sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Festa do Avante! – Não há festa como esta!



Hoje abre portas a “Festa do Avante!”. Para quê tentar ingloriamente ser original e escrever umas frases sobre a Festa, se já alguém antes de mim inventou o brilhante “Não há festa como esta!”?

Na verdade, não há festa como esta em mais do que um sentido. O grande prazer que proporciona aos militantes comunistas, vindos de todos os cantos do país e aos milhares de amigos que arrastam consigo, ano após ano, está estampado nas suas caras durante os três dias... quanto mais não fosse, por verem os ares absolutamente espantados dos seus amigos estreantes.

Em sentido contrário, não há festa como esta também nos ódios baixos, mesquinhos, reaccionários, que fazem rosnar e salivar tantos e tantos cães de fila de Norte a Sul. Todos os anos vai havendo novidades a acrescentar ao rol das canalhices que todos conhecemos. Este ano, uma das boas, tocou a Beja.

O lamentável homenzito, que, até ver, anda pelo PS e que os agrários e outros eleitores do PPD-PSD se encarregaram de pôr no lugar de Presidente da Câmara de Beja, teve mais uma ânsia de protagonismo. Depois da sua famosa, provocatória e imbecil proclamação, na noite da vitória eleitoral, «Finalmente, o 25 de Abril chegou à cidade de Beja!», o “Pulido” e “Valente” homenzito, andava bastante desaparecido. Até agora.

Decidiu, repetidamente, mandar destruir os pendões com a divulgação sobre a Festa do Avante! que o PCP colocou pela cidade. Diz o homenzito que aquilo não é actividade política e partidária, mas sim publicidade a uma festa comercial, como outra qualquer.

Era bem o que me faltava, ficar agora aqui a sujar as teclas com comentários sobre o homenzito! Digo apenas – e isto é quase uma atenuante – que a figurinha remete para o imaginário do escritor Jonathan Swift e “As viagens de Gulliver”... com os seus homenzitos minúsculos, mínimos... todos naturais e genuínos filhos de Lilliput.

7 comentários:

GR disse...

O Rui Rio está a fazer escola!
Mais uma vez a semelhança entre PS e PSD, são autêntica fotocópia!
Os cães raivosos podem uivar, a Festa faz-se e Não há Festa como esta!
Boa viagem a todos os que ainda vão partir.
VIVA a FESTA!
Um forte abraço solidário a todos os camaradas de Beja!

Bjs,
GR

Maria disse...

Eles bem tentam, por todas as formas e feitios, acabar com a Festa. Não conseguem e isso cega-os de ódio.
Gente pequenina...

Pode ser que a gente se veja, no meio de daquela multidão.

Abreijos.

rafael disse...

Aqui em Esposende, passou-se exactamente o mesmo. Era bom conseguir perceber se isto é uma pratica corrente em muitos concelhos...

Justine disse...

Fez-me sorrir a ascendência desses tais homenzinhos:))) Vivá tua ironia e o que vais denunciando com ela!
Abraço até à Festa

Fernando Samuel disse...

E a verdade, verdadinha é que, apesar dos filhos de Lilliput, Não Há Festa como Esta.

Um abraço.

maia disse...

Os cães ladram, mas a Festa é sempre maior!
Lendo o editorial do DN de hoje, percebe-se que, seja qual for o posicionamento, com inteligência, não se pode desvalorizar o conteúdo da Festa. Depois, além de reaccionários e canalhas, há os que não devem nada à massa cinzenta, ou de qualquer outra côr.
Até à FESTA!

Anónimo disse...

Aqui, em Alpiarça, também já passámos por isso.
Mas a roda do mundo não pára, e o nosso (salvo seja) liliputiano já era (foi-se. nas últimas eleições autárquicas).
Andamos todos na mesma estrada, mais tarde ou mais cedo havemos de encontrar-nos. Quem anda de espinha direita faz melhor o seu caminho.
Vamos à Festa - como Homens Grandes que somos. Venham daí. Estão todos convidados. A alegria é um bem que se partilha.

P.A.