domingo, 23 de janeiro de 2011

Mercedes Sosa - Los hermanos


(Mercedes Sosa, retratada pelo grande pintor equatoriano Guayasamin)
Mercedes Sosa foi, por muitas vezes, a voz do seu companheiro de canções, cantor, autor e grande músico, Atahualpa Yupanqui. Hoje sê-lo-á mais uma vez. Hoje é um domingo diferente... para acompanhar com uma canção extraordinária!
Los hermanos
Adaptação (muito) livre dos versos de Atahualpa Yupanqui
Eu tenho tantos irmãos, que não os posso contar; nos vales, nas montanhas, nas planícies, no mar. Cada um com os seus problemas, cada um com os seus sonhos, com a esperança pela frente e um passado de recordações.
Eu tenho tantos irmãos, que não os posso contar.
Gente com as mãos quentes da amizade, com uma oração para orar, com um lamento para chorar... com um horizonte aberto, que está sempre longe, mas com a força para o buscar, com confiança e vontade; quando parece mais próximo é quando mais se afasta...
Eu tenho tantos irmãos, que não os posso contar.
E assim vamos caminhando, curtidos pela solidão, perdemo-nos pelo mundo para nos voltarmos a encontrar. E assim nos reconhecemos, apenas com um olhar, de longe, ou pelas canções que “mordemos” – sementes de imensidão. E assim vamos caminhando, curtidos pela solidão; e connosco, os nossos mortos, para que ninguém fique para trás.
Eu tenho tantos irmãos, que não os posso contar. E uma irmã - a mais formosa - que se chama liberdade.

Bom domingo!
los hermanos” – Mercedes Sosa
(Atahualpa Yupanqui)



9 comentários:

Maria disse...

Que Maravilha!!!
Faz tempo que não ouvia isto.
Por mim optei hoje pela poesia. Mas vou ficar por aqui ouvindo esta cantiga, se não te importares...

Abreijos.

Jorge Manuel Gomes disse...

Brutal, Camarada, brutal!

Tenho muita pena de só ter descoberto esta Senhora após a sua morte, em 2009.
Que poema!
Que musicalidade!
De arrepiar!


A luta continua, cavaco para a rua!

Um abraço desde Vila do Conde.

Jorge Gomes

Anónimo disse...

Escolha magnífica!
Grande poeta, grande cantora.
O poema tem a beleza "de las simples cosas".
É o que hoje precisava de ouvir.
Campaniça

Anónimo disse...

Yessssss!!! :)))
desculpa, mas não reisti :)))....

vovómaria

do Zambujal disse...

Bom dia!

trepadeira disse...

Espero que muitos ouçam com atenção antes de votar.
Um encanto.
Um abraço,
mário

Fernando Samuel disse...

E cá estou a re-ouvir-vos...

Um abraço e um beijo aí para casa.

Dona Sra. Urtigão disse...

UAU! Eu precisava disso, hoje !

Graciete Rietsch disse...

Tantos, tantos irmãos . Unamo-nos e vamos juntos lutar pels irmã mais formosa, a LIBERDADE.
Hoje eu e muitos,muitos irmãos já deram mais um impulso à luta, votando FRANCISCO LOPES.
A MERCEDES SOSA era,é um assombro.

Um beijo.