quinta-feira, 31 de julho de 2008

Cunhal, Soares... e Marx





Acabei há pouco de ver na RTP1 o programa de Mário Soares com a Clara Ferreira Alves, hoje uma (sem dúvida) interessante viagem pelo imenso e valioso conjunto de livros que ele foi juntando ao longo da (próspera) vida. A parte em que Soares confessou o grande aborrecimento que era para ele (quando mais jovem) a obra de Karl Marx, cujos livros, ou pelo menos alguns, só conseguia ler até à página cinco ou pouco mais, reacendeu-me a esperança de que fosse ali, na célebre casa do Campo Grande, que estivesse a "célebre gaveta" do socialismo... se está, não se viu.
De qualquer maneira, não resisto (inspirado por esta passagem do programa) a fazer aqui a adaptação livre de uma história que costumo contar, embora com outras personagens e outro assunto, esperando que a dita, a acontecer realmente, seja daqui por muito tempo, pois não quero pessoalmente que nada de mal aconteça ao Dr. Soares.

A história passa-se no céu (e por quê não?). Está Álvaro Cunhal bebendo o seu cafezinho a seguir ao almoço (sim, tal como na Soeiro), muito descansado e perdido nos seus pensamentos, quando chega Mário Soares, com o alarido do costume:
- Ó Cunhal. Tá bom? Você vai-me desculpar, mas ainda ontem estive ali no "auditório 2" a assistir a uma palestra do Marx... e não há volta a dar-lhe! Não me disse nada!... 
Cunhal, calado a olhar para o café. Soares insiste:
- É que passam os anos e não adianta... Não me disse nada!
Cunhal, finalmente levanta os olhos da chávena.
- Ó Soares. Você não me diga!... O Marx não lhe disse nada? A sério? Nem sequer o mandou à merda?

18 comentários:

Sal disse...

Poupemos a Marx o trabalho.
Mandamos nós o Soares à m... e prontosssss!!! :))
Beijinhos para ti e para a Maria.

éme. disse...

Maravilha de história! :))
(Esta a minha mãe até se vai torcer a rir!!)

Quanto ao céu... também há aquela linda da chegada de Lenin lá ao pedaço, não é? (Também já a ouvi contada com Álvaro Cunhal protagonista, com qualquer um é boa de lembrar!!)

*a gaveta... pois, bem... não é?!... há gavetas muito muito escondidinhas, Samuel!!

Abraços :)

Crixus disse...

Também ouvi o Mario Soares dizer que não conseguiu passar da 5ª pagina do Capital e que lhe foi muito dificil ler o Empiriocriticismo. Mas o programa cumpre bem a sua função que é bajular o Mario oares

Ana Camarra disse...

Samuel

Para mim Mário Soares, é um bicho politico, como bicho politico nunca teve ideiais. Molda-se a todas as circunstâncias para atingir os seus objectivos...
Os homens e mulheres de ideiais são muito diferentes disso, não se moldam nem vergam, evoluem, mas descascam-se pelo aquilo que acreditam, não se trata de fé cega ou dogma, são convicções.
Alvaro Cunhal foi um exemplo de convicções pago na pele a sua batalha por elas...
Se existe algo remotamente parecido com o ceu, está lá, Mário Soares podia ter sido vendedor de banha da cobra, vender pentes a carecas ou frigorificos a esquimós, tinha sucesso.
Alvaro está vivo, pelo seu exemplo de vida, pela sua obra vasta, cultural e politica.
Não consigo ver esse programa, aliás ando absolutamente alkérgica a essas coisas., estive antes numa esplamnada agradavél, com um grupo de amigos, bebi um Irish Cofee, muito melhor que constatar o obvio-Mário Soares desconhece Mrax, Mário Soares desconhece tudo o que não se ajuste á sua visão do mundo na primeira pessoa...
beijocas

Anónimo disse...

Soares, o vendedor de banha de cobra, que não sabe do que fala.

Orlando Gonçalves disse...

O Samuel, esta nunca tinha ouvido, mas está muito boa. Por acaso também vi o programa e fiquei de veras impresionado. Mas não acredito que ele tenha lido todos aqueles livros, parecia mais estantes com livros para embelezarem. A raiva deste senhor é que nunca foi tão bom como o Cunhal, ele até pode gostar muito de escrever mas nunca escreveu um romance, ele até pode gostar muito de pintura, mas nunca pintou, ele até pode gostar muito de arte mas nunca escreveu sobre ela... e isso tudo Cunhal fez. Ai a inveja que aquele homem deve ter dele, lol lol lol lol lol.

