quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Matinal


Cafezinho da manhã, no café do costume, ilustrado pelo jornal da casa e um programa de televisão esparvoado.
Estas amplitudes térmicas e, sobretudo, esta humidade gélida alentejana, vão bem com as paisagens matinais de céu azul liso, com erva brilhante, bicharada ainda meia estremunhada e baixios cobertos por nevoeiro rasteiro... vão bem com lume de chão, migas de espargos, empadas acabadas de fazer, um “Serpa” amanteigado, qualquer bebida (desde que seja tinto!), um “panito”... mas vão muito mal com as minhas maleitas típicas da idade provecta – pensei eu depois de me dar uma tal guinada no braço, que quase me impediu de levar a chávena de café à boca.
O jeito que me dava agora ter aqui um “ascensor da bica” – ri-me para dentro. E lá fiquei a maldizer a tendinite, a interioridade e o centralismo. É tudo em Lisboa, tudo em Lisboa!!!

9 comentários:

Maria disse...

Não é tudo em Lisboa, não. O elevador da Bica é.
Mas o lume de chão, migas de espargos, empadas acabadas de fazer, um “Serpa” amanteigado, qualquer bebida (desde que seja tinto!), um “panito”, só mesmo aí!!!!
Ai e não me fales muito em migas ou empadas que ainda me dá uma coisinha má...
:))

Abreijos.

Fernando Samuel disse...

Ali onde tu começas com o lume do chão e terminas com o panito... ali é que eu queria estar...

Um abraço.

Eduardo Miguel Pereira disse...

E eu que não vejo a hora de largar este "centralismo" e regressar à minha querida "interioridade" !

Anónimo disse...

Mas que post tão apetitoso!

Campaniça

maia disse...

É tudo em Lisboa, tudo em Lisboa!!!
O Cavaco e também as tendinites, que o "ascensor da bica", o verdadeiro, não resolve. É bom caminhar e só há dois caminhos: ou se envelhece ou se morre cedo, pelo que é bom envelhecer!

do Zambujal disse...

Fizeste-me rir para fora. Obrigado.
E abriste-me o apetite...

Abraço

Lídia Borges disse...

Um belo dizer... Assim como quem quer tirar flores de um quotidiano desinteressante.

L.B.

Graciete Rietsch disse...

A única maneira de viver muito é ir envelhecendo por fora porque, por dentro, somos jovens, muito jovens.

Um grande abraço, querido amigo, desta jovem idosa.

Ferroadas disse...

Até o frio daí é diferente, é mais puro, mais genuíno, aqui o mesmo é Fast food, até o "Serpa" sabe melhor, do tinto então nem falar, até as tendinitee e afins são melhores de suportar. Afinal em Lisboa não temos tudo, podemos ter o tal ascensor da Bica, mas não temos tudo, podes crer.
Abraço