervisão que lhe caberia com a miserável eficácia que se conhece, o que faz de Vítor Constâncio, enquanto Governador do BdeP, um inútil e um incompetente. Mais precisamente, o inútil incompetente mais bem pago do país.

Pele enésima vez aí o temos a decretar a contenção salarial. Para além de afirmar que, dado a inflação prevista não passar de 1, ou 1.5 por cento, os salários não poderão subir para além desses números... e ter a pouca vergonha de chamar a essa mera indexação aumentos salariais, tem ainda a desfaçatez de defender que na função pública nem o 1 por cento deve ser concedido.

Terá noção da surda desmotivação, revolta e desencanto que isso provoca em milhares de funcionários públicos e nos restantes trabalhadores, sobretudo aqueles com mais baixos salários, depois de anos seguidos a perder poder de compra?

Terá noção de quantos milhares de funcionários públicos e outros trabalhadores ganham apenas 500 euros mensais (muitos, ainda menos), sendo que um “aumento” de 1 por cento lhes dará a fortuna extra de mais 5 euros por mês?

Terá noção de que o seu fausto vencimento no Banco de Portugal daria para custear esse extraordinário “aumento” de 1 por cento a mais de 4.000 trabalhadores, todos os meses... ainda lhe sobrando dinheiro para viver desafogadamente?

Terá noção do asco?

12 comentários:

Maria disse...

Não tem. Nenhum tem. Por isso Precisavam, para saber o que é, de viverem um ano com o ordenado de 500 euros, sem mais benesses (ok, o carro, pronto) para perceberem o que estão a fazer. Talvez assim se dessem conta...

Abreijos

Joseph disse...

Victor Constâncio, o Administrador do BP que ganha mais do que o administrador do Federal Bank dos USA a «botar palavra» para congelar salários.
São estas as élites do capitalismo no nosso País?
Está de pedra e cal e não alivia os males da crise e antes pelo contrário os agrava com sacrifícios para quem trabalha.

Joseph

Ana Martins disse...

Tem, e faz de propósito. Porque sabe que a contenção salarial nunca afectará o seu salário e que um trabalhador desmotivado, com pouca auto-estima e com medo de ser despedido é um trabalhador dócil e bom! Mas quando pisam demais o trabalhador deixa de ser tão dócil...

Enfim, merece que lhe cantemos "Apesar de você"

Abraço

AC disse...

A grande singularidade deste homem, é provar que foi possível enriquecer a trabalhar para outrem.

amigona avó e a neta princesa disse...

Penso que não tem. Pessoas deste género só vêm o seu umbigo e não conseguem descortinar que no mundo há "gente" feita de carne e osso que também têm direito a viver!
No teu post dizes tudo! Bem-hajas Samuel!
Abreijos (um especial à vóvó)

Hurtiga disse...

Palavra "noção" muito bem escolhida! Porque nocão ele tem, todos eles têm! Consciência é que não. Mas quando morrerem também vão de costas como os outros!

Justine disse...

Eles querem lá saber da gentalha! Para eles são só números, que se manipulam conforme dá mais jeito.
Asco, nojo, revolta, é o que esses criminosos todos me provocam!
A eles, Samuel, com o teu humor corrosivo!

Anónimo disse...

samuel
dessa porcaria, está o mundo cheio.
já não bastam palavras. o que me deixa mais revoltado, é a covardia.
medos? de que ter medo? tiram-nos tudo!
abraço do vale

Fernando Samuel disse...

Bom texto!

(Noção é coisa que não lhe falta, o homem abarrota disso: o que lhe falta é vergonha)

Um abraço.

Anónimo disse...

Maldito país que tem gestores e patrões com uma mentalidade de capatazes do século XIX.

Medronheiro disse...

os Vitinhos todos deste país precisam de ir todos para o mar com uma pedra ao pescoço.

samuel disse...

Regressado ao acesso à internet pelas vias normais em vez de “por interposto computador”, seria agora uma tarefa tão pesada quanto inútil, estar a responder a todos os comentários individualmente, dado o atraso que isto já leva...
Assim, agradeço colectivamente a todas e todos os leitores que passam diariamente por aqui, em especial aos que ainda se dão ao trabalho extra de deixar comentários.
Um grande abraço!