segunda-feira, 14 de julho de 2008

Neoliberais da treta




Embora não avançando para a nacionalização, como chegou a ser falado, o governo dos EUA, por intermédio do seu Banco Central, foi acudir a entidades de crédito privadas, injectando-lhes os milhões de dólares necessários para não fecharem as portas, na sequência dos verdadeiros crimes que estas e outras praticaram contra as economias dos cidadãos provocando uma "bolha" que só rebentou porque como quase sempre, tiveram mais olhos que barriga.
Assim que as referidas instituições de crédito estiverem já a salvo e novamente a dar milhões, "aqui del rei, que há estado a mais e o estado não tem nada que meter o nariz nas empresas privadas, etc, etc"...  a mesma reza que lhes ouvimos aqui, só que com o nome pomposo de "Compromisso Portugal".

Isto vem apenas confirmar que mesmo na pátria dos "Chicago Boys", dos "Milton Friedmans", dos "neoliberais", dos "neocons", ou como se quiser chamar a estes alegres defensores e praticantes do capitalismo mais selvagem, esta gente é tão inútil, nociva e parasita como em qualquer parte do mundo.
Se não estivéssemos a falar de canalhas que são capazes de arruinar a vida a milhões de pessoas sem pestanejar, se isso lhes der algum lucro, daria para rir, de tão patético.

12 comentários:

Fernando Samuel disse...

Não se cansam de louvar a superioridade do «privado» sobre o «público», mas quanto se trata de reparar perdas...

JC disse...

A minha pena é não ter os dotes dessa "pena" que soube por em letra de forma exactamente o que pensei quando ouvi tais notícias de manhã.
Obrigado!

Anónimo disse...

Olha, eu nem vou comentar nada !
Ainda estou a bater palmas, e vou continuar!
Bater palmas, mas é para as tuas palavras, nada de confusões!

Anónimo disse...

-É o socialismo ao revés.
-Mas sempre assim foi digo eu.
-As obras públicas as parcerias público/privadas onde o Estado é gamado à fartazana etc,etc...
a.ferreira

Crixus disse...

O sistema capitalista prova todos os dias que a sua crise se aprofunda e até os mais puritanos têm de aceitar por em causa uma das mais dogmaticas questões ideologicas dos neo-liberais, que no fundo já são bem velhos.

Justine disse...

Balhamedeus(como diz a MdSol) Samuel, isto hoje aqui por tua "casa" está um susto! Vou-me já embora, que aquele cifrão, nem sei bem porquê, faz-me lembrar outras coisas...

Anónimo disse...

Estes vampiros não têm vergonha nenhuma. o crime é o seu forte.

Orlando Gonçalves disse...

Esta é a mais pura da verdade.

Sal disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sal disse...

Excelente post. Sei quejá disse "Excelente" no post do Dvorak, mas este teu post está de se lhe tirar o chapéu. Pões a luz a focar o essencial e isso, nos tempos que correm, é importantíssimo..
bjs

JOSÉ FANHA disse...

A bandeira é óptima e muito adequada aos bichos e aos seus exércitos de gestores ceguetas.

São uma gente tão esfomeada que hão-de acabar a comer-se uns aos outros.

O BCP é apenas uma pequena amostra.

Mas nem isso nos deve deixar descansados.
Abraço,

Jfanha

josé ricardo disse...

exactamente, caro samuel. tudo isto representa a falência deste capitalismo de casino (na feliz expressão de mário soares) e, por outro lado, o descrédito daqueles (desses que tão bem representa no seu post) que advogam, continuada e obsessivamente, um estado cada vez mais diminuído. afinal, o papel do estado revela-se, mesmo neste estado caótico da economia mundial, preponderante. só é mesmo pena que não haja mais estado, pois tem que passar por aí a regularização da nossa sociedade.
um abraço,
j. ricardo