quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Miguel Relvas – O "saco de pancada" de serviço?


O Sobral de Monte Agraço (já) tem um parque infantil! Em Gaia há um “Clube dos Pensadores”. Ou seja... cada um diverte-se como pode!
Sempre que vejo escrito o nome do “Clube dos Pensadores”, perdoem-me todas as estimáveis pessoas de bem que já lá foram falar... mas lembro-me sempre de um grupo de cachopos vivendo aventuras saídas de um livro da grande Enid Blyton, ou, vá lá... em mais pobrezinho, da dona Isabel Alçada e da dona Ana Maria Magalhães.
Mas não. Aquilo é mesmo feito por adultos, tendo à frente um senhor, de nome Joaquim Jorge... e que não é para o gabar, mas tem mesmo “pinta” de dirigente de clube cuja modalidade principal... é pensar. Nem lhe falta aquele toque de histeria, sempre necessária para controlar “assembleias de sócios” mais turbulentas.
Seja como for, o mais espantoso na sequência desastrosa das “grândolas” a que o Relvas tem tido direito, nem é a cara de pau que é precisa para ir botar discurso numa escola, ou numa empresa, no Parlamento, ou achar que ainda tem condições para pôr os pés na rua. Espantoso, mesmo, é alguém lembrar-se de convidar Miguel Relvas para falar num clube que, para o mal e para o bem, que diabo!... é de “pensadores”.
Terminar com duas notas. A primeira, positiva; a segunda, negativa.
1. Relvas conseguiu, finalmente, quebrar o histórico record de Zé Cabra. Decididamente, hão-de passar décadas, até que alguém seja capaz de fazer alguma coisa pior a uma canção, do que aquilo que o Relvas fez, em escassos segundos, a alguns poucos versos da Grândola.
2. Nunca iremos saber - e isso é uma perda irreparável! - o que é que aquela grandessíssima besta tinha para dizer sobre o “jornalismo do futuro”!!!

26 comentários:

Maria disse...

A besta gargalhava enquanto fingia que 'cantava'... que raiva!

Donatien disse...

Coitado do Zé Cabra...Comparado com estes dois é um herói...

Anónimo disse...

O Ministro Relvas já sai por onde o governo todo há-de sair - pela porta dos fundos!

São disse...

rrrsss rrsss rrsss

Parabéns por um dos teus melhores posts!

Bons sonhos para vós

do Zambujal disse...

Também quero dizer coisas, cantar e etc. e não tenho tempo e espaço (no tempo). Ele é tanta coisa... e o Relvas quando é que cai?... ou já caiu.

Um abraço forte

Observatório da Esquerda Fracturante disse...

O Samuel pode falar mal do Relvas, mas tenha muito cuidado ao escrever frases como esta:

«mas lembro-me sempre de um grupo de cachopos vivendo aventuras saídas de um livro da grande Enid Blyton, ou, vá lá... em mais pobrezinho, da dona Isabel Alçada e da dona Ana Maria Magalhães.»


É que arrisca-se a levar também com uma trupe de Indignados das redes sociais em cima, por a Enid Blyton ser uma escritora que está decretada como sendo proibida pelo pessoal dessa área politica...veja lá se não lhe acontece o mesmo que aconteceu ao Arménio a propósito do "escurinho"....

http://www.dailymail.co.uk/news/article-2278980/Enid-Blyton-Racism-row-Blyton-festival.html

http://www.dailymail.co.uk/news/article-2040989/Enid-Blyton-fan-banned-selling-golliwog-toys-village-market.html

Pronto...agora que teve conhecimento destes factos, lá vai o Samuel ter que queimar os livros todos que tem em casa da Enid Blyton, para mostrar que não pactua com escritoras fascizantes!

Graciete Rietsch disse...

Atrever-se a conspurcar Grândola, uma canção que se vai tornando num hino de resistência,é um crime.

Um beijo.

Reaça disse...

Na 1ª república qualquer pelotão de soldados entrava pela Assembleia da República e desfazia um parlamento.

Na 1ª república, qualquer grupelho de cidadãos, ou maçons, ou monarquicos cortava a circulação de comboios ou carruagens em qualquer parte do país.

Na 1ª república qualquer partido mobilizava dois marinheiros e 3 artilheiros e mandava matar qualquer 1º ministro.

Depois tivemos uma interrupção de 40 anos.

samuel disse...

Observatório da Esquerda Fracturante:

Certo, certo…

Vou já juntar os livritos da Enid… mas se não se importar, vou demorar um pouco mais e aproveito para arrebanhar também algumas coisas do Fernando Pessoa e da Agustina (entre outros), os discos do Sinatra (entre outros), os DVD do Clint Eastwood (entre outros), os albums de BD do Tim-Tim (entre outros), uma ou duas Bíblias que estão por aí em casa (tirando talvez a pequena parcela que constitui o Novo Testamento é dos livrinhos mais xenófobos e reaccionários que li)… junto tudo num monte e, só então, farei a fogueira.

Pode ser? :-) :-)

Seja como for, espero que o longo passeio até aqui lhe tenha feito bem… o exercício é sempre saudável. :-) :-)

Saudações.

samuel disse...

Reaça:

Se bem entendi o seu comentário… o senhor ainda não saiu da sua looooonga "interrupção".

