terça-feira, 1 de julho de 2008

Se uma Festa incomoda muita gente...



Esta é a novíssima "FARC-EP". Existem as EPs (entradas permanentes) normais, para toda a gente que quer ir à Festa do Avante e existem estas, especiais para membros das FARC. Mostram este "bilhete" à entrada e é "fartar vilanagem" como tem sido todos os anos...

Intervalo para uma curta declaração:
Eu gostava que os Guerrilheiros das FARC dizimassem os elementos das forças para-militares da Colômbia, do Exército regular, arrasassem quartéis, até um tiro nos cornos do presidente Uribe também não seria mal visto...
Em contrapartida, não concordo com a orientação política e operacional que permite às FARC sequestrar civis, sejam homens, mulheres, ou crianças, para os utilizar como moeda de troca.
De qualquer modo, as FARC não existem para fazer o que eu gosto e em última análise não fui eu a ter, durante anos a fio, milhares e milhares de companheiros, amigos e familiares, presos, torturados, assassinados a sangue frio, pelo simples facto de serem sindicalistas, comunistas, ou em alguns casos, guerrilheiros. Fosse eu colombiano e talvez os meus pontos de vista fossem radicalmente outros!...

Regressando ao tema do post, todos os anos é isto! Uns tempos antes da Festa do Avante, há sempre uns cidadãos preocupados com a nossa segurança, que vociferam contra a presença dos "terroristas das FARC" na Festa.
Este ano quem deu o tiro de partida para a romaria dos ofendidos pela presença dos tais, foi um tal José Assis, vereador do Partido alegadamente Socialista na Câmara do Seixal. Dada a proximidade, entende-se o medo do homem.
O PCP lá tem de vir pela milionésima vez, desmentir a coisa, dizer que o facto de repetir anualmente a mentirola imbecil, não a torna numa verdade... mas nem valia a pena.
Todos os anos a história se repete. Durante uns dias os jornais e blogs começam, num crescendo, a anunciar a coisa, nas vésperas atinge-se a histeria total, depois a Festa abre... e pronto! 
Ninguém consegue encontrar nem sombra do "stand" das FARC e o caso morre, num silêncio embaraçado.
Estou cansado de ver tanta gente humilhada todos os anos, sempre pela mesma "partida" do PCP. Assim sendo, este ano acabo com este mistério a revelo onde diabo podem visitar os "invisíveis terroristas".
É um espaço novo, ainda mal conhecido, reservado a organizações e actividades nacionais, digamos, menos convencionais e as FARC foram postas aí apenas para disfarcar, perdão, disfarçar.
Então é assim: 
Vão até à Cidade Internacional. Aí, encontram um pavilhão "muito giro" que é a Terra do Nunca. Lá dentro está um elevador. Tomam o elevador e descem para o piso "-5", saem, seguem em frente e lá está o "stand" das FARC, mesmo entre uma tasquinha de "gambozinos de coentrada" e outra de "imbecis de escabeche".
Assunto arrumado. Contra FARCs não há argumentos!

28 comentários:

Susete Evaristo disse...

Pois olha amigo que lá irei... aos gambosinos de coentrada e ao escabeche, o pior é que já sei, é sempre a mesma coisa eu chego e eles rumam para o anexo de S. Bento.

Meg disse...

Samuel,
Isto é um país de faz de conta, meu caro! Agora ando o jacto, mas deu para entender...

Abreijos

Anónimo disse...

brutal este post... assim vale a pena!

Maria disse...

Delicioso post...
No ano passado houve um "trongas" que me provocou por causa das FARC, estive quase quase para tirar fotos do stand da Colômbia e explicar-lhe umas coisas, mas depois achei que o desprezo era a melhor resposta...
Enfim, há gente pra tudo. Até para o que nem imaginamos, ainda...

Abreijos

éme. disse...

É igualzinho ao que afiançavam sobre a injecção atrás da orelha nos velhinhos e as criancinhas comidas ao pequeno almoço... isto anda muita gente em eternos retorno de parvoeira! Não há quem ature tanta ideia tosca e palavrita enganadora.
Pois a verdade é mesmo essa: a Festa assusta que se FARta!! ;)

alex campos disse...

O Stand das FARC esá muito bem enquadrado, sim senhor.

Fernando Samuel disse...

Excelente! Excelente! Excelente!
E mais não digo - a não ser que lá estarei, no elevador, a caminho do piso -5...

Um abraço.

Magnolia disse...

Impecável! Vou copiar e mandar por e-mail a alguns amigos. Vale a pena divulgar o lugar do stand... não vá alguém perder-se e entrar numa reunião secreta do Bilderberg ;)
(Não sabiam que estes também iam?)

Anónimo disse...

Amigo
Este tipo de gentalha, n�o merece troco!
T�m estes v�mitos, s� para ver se sobem mais um lugarzito no conceito do chefe, ser anti-comunista conta muito para o corriculum, e ent�o se for numa C�mara de Presid�ncia Comunista, as atitudes deste tipo prim�rio caiem sempre muito bem ao chefe, e o rapaz fica a pensar que teve um acto her�ico de coragem.
Claro que isto a n�s diverte-nos por ver-mos, a dor de corno que eles t�m!
� que a "FESTA do �VANTE" j� � assumida pelo povo, independentemente de pertencer ou n�o ao Partido Comunista Portugu�s.
Agra�o camarada

Anónimo disse...

