sexta-feira, 18 de julho de 2008

José Saramago - Casa dos Bicos



Dando de barato que as declarações públicas de Saramago nos dias pares agradam a uns e incomodam outros, acontecendo exactamente o contrário nos dias ímpares, que alguns o odeiam mesmo sem saberem muito bem porquê e outros que o "adoram", têm os livros todos na estante mas pouco mais leram deles que os títulos, a notícia de que a Fundação do escritor se vai instalar em Portugal, mais precisamente na Casa dos Bicos, é uma boa novidade.
Para Saramago, porque tudo o que nesta altura da vida do autor de "O ano da morte de Ricardo Reis" (o meu preferido) venha ajudar a atenuar a mágoa constante em que deve ter vivido durante estes já demasiados anos de desamor, é mais que justo.
Para Portugal, porque nem toda a gente se satisfaz com Futebol & Fátima, Lda, e portanto, mais uma alternativa culturalmente interessante nunca é demais, além de que um Prémio Nobel e a sua Fundação devem estar no seu país.
Para a Casa dos Bicos, porque já era tempo de aquela estranha e original casa quinhentista, de vida tão cheia de histórias como de atribulações, ter finalmente um regresso à vida, respirar cultura, ser visitada, ser útil.
Parabéns a quem teve a visão de avançar com este projecto, apesar da pequenez dos eternamente "anões por dentro"  que com desculpas mais do que esfarrapadas, votaram contra
Curiosamente, os comerciantes e demais vizinhos da Casa dos Bicos, mesmo que seja para vender mais uns tantos almoços por dia ou umas peças de artesanato, estão bem mais contentes com a notícia do que alguns dos seus lamentáveis representantes políticos e dão as boas-vindas à ideia.
Venha pois a Fundação Saramago, mais os seus livros, documentos, memórias, animação cultural, gente genuinamente interessada, curiosos... e muitos turistas.
Parabéns, Lisboa!

8 comentários:

Maria disse...

Só prova que o psd e anexos continuam iguais ao que sempre foram... e já era tempo a casa dos bicos ter alguma utilidade a sério...

Abreijos

Fernando Samuel disse...

Sem dúvida uma muito boa novidade - como o confirmam os votos oontra dos inevitáveis psd´s.

Sérgio Ribeiro disse...

Aqui soube da notícia, isto é, aqui, para mim, houve notícia (que, afinal, já era).
Fiquei... pensativo. Cheio de contraditórias reacções. Como é (ou deveria ser) próprio do homem. Às vezes em carne viva.
O escritor José Saramago, a Fundação que ele criou, nós todos, merecemos tudo de bom que seja feito para o ter connosco, o aproximar de nós, o fazer nosso, pois o escritor e a sua obra é do que melhor, por bem, identifica Portugal.
Três homens me deixaram a impressão funda, intraduzível, de ter convivido - com todas as circunstâncias de um relacionamento... humano - com verdadeiros "imortais" (não tem nada a ver com "Academias") - Álvaro, Lopes Graça, Saramago. Que por isso, pelo que fizeram nas suas áreas de intervenção social, merecem dos seus contemporâneos todas as "casas", com ou sem bicos, tudo o que possa mostrar reconhecimento.
Isto não é um comentário. É outra coisa que não sei bem o que é... mas assim saíu.
Ainda diria que a Fundação Saramago tem uma sede. Passará, na "Casa dos Bicos", a ter uma à altura da importância da Fundação do escritor José Saramago como Português.
Quanto a outras reacções, institucionais, reaccionárias, estão à altura da pequenez dos seus autores.
Desculpem o relambório.

GR disse...

Fiquei contente com a notícia.
O Lara continua a exercer a sua pressão (!) que importa. È justo este reconhecimento, depois de tanto desprezo e indiferença, para com Saramago.
Quanto à questão do Sérgio…ele tem toda a razão. Não podemos ignorar a grandiosidade de Álvaro, nem de Lopes Graça. Tanto espólio para nos mostrar, tanto poderemos ainda aprender com estes dois nomes de vulto.
Talvez um dia se faça justiça.

(finalmente cheguei hoje de lado nenhum, mas com saudades desta tão agradável casa)

Bjs,

GR

Anónimo disse...

Samuel, mais um pequeno desencontro de opinões entre nós. O meu livro preferido de Saramago é "Levantado do Chão".

Anónimo disse...

É da mais elementar justiça que tenha sido atribuida a Casa dos Bicos para sede da Fundação José Saramago,só temos que estar agradecidos ao próprio José Saramago, por ter estado de acordo. Para muitos portugueses é uma prenda há muito desejada, para outros foi uma bofetada de luva branca.
Bem hajas camarada José Saramago Obrigado.

cereja disse...

Excelente post!
Tinha alinhavado um comentario sobre isto, lá para o meu blog, mas aqui está tudo e bem melhor.
Vou só fazer o link!

Justine disse...

Também gosto da ideia, de ter mais um sítio de cultura neste país (quase todo) mesquinho e vendido