terça-feira, 24 de novembro de 2009

Insuficiências RENais



O gestor da REN, José Penedos, assim que se viu envolvido no caso “Face Oculta”, processo em que é um dos arguidos, tratou de encomendar uma espécie de auditoria à Deloitte, grande, conhecida e internacional empresa da especialidade.

O relatório aí está. A Deloitte não detecta crimes públicos na REN. Fico muito mais descansado! Entretanto, admite que "Todavia, foram assinaladas insuficiências dos procedimentos internos de contratação, em particular no plano dos critérios de selecção das modalidades de adjudicação e dos processos de tomada de decisão interna.” Aqui a porca já começa a torcer o rabo. Então muitos dos problemas que alegadamente, supostamente, hipoteticamente, poderiam envolver fumos de corrupção, não se ligavam exactamente aos “critérios de selecção das modalidades de adjudicação”, traduzindo, favorecimento de A em detrimento de B ou C e “dos processos de tomada de decisão interna”, traduzindo, falta de imparcialidade e transparência?

De qualquer modo, como quero muito ficar descansado, vou partir do princípio de que esta coisa das “insuficiências” é apenas um floreado de linguagem e que tudo está muito bem.

Como estava no Hospital de Santa Maria, onde depois daquela trágica troca de medicamentos que cegou vários pacientes, a auditoria, comentando a prática de manuseamento e distribuição dos medicamentos, apenas encontrou “não conformidades críticas”.

Como estava no BCP, quando no auge das desconfianças que levariam à queda de Jardim Gonçalves e mais tudo o que se sabe, o representante do Banco de Portugal, António Marta, depois de estudar as actividades daquele grande banco privado apenas encontrou “fragilidades do ponto de vista prudencial”.

Como a Autoridade da Concorrência, que quando foi chamada a investigar o facto de os preços dos combustíveis serem cópias uns dos outros e todas as gasolineiras fazerem subir e descer os seus preços da mesma maneira e com o mesmo timing, no que parecia uma bela imitação de cartelelização, apenas detectou "um paralelismo de comportamentos, quer pelas empresas petrolíferas, quer pelos operadores independentes".

Portanto, vou apenas presumir que todos estes auditores estudaram "português técnico" pela mesma cartilha e que, como já disse, tudo está muito bem.

9 comentários:

Fernando Samuel disse...

E é que estudaram mesmo pela mesma cartilha - e, como bons alunos que são, decoraram tudo...
Um abraço.

Pata Negra disse...

Qualquer dia ainda acabam reproduzindo a velha história de acharam uma corda que tinha um burro atado!
Julgo que eles já nem se preocupam muito com a qualidade das explicações: estão a gozar connosco!
Um abraço RENitente

Anónimo disse...

é deixar andar... o povo português gosta.aliás apreende a ser como os seus governantes, "que esses ,sim, é que se safam".honestidade? transparencia? justiça? isso não dá . há que ser malabarista, corrupto, manipulador, bajulador e bater palmas de cada vez que uma suspeição (que põe em causa o bom nome dos "artistas"), é escamoteada ou apagada.
abraço do vale

O Puma disse...

Ainda preocupante

é quand fingem estar

em desacordo

Antuã disse...

Esta gentinha é especialista em vomitar palavras sem dizer nada ou não fosse a mafia PS/PSD a sua mãe.

Anónimo disse...

Os erros e os patrões assinalados
Que, na ocidental praia lusitana,
Têm muito bem compostos ordenados
E se enchem mais aos seus de muita grana,
Exemplos por demais alevantados
Sobre o povo que aquela malta engana,
Ninguém apeará dos pedestais,
Enquanto houver quem possam roubar mais.
(Eu também garanto que este improviso não se inspirou em ninguém muito nosso conhecido...)
Um abraço.
Daniel

Camolas disse...

"Paroles, paroles, paroles" e o parolo engolindo...chama-se a esse discurso vazio "exercício de poder", não é???

Miguel Jeri disse...

Na notícia pode ler-se

"A auditoria da Deloitte pedida por José Penedos (...)"

Mas quem pode levar a sério uma coisa destas?

samuel disse...

Regressado ao acesso à internet pelas vias normais em vez de “por interposto computador”, seria agora uma tarefa tão pesada quanto inútil, estar a responder a todos os comentários individualmente, dado o atraso que isto já leva...
Assim, agradeço colectivamente a todas e todos os leitores que passam diariamente por aqui, em especial aos que ainda se dão ao trabalho extra de deixar comentários.
Um grande abraço!