segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Franquelim – Pequeno momento de malacologia


O Franquelim está em alta! O Franquelim é um caso sério de popularidade! Com maior ou menor convicção, é certo, mas a verdade é que não se fala de outra coisa!
Jerónimo considera a sua nomeação «um escândalo», Manuel Alegra, «uma vergonha», o BE está «escandalizado», Seguro acha umas coisas... mas prefere esperar por uma declaração de Passos Coelho, declaração que, afirma, «está a tardar»,  o Prof. Marcelo quer que ele «explique todas as dúvidas»... e até o CDS está «incrédulo». Nada que faça, sequer, estremecer o popular secretário de estado do empreendedorismo que, como tantos antes dele na milenar História dos grandes mal-entendidos, ou das falcatruas descaradas... está «perfeitamente tranquilo».
Esta espantosa tenacidade por parte do inesperado Franquelim em agarrar-se ao lugar, embora este tenha apenas uns dias de "vida", poderia ter várias interpretações viáveis. Consideremos apenas duas:
1. O homem seria mesmo um totó... e nunca se apercebeu dos crimes em que esteve envolvido enquanto trabalhou com Oliveira e Costa e o resto da pandilha SLN/BPN.
2. O homem teria a noção exacta da sua implicação nesse escândalo que custa milhares de milhões aos portugueses... mas andava a tentar esconder.
Em qualquer das hipóteses, o resultado lógico da onda generalizada de repulsa, numa boa parte dos casos sincera, pela sua nomeação para o governo, seria a imediata apresentação de um pedido de demissão ao primeiro-ministro. Na primeira, por se sentir ofendido na sua convicção de inocência e na sua honra. Na segunda, por, ao ver-se descoberto, ter um assomo de vergonha na cara.
Ora, desgraçadamente... nem uma, nem outra! Trata-se, pelos vistos, de mais um invertebrado, mais um molusco pronto a tudo. Chamar-lhe-ia alforreca... não fosse o facto de, em primeiro lugar, as alforrecas não serem moluscos e em segundo lugar, porque para o bem e para o mal, as alforrecas serem quase, quase, quase transparentes... e não esta espécie de bosta espessa, opaca e pestífera.
Entretanto... descansemos! O genial Álvaro Pereira garante que tem «total confiança» no Franquelim. Garante igualmente que «todas as nomeações de secretários de Estado são sujeitas a um processo de escrutínio e de ponderação muito profunda». Certamente - e isto digo eu - por contraste com outros governos que escolhem os secretários de estado atirando dardos para folhas da lista telefónica. Aliás, deve ser esse rigor e cuidadosa “ponderação” na escolha que está a fazer os secretários deste governo irem caindo como tordos.
Por fim, garante ainda que assume «toda a responsabilidade» pela nomeação… o que, infelizmente, alegra muito pouco, já que a vir a existir uma oportunidade de pagar pelo que fez ao país… “o Álvaro” não tem cara para levar os "estaladões" que merece pelos actos que já cometeu antes… quanto mais por ainda mais este!

7 comentários:

Anónimo disse...

que chegue depressa o domingo! :)

vovómaria

Graciete Rietsch disse...

Molusco, sem ofensa para eles!!!

Um beijo.

Luis Nogueira disse...

Filhos, filhos, o Franquelim está no lugar que lhe compete, entre os seus. Com um PR de mãos sujas, um PM idem, idem, um Relvas idem idem. Está com os seus, "similia, similibus curantur" a tal doença, tal remédio.
Pior seria se o traste se fosse acoitar entre gente honesta, cousa que não há entre essas gentes da governança. O que eles estão todos a pedir, é um enfarte colectivo, e que a terra seja leve aos filhos da puta.
Abraço

Luis Nogueira

Carlos Fernandes disse...

O Dias Loureiro não jurou a pés juntos que não tinha nada ver com o roubo do BPN?
Acho que o gajo se virou para o chefe da quadrilha e disse: "Eu seja ceguinho se gamei um euro que fosse". E o chefe respondeu: " e eu não sei disso pá?, fica descansado que enquanto eu mandar ninguem te faz mal." e assim tem sido.
Então o Franquelim nao tem o mesmo direito?. Bolas não sejam mauzinhos...

Antuã disse...


A quadrilha é muito grande.

Olinda disse...

Um ladrao com experiencia dâ muito jeito ao executivo!Que moral ê que esta gente pode ter,quando um ladraozeco-sem-trabalho,usa o expediente para sobreviver?

Um abraco

augusta disse...

Está no meio dos seus pares, não destoa no jarrão.

Franquelins e similares, gente que de tanto dobrar a cerviz (des)evoluiu para invertebrado, molusco, alforreca,
aquele raio virá e chegar-vos-à, então,
o dia das surpresas!

Mas como a nossa festa não é para já, prefiro descer um pouco no meu monitor e entrar naqueles momentos de um mundo melhor...

Beijo