segunda-feira, 31 de maio de 2010

Sobre a manifestação de várias centenas de... vá lá, pronto... muitos portugueses


Bem que poderia ter escolhido umas tantas fotografias que mostrassem mais do que dois ou três manifestantes a descer a Avenida da Liberdade... mas a verdade é que gosto muito desta!!!...

Depois de me ter reservado o luxo de desfrutar de um plácido domingo para restaurar as energias gastas nas viagens de Sábado, posso também reflectir sobre o que se passou durante esse belo dia.

O espectáculo de homenagem ao Zeca, em frente ao Coliseu do Porto, foi muito bonito, emotivo e participado. Apesar de não conseguir encontrar uma linha que seja sobre o assunto na comunicação social...

Sobre a tremenda manifestação (de várias centenas de pessoas...???) convocada pela CGTP, comecei a ter uma ideia ainda durante a viagem para o Porto, tal era o ininterrupto caudal de autocarros que rumavam a Lisboa. Tive que me lembrar, como há dias o fez aqui um comentador, da tirada delirante de um calhordas de que não recordo o nome, director de um jornal reaccionário, sobre uma greve de há bastantes anos... e pensei: Lá vai novamente a CGTP ficar “isolada” sem o apoio da UGT. Depois foi a confirmação do mar de gente que desaguou na capital e, já durante a viagem de regresso, a companhia da Antena 1 que lá ia dizendo umas coisas...

Retive as duas mais fantásticas, que aqui partilho:

1. A senhora Helena André, que já foi conhecida como Cindy Calista (decididamente, um nome artístico!)... e que agora faz de Ministra do Trabalho, sobre a manifestação, achou que o tempo é de «mais concertação e menos contestação»... como diria qualquer ministro da direita mais reaccionária.

2. O dirigente da UGT, João Proeza, cometeu a proença de, também sobre a manifestação, ter começado por apenas achar que esta «iria comprometer a imagem de Portugal no estrangeiro»... como diria qualquer pobre de espírito, ou, segundo esta certeira classificação, um «vencido conformado».

Quanto às declarações da senhora Helena, nada a acrescentar... é apenas mais do mesmo e a Ministra já demonstrou que não tem mais nem melhor para dar.

Em contraste, no que diz respeito à calinada de João Proença, até os cúmplices de Sócrates devem ter achado a coisa tão estúpida, que agora fazem o homem andar a desdobrar-se em declarações um pouco mais “à sindicalista”, apregoando futuros endurecimentos da luta (???), "defesa" do Código do Trabalho (senão!!!...) e sobretudo, a travestir-se de vítima.

O poder está a utilizar uma técnica antiga, que é tentar disfarçar um momento intensamente dramático, recorrendo à comédia... mas, como já vai sendo costume, por falta de talento... fica-se pelas “anedotas”.

17 comentários:

Maria disse...

E houve várias, dos governantes e acólitos, este fim-de-semana...

Abreijos.

Praça Stephens disse...

olá samuel, boa noite.
você consegue colocar no you tube a canção de Manuel Alegre "As mãos" cantada pelos "sob-escuta" no festival das 4 cidades?
obrigado e um grande abraço de estima e amizade.

PS - continuo a lê-lo apesar de nunca concordar em praticamente nada do que diz, mas acho que você é um homem muito talentoso, menos qd escreve sobre política :)

João Paulo Pedrosa

salvoconduto disse...

A Cindy nem para calista! A outra figurinha cada vez que abre a boca sai veneno. Até o Torres Couto se sentiu embaraçado com as atitudes e declarações da besta comprometida.

alex campos disse...

Ficam-se pelas anedotas, mas se tivessem piada ainda vá que não vá, mas assim...

um abraço

GR disse...

Bom texto!
Mas a fotografia...foi exactamente assim, um dia de Luta e abraços de uma amizade solidária.
Então a trauliteira tem nome artístico?
Cindy Calista???

Grande Bj,

GR

Anónimo disse...

Dos calhordas que nos governam tudo é de esperar. Mas, de onde é que os que votaram no Sócrates pensam que lhes vêm os direitos que têm hoje em dia? Não fosse o 25 de Abril e eles iriam ver. Deviam ter lá ido todos no Sábado. Por mim, estou como o Chico Buarque, não tenho interesse nenhum neste Sócrates, e muito menos nesta nódoa de ministra.

Graciete Rietsch disse...

Gostei muito da ironia tão construtivadeste "post".

Um beijo.

Anónimo disse...

Fomos muitos, de facto. E é bom rever nestas coisas pessoas que já não víamos há tempo!
Não vamos esquecer o Pablo Milanés, dia 12, em Serpa, pois não?
Um abraço

do Zambujal disse...

Cindy Calista?! G'anda malha!
E o Pro(do)ença? Um "duro"!
Do leque das anedotas que dão tristeza...

Abraço

svasconcelos disse...

Uma vergonha, estes venais que se autoproclamam de sindicalistas (ou ex)!
bjs,

samuel disse...

Olá João Paulo Pedrosa,
Seja bem aparecido!
Compreendo perfeitamente os reparos à minha falta de “talento” para a política... ou pelo menos, para escrever sobre ela. ☺ ☺ ☺
Outra das minhas faltas de talento é para fazer “filmes” para colocar no Youtube. Aliás, nem sei se daria para lá pôr apenas a música...
Vamos então fazer assim:
O João “amanda-me” um mail para "samuelquedas@gmail.com" (sem as aspas ☺ ☺) e eu fico a saber discretamente o seu mail, para o qual enviarei a música, no mui estimado formato MP3, que depois vocês aí decorarão a vosso gosto para pôr no Youtube.

Um abraço.

Anónimo disse...

O GPS pequeno guia com roteiros da revista sábado falou no concerto, ver páginas 3 e 38 da edição norte e centro

Fernando Samuel disse...

Do Proença pode dizer-se que é mais socratista que o Sócrates...


Um abraço.

Anónimo disse...

já deu com a referência na sábado ao concerto do zeca ou nem por isso?

samuel disse...

Anónimo (21:08):

...nem por isso.
O amigo encontrou, deu a informação, como é a "Sábado" passada, presumo que deve ser a anunciar a iniciativa. Folgo em saber, mas não é razão para ir comprar a Sábado da semana passada. É revista que não está de todo nos meus hábitos de leitura... e na limitada versão online não consegui encontrar nada.
Mas pronto, fica a informação. Houve um anúncio!

Abraço.

Unknown disse...

LONGE VÃO OS MEUS DIAS DE OPERÁRIO METALÚRGICO,ONDE MUITAS VEZES A LUTA SE TINHA QUE TRAVAR SEM VACILAR,MAS SEMPRE COM ÉTICA E BOM SENSO.MAS AINDA HOJE SINTO NAS COSTAS AS FACAS QUE CERTOS "SINDICATOS"GEMA DE OVO, DE COUTOS E PROENÇAS ERAM PERITOS A ENTERRAR.APESAR DO PASSAR DO TEMPO SÃO COERENTES; O SEU GRANDE INIMIGO CONTINUA A SER A C.G.T.P. E OS QUE SE RECUSAM A ABDICAR DA SUA DIGNIDADE, LUTANDO CONTRA AS REGRAS DA CABALA NEO-LIBERAL.

Anónimo disse...

João Paulo Pedrosa?
De onde é que conheço este nome?
De Castelo Branco?
Talvez sim. Talvez não.
Pelo "chilrear do pardal", parece!
Será? Desisto de matar a cabeça...
Louvo o tom cordato do Samuel.
Sentinela da Noite