domingo, 21 de agosto de 2011

Filarmónica Fraude – Animais de estimação


Numa viagem à longínqua juventude dos meus dezassete anos, lembrarei hoje uma rapaziada de Tomar, cidade onde vivi por um curto mas decisivo espaço de tempo. Numa altura que ainda só tinha sido “apresentado” aos discos dos meus mestres, aqueles que me mostraram que era possível outra música portuguesa, estes tomarenses, apenas um pouco mais velhos do que eu, foram uma das melhores coisas que me aconteceram aos ouvidos.
Fiquei a saber que era possível trazer para cá a modernidade dos sons que já se ouviam lá por fora, construindo um projecto “roqueiro” que, para além dessa estética musical, ousava falar do que via à sua volta, exactamente como os tais baladeiros... mas falando noutro “som”.
Apenas gravaram um LP, "Epopeia", de 1969, e, no mesmo ano mas antes do LP, dois discos dos mais pequenos (EP, discos de quatro canções). E ainda bem que os gravaram, pois num desses “pequenos” estava o seu maior sucesso, “O menino” (Quando eu era pequenino, acabado de nascer...), uma enorme ousadia, na altura, pela forma como pegaram numa canção tradicional da Beira Baixa, e no outro, “Animais de estimação”, um tema corrosivo até ao osso. A capa que se vê aqui em cima, é da reedição num Single, de 1975, apenas destas duas canções.
Chamavam-se “Filarmónica Fraude” e são, até hoje, a minha "banda" portuguesa favorita de antes de Abril de 74. A canção, dedico-a, tal como eles fizeram há mais de quarenta anos, às madames portadoras de um deliquescente espírito caridoso, que por estes dias andam (mais uma vez) felicíssimas com os seus “filhotes” que, mal acabados de chegar ao poder, reinstituíram a caridade como “política social” oficial do Estado.
“Animais de estimação” – Filarmónica Fraude
(António Pinho/Luís Linhares)



7 comentários:

Maria disse...

A letra é 'corrosiva'...
Obrigada por teres trazido aqui a FF.

Abreijo.

Fernando Samuel disse...

Lembro-me deles, sim senhor, e especialmente, destes «meninos» tão actuais...


Um abraço.

Manuel Norberto Baptista Forte disse...

Da geração dos cinquentões e...
Sabe sempre bem recordar.
Bom domingo.

Justine disse...

Céus, há pelos menos um século e meio que não ouvia esta canção!! E como ela está actual...
Abraço

GR disse...

Não me lembro nada deles. Contudo, sei a letra do refrão (!).
Gostei de ouvir.

Bjs

GR

fernando mendes disse...

o melhor retrato dos anos 60 dos tios e tias de época.há outra musica da f f que eu não consigo encontrar em lado nenhum e que gostaria de ouvir novamente.não me lembro se era "bairro azul" ou "dona victoria" saude pra todos.

A.Garrido disse...

Amigo Fernando:
"D. Vitória" sendo da mesma altura é doutro grupo: O quarteto 111, tb muito bom