óptimo post!
tal como a magnólia e se não te importares) vou colocá-lo em mail e enviá-lo aos meus contactos.
Como dói a esta gente, apesar de todas as tentativas para a descredibilizar, não haver festa como esta!!!!
misa

Anónimo disse...

Também quero ir. Como vai haver engarramento no elevador, guardem um lugarzinho para mim.
Eu depois retribuo com umas lasquinhas de queijo da Serra.

Campaniça

Abrenúncio disse...

Eh pá, ainda o ano passado estive com os bacanos a mamar umas imperiais. Tudo pessoal porreiro. Não fosse os estilhaços de granada na cara e as coseduras nas costas e até passavam despercebidos. Depois até demos uns tirinhos de kalashenikov na barraca das farturas. Este ano ficaram de vir novamente, acho que se divrtiram à fartazana.
Saudações do Marreta.

Carla disse...

vou apanhar a boleia até ao piso -5...quanto ao resto já disseste tudo
beijos

Anónimo disse...

Qual é o grau de parentesco entre esse Assis e o dom Tanas de Barbatanas merda-seca, arranca-ppinheiros Racha-penedos de Gargantóneas e Roncalto?!...

zemanel disse...

O quê este ano é no -5????? Obrigadp pela informação: quase que jurava quer estavam no -3!!!!Claro que estupido sou! no -3 é onde os velhotes levam o tiro atrás da orelha...

Maçã de Junho disse...

so tenho pena que de facto não exista tal stand... logo este que fico pela cidade internacional.... Isto é coisa que malta que não tem mais nada para fazer e a quem a Festa faz uma ligeira comichão....

beijo
M

Crixus disse...

Com estas indicações pode ser que este ano encontre as FARC na Festa. E o Samuel lá continua a dar-nos o prazer de ler estes textos geniais:) Assim vale a pena

João Carlos disse...

gostaria de deixar aqui uma grande homenagem ao povo sul-americano que nunca desistiu de lutar contra a opressão, desde espanhóis aos imperialistas.

Sal disse...

Samuel, homem, estavas inspirado quando escreveste este excelente post!

Viva a FESTA DO AVANTE!
Lá estarei no piso -5!
(É aí que fazemos um encontro blogosférico, com um mojito à frente?)

bjs

Anónimo disse...

Com os comentadores deste excelente post (mais um, mas este ter-se-á excedido) porque não organizar uma excursão ao tal piso "-5"?
Inscrevo-me já!
Grande abraço de um provisoriamente (por uns dias) ausente mas que não resistiu a dizer... presente.

Lúcia disse...

Ah!Ah! Nem digo nada!
Beijos

XICA disse...

Samuel róbi o retrato deste post, mas dêxu a identificação do larápio, euzinha mesma.

samuel disse...

Do amigo José Rodrigues, recebi por mail este comentário, que diz não saber postar nos blogues.
Primeiro, caro José, aprenda lá a fazer os comentários nos blogues (não custa nada) e apareça sempre que a casa é sua.
Segundo, enquanto isso não acontece, não me importo nada de ser eu a colocar o seu comentário aqui.

Um abraço

************

José Rodrigues, Gavião-Nordeste Alentejano

Nasceu há cem anos em valparaíso,no sul do chile,em 26 de junho de 1908.Chamava-se salvador allende e foi assassinado pelo fascismo personalizado por pinochet,com o apoio da cia/usa.Era socialista e por todo o mundo foi lembrado como herói que "combateu como um leão até ao último suspiro"defendendo o palácio de la moneda, sede do governo de unidade popular.Não encontrei em nenhum lado qualquer evento ou referencia do ps [português?] ao centenário do nascimento daquela destacada figura da esquerda progressista!quem sabe, se nas profundezas da selva da colombia, os guerrilheiros das farc terão evocado com emoção o seu sacrifício como fonte de inspiração na sua luta por uma sociedade mais justa para o povo colombiano? para além de um refinado anticomunista o sr.José assis deve ser um ignorante compulsivo,às ordens do seu"menino de oiro" josé pinto de sousa!.

Mar disse...

Eu cá gostei muito de saber a localização do stand. Vou fazer como alguns camaradas e vou lá buber umas com os homes. Mas o que eu gosti mêmo, mêmo, mêmo foi da sugestão ali de cima de uns mojitos blogosféricos na Festa, malta...(miga Xica, bora organizar a coisa??) :-)

Kaotica disse...

Gostei, Samuel! Quando escreveste este post estavas completamente inspirado! Este ano vou sem dúvida voltar uma vez mais a essa tenda da Terra do Nunca para arranjar mais pozinhos de perlimpimpim para continuar a voar mais alto do que essas alimárias caluniosas, etúpidas e persistentes. O boato sempre foi um golpe baixo dos reaccionários.

Abraço

Anónimo disse...

Muito bom, especialmente o final! Quanto mais não seja, os boatos sempre servem para dar uma boa gargalhada. :)

Abraços

Anónimo disse...

Excelente post, muita gente devia ler isto. As manchetes dos jornais vendem imensas ideias falsas, e pouca gente se dedica a ler o verdadeiro texto.

É demasiado fácil deturpar a verdade neste país. Demasiado.

Anónimo disse...

Muito bom!

As mentiras passam com uma facilidade surpreendente - e convencem. É este o mundo em que vivemos.