quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Presidenciais 2011 – A semente está lançada


Havia confiança. Pressentia-se que o comício-festa do Teatro Garcia de Resende iria ser bom. E foi! Foi a derradeira grande iniciativa, em Évora, desta campanha que levou Francisco Lopes a todo o país.
A semente foi lançada à terra, como já antes tinha sido e como continuará a ser. Algum dia será a hora certa para colher os frutos, frutos de que este país bem precisa.
Sem “carga nas pilhas” para muito mais post... deixo aqui as palavras que entendi acertadas para apresentar o “meu” candidato perante as centenas de pessoas que encheram a sala. Para discurso num comício... é curto (como todos os que fiz). Para um post... será, muito provavelmente, longo...

Amigas e amigos
Enquanto mandatário da candidatura de Francisco Lopes, nesta derradeira grande ação de campanha aqui em Évora, quero dirigir algumas palavras de apreço pelo empenhamento e entusiasmo de todos aqueles fizeram este caminho.
Quero agradecer ao Francisco Lopes a verticalidade, a clareza, a força, o brilho com que animou esta campanha. Não porque não fosse exatamente isso o que dele se esperava... mas por nós. Porque todos chegamos ao fim desta etapa da luta, publicamente honrados e prestigiados pelo seu trabalho.
Quero igualmente dirigir algumas palavras aos restantes candidatos, principalmente para lhes dizer que já vão tarde. Apenas a dois dias do fim da campanha para a primeira volta destas eleições, já vão tarde para mudar alguns dos aspectos distintivos das suas campanhas.
José Manuel Coelho já vai tarde para conseguir achincalhar ainda mais com os seus números de circo, um acto que devia ser encarado por todos como um momento de dignidade e exercício democrático esclarecido.
Fernando Nobre já vai muito tarde para fingir alguma espécie de competência para o cargo iminentemente político a que concorre, com um discurso antipolítica, antipolíticos e contra os partidos, um discurso que vai mal com a sua figura. Um discurso que vai bem melhor na boca de candidatos populistas de direita, desejosos de ditar os seus moralismos e interesses... e deles fazer lei.
Manuel Alegre já vai tarde para ainda conseguir desfazer o imbróglio da insanável contradição entre a sua retórica e a sua prática de anos, entre a sua ambição pessoal e o calculismo político daqueles que o apoiaram... ou fizeram de conta que apoiaram.
Defensor Moura já vai tarde para conseguir fixar os votos de alguns dos seus companheiros do PS, descontentes com Alegre, pois esses há muito estão decididos a votar na direita, ou estão mesmo nas Comissões de Honra de Cavaco Silva... tal como muitos dos supostos apoiantes de Alegre.
Cavaco Silva, esse já vai tarde para conseguir evitar, cada vez mais, parecer aquilo que realmente é. Já vai tarde para nos convencer de que está com a verdadeira democracia e com Abril... nem que agora, ao fim de 37 anos, ponha finalmente um cravo na lapela.
Companheiras e companheiros,
Vamos votar Francisco Lopes porque é o único candidato que, como já disse noutra ocasião, se apresenta nesta campanha presidencial, de consciência e mãos limpas. É o único candidato que nunca vimos pactuar com a política de direita que nos tem desgovernado durante décadas. É o único candidato que pode (e quer) contribuir com a urgente ruptura com estas políticas e com a mudança de rumo necessária.
Estamos com o projeto político de onde nasce esta candidatura. Vamos votar Francisco Lopes, porque gostamos dele, porque gostamos de nós, porque gostamos do nosso país!
Vamos votar Francisco Lopes, porque é preciso que os poderosos saibam que nós sabemos, que esta vida não é uma fatalidade, que queremos outro futuro para os nossos filhos, que esse futuro é possível, que não nos calamos, não ficamos em casa e que, mais cedo do que tarde, poderemos virar a mesa e mudar a História.
Quase todos os analistas, politólogos e comentadores tentaram questionar a figura do nosso candidato, o seu perfil, a sua preparação política. Todos questionaram a oportunidade e o acerto da decisão do PCP ao escolhê-lo para esta tarefa... tarefa que é um passo mais na luta que vai continuar no dia 24, 25, 26...
Também esses já vão tarde para emendar a mão, tal é a evidência de quanto se enganaram, tal é a dimensão desta campanha e a indiscutível legitimidade da candidatura de Francisco Lopes, assim como dos votos que lhe há de dar o nosso povo.
Não quero pôr palavras na boca do meu candidato, mas vão muito bem com ele as palavras do nosso poeta de Abril, Ary dos Santos, quando disse:
          “Aqui ninguém me põe a pata em cima
          porque é de baixo que me vem acima
          a força do lugar que for o meu!”

Viva a candidatura de Francisco Lopes!
Viva Portugal!

9 comentários:

Maria disse...

Excelente discurso!
Excelente campanha e excelente candidato. Faltam vir os votos!

Abreijos.

Antuã disse...

Vamos votar com alegria no Francisco Lopes.

Manuel Norberto Baptista Forte disse...

Vi ontem a reportagem televisiva ... na RTP1, onde mostraram fugazmente a arruada em Évora. Sobre a candidatura do camarada Francisco Lopes, penso que tem sido uma campanha em crescendo, com o candidato a ouvir e a responder sem impaciências, e até e sobretudo a abordar com as pessoas e nos comícios, temas da sociedade Portuguesa e que dentro da esfera de influência directa de um Presidente da República, que defenda com assertividade os seus concidadãos.
Tem estado bem, ao insistir nas explicações que o candidato do centro-direita, ainda não deu e que lhe dizem directamente respeito, no arrastado caso BPN versus SLN; percebe-se porque este candidato protela explicações. Oxalá o Povo Português, também dessa falta de informação cavaquista, tire as devidas ilações, porque (acho eu) quem não deve não teme.
Por tudo isto e porque desejo um Portugal melhor para todos nós (o que até é comprovadamente possível), Samuel, junto-me incondicionalmente ao:

Viva a candidatura de Francisco Lopes !

Viva Portugal !

Fernando Samuel disse...

Nada longo... porque excelente.

Um abraço.

Graciete Rietsch disse...

Parabéns. Óptimo doscurso com a dimensão certa.
FRANCISCO LOPES COM TODA A CONFIANÇA.

Um beijo.

amigona avó e a neta princesa disse...

Hoje deixo-te um abraço...apertado...

Elísio Alfredo disse...

Simples. O meu aplauso. Respigo "Algum dia será a hora certa para colher os frutos,..." e "Vamos votar Francisco Lopes, porque gostamos dele, porque gostamos de nós, porque gostamos do nosso país". Belo, Samuel.

José Rodrigues disse...

Como dizes o que eu penso,muito bem...eu, mais, não digo!


Abraço

JOSÈ GAGO disse...

Nem curto nem longo...
Apenas a medida certa,para uma escolha acertada!
Parabens Samuel!
Daqui a umas horas lá estarei na
Academia Almadense em mais um grande comìcio do Francisco Lopes,
Ninguém pára esta onda...
Um abraço
JOSÈ GAGO