Claro que posso estar enganado… :-) :-)

Anónimo disse...

Samuel e o 1984 do Orwell, tem para a queima?

Antuã disse...


Parece que o Relvas sabe correr.

samuel disse...

Anónimo (11:35):

Não faço ideia… não tenho os livros "numerados"… :-) :-) :-)

Maria João Brito de Sousa disse...

Excelente post que deu origem a uma série de comentários que me arrancaram umas boas gargalhadas...

Eu canto a Grândola do lado de cá do ecrã, com o sistema de som desligado... bom, confesso que, vez por outra, ao descer as escadas cá do prédio... :)

Jose Rodrigues disse...

É preciso não esquecer;Mário Soares,Cavaco,Guterres,Barroso,Sócrates e já agora Francisco Assis que defende hoje na(RR) aliança do PS com a direita...isto ainda vai dar muita volta.O 16 Fevereiro foi abafado e de lá sairam propostas alternativas!O "camaleão" que eu saiba ainda não é uma especie em vias de extinção...
Abraço

Pintassilgo disse...


Ver o Relvas a dar aos calcantes dá gozo.

augusta disse...

. . .

E já estava eu a dar mais pancada num saco que todo roto está...

O post é excelente! E alguns dos comentários * * * * *
:D :D

Parabéns Ao Cantigueiro! Por alguma coisa, mesmo que num concurso a brincar, foi O PRIMEIRO!

Luis Nogueira disse...

É pá, e eu fui professor (quando comecei a dar aulas, menino e moço) num colégio (o asilo Nun'Álvares de Tomar) onde esta hemorroida falante (ou zurrante?) foi aluno. Mas não meu, graças a Belzebu, nem ele nem outro faiante que andou por lá e dá pelo nome de Vasco Pulido Valente, esse pingueiro!
Ai filhos, valha-nos o meu rico S. Sebastião! Senhora de Fátima, livrai-nos dos comunistas!

Abraço
Luis Nogueira

Luis Nogueira disse...

Olha, em tempo. Eu prefiro a Condessa de Ségur (née Rostotchine) que é mais aristocrática que a outra senhora. Nem me consta que a Blyton seja fascizante.
Eu, que sou comunista, nunca queimei livros, nem os do trafulha, do bófia do Orwell. Só que não o leito. Escreve mal, escreve à polícia de intervenção.
Leiam tudo filho, mas tudo! Desde os discursos do Botas até às bulas dos remédios que têm lá pela retrete, mas cuidado com o esfincter.

Abraço
Luis Nogueira

Luis Nogueira disse...

É pá, eu não tenho nada contra a primeira República, a não ser o seu desprezo pelo povo português e por isso, quando precisou dele... não havia.
O Magalhães Lima e o Relvas (o outro, o José) venderam o povo à Inglaterra como carne para canhão em troca de os deixarem implantar a República.
Só que, na 1ª república, os ministros eram burguesotes, mas não eram chouriços, gandulos que nunca trabalharam, falsificadores de diplomas, ladrõoes, etc... O meu conterrâneo Afonso Costa, que chegou a ser o advogado mais bem pago da península, apesar do desprezo que sentia pelos trabalhadores, morreu pobre. Eu sei isso porque foi a minha família (quase todos monárquicos, os sacanas) qiue lhe comprou os bens.
De maneira que, zumba nestes bandalhos.

Luis Nogueira

Abraço
Luis Nogueira

Anónimo disse...

" ... e junto tudo num monte e só então farei a fogueira" Samuel dixit.

"Aqueles que hoje queimam livros amanhã queimarão pessoas". Heinrich Heine dixit



Anónimo disse...

Ó Nogueira

Não lê o Orwell mas sabe que escreve mal e que escreve à polícia de intervenção?

Mas afinal lê ou não lê?

Mais valia ter dito como o Portas sobre o evangelho do Saramago: Não li e não gostei...

Olinda disse...


O Relvas e os do seu gang,sô estao a colher o que semearam.Estao ä espera do quë para se demitirem?Sem apoio popular,deixam de ter legitimidade para governar.
E ,jâ agora,o Zeca nao compös ,quer a Grandola,quer qualquer outra cancao,para a burguesia reacionâria,isto porque,ouvi hoje dizer na AR,que Grandola nao tem dono.Vë-se,que nao conhece o Zeca...

Um abraco




samuel disse...

Anónimo (19:12):

Então ficamos assim…

Eu retiro as caneladas com que lhe respondi e encaminho para o lixo a sua "justificação" patética embrulhada em mais um insulto.

Seja como for… a parte importante é "então ficamos assim!"

Anónimo disse...

Olinda

Nem a Grândola nem o Zeca têm donos, por muito que isso lhe custe.

Luis Nogueira disse...

Ó anónimo: você é, gramaticalmente falando uma bosta. Eu disse "não leio", não disse "li". Comprende a diferença. Eu até li o catecismo quando fui acólito. Mas hoje não leio. leio um fascista como o Ezra Pound, porque o gajo acerta algumas.
Ouça, e quanto a isso de ler ou ter lido, acabemos com a retórica. Eu, por exemplo - deve-se passar o mesmo consigo - nunca comi merda, mas sei que não gosto. Você dirá que a experiência, etc... e tal... Mas se quiser fazer a experiência, faça-a você.

Abraço

Luis Nogueira