Anónimo disse...

Desculpem lá mas eu hoje vou ser curto e grosso!
Estar a compara Mário Soares Com Karl Marx e Álvaro Cunhal, na minha terra costumam dizer: - Estas a comparar cagalhões com ervilhas de cheiro, ou quê!

Anónimo disse...

Samuel, ri de verdade. Acho a história deliciosa... e verdadeira, apesar de ter sido no céu!
Não ouvi o programa, mas essa de não ter conseguido (!) passado da página 5 é excelente. E deve contar com o chamado "oitavo de entrada", aquelas páginas onde estão páginas em branco, a ficha técnica, o frontespício...
E de tantos outros mostrados autores, a que página terão chegado as leituras do dr. Só ares?
Grande abraço

Fernando Samuel disse...

Boa!

Afinal a tal gaveta é muito mais velha do que se dizia: vem de muito, muito longe... dir-se-ia que vem desde as origens de soares...


Abraço.

Anónimo disse...

Um amigo chama-lhe "o Soares das caldeiradas", e porquê?
segundo ele (o meu amigo) o dito nunca fez nada de relevante na vida, viveu sempre à sombra da bananeira e exceptuando uma ou outra defesa de algum anti-fascista encarcerado pela pide, o exílio dourado em Paris e as férias em Cabo-Verde, mais nada se lhe conhece (nem a história dos chifres de elefante atafulhados de diamantes). Se fosse hoje chamar-lhe-ia, mais um da esquerda caviar.

Cunhal sim, por muitos defeitos que tivesse (quem não os tem) foi sempre um Homem de convicções, de ideais, honesto, olhou sempre os seus adversários olhos nos olhos e extremamente inteligente, para além de ter sido um Homem das artes.

Abraço

João Carlos disse...

e foi nesse momento que, ainda mais agitado, voltou lá abaixo e gritou para a Maria:
- Manda essa gaveta do Socialismo pela janela fora!!!
- Tu outra vez? Qual gaveta?
- Aquela!! A tal do Socialismo. disse o Soares piscando o olho.
- O que é isso? - perguntou a Maria.
- Continua burra. E agora como é que vou explicar? pensou o Soares mas rapidamente como era seu hábito teve a resposta na ponta da língua.
- Aquela coisa que eu disse que defendia para ganhar as eleicoes!!!! Lembras-te?
- Tu defendeste tudo e mais alguma coisa. Querias era poleiro e viagens. Ai Máriozinho mas isso também eu! Como viajámos pelo mundo inteiro e tudo à borla. Viva lá isso do socialismo.
- Nao Maria. Isso foi depois. A treta do socialismo foi antes disso...
- Antes ou depois que diferenca faz. Adorei as Mauricias...
- Pronto. Chega. Sabes é que estava no céu e chateei-me com o Cunhal porque o Marx nao falou comigo mas a verdade é que nunca percebi nada daquela coisa da luta de classes...
- Tu no céu? Tu estavas no céu? Como? Estavas no céu? a vender o quê?
- Ora. O programa socialista do partido socialista do engenheiro socialista do socialismo democrático e da esquerda moderna socialista, para as eleicoes democráticas de 2009.

o castendo disse...

Atenção aos não anónimos!!!
Olhem a legislação que proíbe que se insulte titulares ou ex-titulares de órgãos de soberania. E chefes de estado estrangeiros também, como recordou ao Carlos Carvalhas o Mota Amaral em plena AR a propósito do Tony Blair e das avestruzes...

São uns brincalhões...

Anónimo disse...

pessoalmente, embora vote como samuel, aprecio Soares. e mesmo nisso acho que tem razão. o capital é aborrecidíssimo. já o manifesto lê-se sem dificuldade nenhuma. será da mão do engels?

XICA disse...

LOLLLLL, Samuel, em tempo de férias, veio mesmo a calhar para desanuviar

lino disse...

Ó "o castendo"! Desde quando é que chamar os bois pelos nomes constitui insulto?

Lúcia disse...

Boa! Esta não conhecia eu...:)
Beijos

Maria disse...

:))))))
:))))
;)

Abreijos

BlueVelvet disse...

Tenho que parar de rir para ir contar à minha mãe.
Esta ela vai amar.
Abreijinhos