quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Vaticano – O novo “gerente”


Sempre obstinados em persistir na sua corrida para um "futuro" que, cada vez mais, se quer de “paz, solidariedade, respeito pelas diferenças, fé, esperança... e outras cenas”, vários especialistas em sucessões de papas não hesitam em cotar como um dos favoritos ao lugar na "cadeira de Pedro" (*), o cardeal Peter Turkson, do Gana, que, entre os seus vários primores evangélicos e na mais estrita interpretação do amor de Cristo... é favorável à pena de morte para os homossexuais.
Pronto... não ficará lá muito bonito no cartão de visita da Igreja Católica, mas sempre é uma passo importante a caminho da transparência e da verdade do pensamento de muitos dos dirigentes do Vaticano... por mais que isso deixe em estado de pânico uma boa parte do clero que, com sustos destes, levará muito tempo a “sair do armário” das suas opções sexuais... se alguma vez ousar fazê-lo.
Seja como for, este post não é sobre a maior ou menor “caridade cristã” deste ou daquele cardeal. O que me tem espantado, por estes dias, é a profusão de prognósticos, opiniões, "bitaites", especulações, antevisões, cálculos e até apostas a dinheiro... sobre qual a figura que sucederá ao senhor Ratzinger.
Tudo isto seria natural se viesse exclusivamente de ateus. Como não é esse o caso... que diacho!!! Então não era suposto estarem todos, cardeais incluídos, recolhidos no “silêncio” da sua fé, esperando a decisão e o "sinal" de que tem a responsabilidade exclusiva e oficial de indicar o nome do novo papa, ao que julgo saber, o “Espírito Santo”?
Depois admirem-se que ateus e agnósticos decidam “avacalhar” o assunto, dizendo que é por demais evidente que o Espírito Santo não é de todo para ali chamado. Que é por demais evidente que o Vaticano serve, sem dúvida, os interesses de muitos bancos, começando pelo seu próprio Banco Ambrosiano... mas que ao pé de muitos desses gigantes financeiros e dos seus poderosos e implacáveis interesses globais, o portuguesito Espírito Santo conta menos do que... sei lá... nada!!!...


* Pobre apóstolo Pedro! Se bem me lembro da sua profissão, teria que trabalhar durante várias vidas consecutivas, para conseguir ganhar o dinheiro que vale a cadeira do Vaticano a que, insolentemente, chamam sua!


4 comentários:

Luis Nogueira disse...

É, anda tudo ó Papa, ó Papa. Até o aldrúbias do pároco daqui da terra que há uns anos se fazia passar por esquerdista e Vaticano II publica agora no taimes cá do burgo um artigo com adeuses a este artolas que se vai e que ele se fartou de rac´har. Passa-lhe a língua toda pela a arrufada e não sei se se benze ao fim.
É por isso que eu, esta coisa de religiões, sacerdotes e outros monoteístas de alta classe, se te vi não te conheço. Como diria o Barão da "Corja" do Camilo: "más qui bándálhêra!"

Abraço
Luis Nogueira

Olinda disse...

O Estado do Vaticano,ê um Estado capitalista,e como tal,sô conhece o Deus dinheiro.A Igreja catôlica nao tem nada a ver com Cristo e a sua doutrina,como sabemos.O Papa vai ser escolhido,conforme os interesses da economia geopolîtica.Ando a rezar,aos meus deuses,para que nao seja un da Amêrica Latina.

Um abraco

Maria disse...

Quero que estes dois & Cia. vão dar uma volta ao bilhar grande!
Já não aguento mais papa!
A partir de agora só peixe frito :)

Abreijo.

Carlos Fernandes disse...

Em nome do pai do filho e do BPI, entre este e o Espirito Santo venha o diabo e escolha.
Até porque seja lá qual for o papa o povo aguenta, ai aguenta aguenta..., até um dia.