segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Vítor Gaspar – Provavelmente é um exagero...


Sabem os entendidos nestas coisas da economia, que Milton Friedman, economista norte-americano, Nobel da Economia (o que é mais uma prova de que o Nobel tem alguma tendência para cair no esgoto) foi um dos principais cérebros do monetarismo e do mais frio neoliberalismo... um eufemismo para designar o “capitalismo selvagem”.
Diz a História que Milton Friedman deixou a sua marca na governação de Nixon e Donald Reagan. Diz a História que ele e os seus “Chicago Boys”, nome porque ficaram conhecidos os seus cúmplices/discípulos, foram os cérebros da governação económica do ditador e assassino chileno Augusto Pinochet.
São já várias as ocasiões em que alguns dos nossos jornais, revistas e blogs, me informam de que Milton Friedman é também uma espécie de guru ideológico do nosso narcótico ministro das finanças, Vítor Gaspar.
Pelo caminho que as coisas levam e a julgar pela catadupa de medidas deste ministro e do seu governo e, principalmente, a julgar pelo caminho para que elas apontam... assalta-me uma dúvida:
Qual será o mais admirado por Vítor Gaspar? Milton Friedman, ou o próprio Augusto Pinochet?
Provavelmente estarei a exagerar...  mas quem mo garante?!

10 comentários:

salvoconduto disse...

Põe-lhe uns óculos rapa-lhe o cabelo e vais ver que é parecido com os dois.

Boa semana.

Anónimo disse...

Socorrro! Socorrrrro! Este Vitor Gaspar decerto admira Augusto Pinochet! Imaginem o que vem por aí!
Mas, NÓS vamos lutar e todos presentes na Greve Geral de 24 de Novembro.
As maiores saudações
Vicky

Near Dental disse...

Não me admira. Esta gente tem gostos muito estranhos. Alguns até se casam para se reproduzirem...apenas.

Antuã disse...

Ambos.

do Zambujal disse...

São da mesma ninhada, paridos pela mesma mãe.

Um abraço

Eduardo Miguel Pereira disse...

O teu post, ainda que num tom relativamente jocoso, alertou-me ainda mais para uma realidade que me tem assustado nos últimos tempos.

Há dias, quando via este ... ministro das finanças a ser entrevistado, borrifei-me um pouco no discurso e fixei-me nas suas expressões, nos seus olhares, nas suas reacções e até me arrepieie.
A sério !
Até comentei com a minha esposa, que via comigo a entrevista, que este indívudio é perigoso, que tem ali uns traços psicológicos macabros, maléficos.

Chamem-me maluco se quiserem, mas que o ... gajo tem pinta de esgazeado tem.

Graciete Rietsch disse...

Creio que tens inteira razão. Ele é um sucedâneo dos dois que, por sua vez são cópia de outros que bem conhecemos.E os que o foram buscar, também.

Um beijo.

Pintassilgo disse...

Porque é que não o deitam ao mar?!...

Anónimo disse...

De que clinica psiquiatrica saiu aquele doente cuja fotografia está por baixo dos outro dois?
O de óculos escuros não foi melhor do que o Anjo Loiro da Morte, da Argentina (foi pior). O outro, o que está ao lado pensava que sabia de economia, mas afinal não sabia.
Devem ter estado todos no mesmo manicómio.

Maria João Brito de Sousa disse...

O Gasparzinho, no fuuuuuuuuuuundo, não deve ser má pessoa... é apenas mais um daqueles economistas que se esquecem de que deveriam lidar também com pessoas, para além de números...