Bem que poderia ter escolhido umas tantas fotografias que mostrassem mais do que dois ou três manifestantes a descer a Avenida da Liberdade... mas a verdade é que gosto muito desta!!!...
Depois de me ter reservado o luxo de desfrutar de um plácido domingo para restaurar as energias gastas nas viagens de Sábado, posso também reflectir sobre o que se passou durante esse belo dia.
O espectáculo de homenagem ao Zeca, em frente ao Coliseu do Porto, foi muito bonito, emotivo e participado. Apesar de não conseguir encontrar uma linha que seja sobre o assunto na comunicação social...
Sobre a tremenda manifestação (de várias centenas de pessoas...???) convocada pela CGTP, comecei a ter uma ideia ainda durante a viagem para o Porto, tal era o ininterrupto caudal de autocarros que rumavam a Lisboa. Tive que me lembrar, como há dias o fez aqui um comentador, da tirada delirante de um calhordas de que não recordo o nome, director de um jornal reaccionário, sobre uma greve de há bastantes anos... e pensei: Lá vai novamente a CGTP ficar “isolada” sem o apoio da UGT. Depois foi a confirmação do mar de gente que desaguou na capital e, já durante a viagem de regresso, a companhia da Antena 1 que lá ia dizendo umas coisas...
Retive as duas mais fantásticas, que aqui partilho:
1. A senhora Helena André, que já foi conhecida como Cindy Calista (decididamente, um nome artístico!)... e que agora faz de Ministra do Trabalho, sobre a manifestação, achou que o tempo é de «mais concertação e menos contestação»... como diria qualquer ministro da direita mais reaccionária.
2. O dirigente da UGT, João Proeza, cometeu a proença de, também sobre a manifestação, ter começado por apenas achar que esta «iria comprometer a imagem de Portugal no estrangeiro»... como diria qualquer pobre de espírito, ou, segundo esta certeira classificação, um «vencido conformado».
Quanto às declarações da senhora Helena, nada a acrescentar... é apenas mais do mesmo e a Ministra já demonstrou que não tem mais nem melhor para dar.
Em contraste, no que diz respeito à calinada de João Proença, até os cúmplices de Sócrates devem ter achado a coisa tão estúpida, que agora fazem o homem andar a desdobrar-se em declarações um pouco mais “à sindicalista”, apregoando futuros endurecimentos da luta (???), "defesa" do Código do Trabalho (senão!!!...) e sobretudo, a travestir-se de vítima.
O poder está a utilizar uma técnica antiga, que é tentar disfarçar um momento intensamente dramático, recorrendo à comédia... mas, como já vai sendo costume, por falta de talento... fica-se pelas “anedotas”.
17 comentários:
E houve várias, dos governantes e acólitos, este fim-de-semana...
Abreijos.
olá samuel, boa noite.
você consegue colocar no you tube a canção de Manuel Alegre "As mãos" cantada pelos "sob-escuta" no festival das 4 cidades?
obrigado e um grande abraço de estima e amizade.
PS - continuo a lê-lo apesar de nunca concordar em praticamente nada do que diz, mas acho que você é um homem muito talentoso, menos qd escreve sobre política :)
João Paulo Pedrosa
A Cindy nem para calista! A outra figurinha cada vez que abre a boca sai veneno. Até o Torres Couto se sentiu embaraçado com as atitudes e declarações da besta comprometida.
Ficam-se pelas anedotas, mas se tivessem piada ainda vá que não vá, mas assim...
um abraço
Bom texto!
Mas a fotografia...foi exactamente assim, um dia de Luta e abraços de uma amizade solidária.
Então a trauliteira tem nome artístico?
Cindy Calista???
Grande Bj,
GR
Dos calhordas que nos governam tudo é de esperar. Mas, de onde é que os que votaram no Sócrates pensam que lhes vêm os direitos que têm hoje em dia? Não fosse o 25 de Abril e eles iriam ver. Deviam ter lá ido todos no Sábado. Por mim, estou como o Chico Buarque, não tenho interesse nenhum neste Sócrates, e muito menos nesta nódoa de ministra.
Gostei muito da ironia tão construtivadeste "post".
Um beijo.
Fomos muitos, de facto. E é bom rever nestas coisas pessoas que já não víamos há tempo!
Não vamos esquecer o Pablo Milanés, dia 12, em Serpa, pois não?
Um abraço
Cindy Calista?! G'anda malha!
E o Pro(do)ença? Um "duro"!
Do leque das anedotas que dão tristeza...
Abraço
Uma vergonha, estes venais que se autoproclamam de sindicalistas (ou ex)!
bjs,
Olá João Paulo Pedrosa,
Seja bem aparecido!
Compreendo perfeitamente os reparos à minha falta de “talento” para a política... ou pelo menos, para escrever sobre ela. ☺ ☺ ☺
Outra das minhas faltas de talento é para fazer “filmes” para colocar no Youtube. Aliás, nem sei se daria para lá pôr apenas a música...
Vamos então fazer assim:
O João “amanda-me” um mail para "samuelquedas@gmail.com" (sem as aspas ☺ ☺) e eu fico a saber discretamente o seu mail, para o qual enviarei a música, no mui estimado formato MP3, que depois vocês aí decorarão a vosso gosto para pôr no Youtube.
Um abraço.
O GPS pequeno guia com roteiros da revista sábado falou no concerto, ver páginas 3 e 38 da edição norte e centro
Do Proença pode dizer-se que é mais socratista que o Sócrates...
Um abraço.
já deu com a referência na sábado ao concerto do zeca ou nem por isso?
Anónimo (21:08):
...nem por isso.
O amigo encontrou, deu a informação, como é a "Sábado" passada, presumo que deve ser a anunciar a iniciativa. Folgo em saber, mas não é razão para ir comprar a Sábado da semana passada. É revista que não está de todo nos meus hábitos de leitura... e na limitada versão online não consegui encontrar nada.
Mas pronto, fica a informação. Houve um anúncio!
Abraço.
LONGE VÃO OS MEUS DIAS DE OPERÁRIO METALÚRGICO,ONDE MUITAS VEZES A LUTA SE TINHA QUE TRAVAR SEM VACILAR,MAS SEMPRE COM ÉTICA E BOM SENSO.MAS AINDA HOJE SINTO NAS COSTAS AS FACAS QUE CERTOS "SINDICATOS"GEMA DE OVO, DE COUTOS E PROENÇAS ERAM PERITOS A ENTERRAR.APESAR DO PASSAR DO TEMPO SÃO COERENTES; O SEU GRANDE INIMIGO CONTINUA A SER A C.G.T.P. E OS QUE SE RECUSAM A ABDICAR DA SUA DIGNIDADE, LUTANDO CONTRA AS REGRAS DA CABALA NEO-LIBERAL.
João Paulo Pedrosa?
De onde é que conheço este nome?
De Castelo Branco?
Talvez sim. Talvez não.
Pelo "chilrear do pardal", parece!
Será? Desisto de matar a cabeça...
Louvo o tom cordato do Samuel.
Sentinela da Noite
Enviar um comentário