sábado, 12 de junho de 2010

Campeonato do Mundo de Futebol – Cala a boca, Galvão!



Aí está a sessão de hipnose global com que o sistema nos brinda mais uma vez , como muito bem ilustra este cartoon do artista catalão Jaume Capdevila, KAP, surripiada ao António Vilarigues . Os adeptos e apreciadores de futebol terão a oportunidade de, aqui e ali, irem assistindo a alguns momentos de arte e génio, infelizmente inquinados pela consciência daquilo que realmente está por detrás destas gigantescas organizações, os interesses que se movem, as “esperanças de tranquilidade” que alguns políticos sempre depositam nelas.

Outra realidade que teima em inquinar qualquer possível momento de arte e génio é o facto de irmos conhecendo o número inquietante de “comentadores desportivos” que têm cérebros ainda mais vazios do que as bolas de futebol. É o triste caso de um tal Galvão Bueno, comentador brasileiro de sucesso, um daqueles “especialistas” que se sente perfeitamente à vontade seja em que desporto for... e muito conhecido por praticamente só abrir a boca para dizer asneiras.

Neste Mundial da África do Sul, terra de muito sangue, suor e lágrimas, terra da mais tremenda história de discriminação racial, felizmente, também, a terra de Nelson Mandela e daqueles que com ele lutaram por um futuro diferente... o tal Galvão Bueno, num apontamento de grande cultura e respeito por todo um povo, resolveu declarar, referindo-se à abertura do Campenato, que «aquele era o dia mais importante da História da África do Sul».

Volta Gabriel Alves... estás perdoado!

4 comentários:

Graciete Rietsch disse...

Não será nunca perdoado.

Beijos.

Antuã disse...

Coitado, pensa com os pés....

Fernando Samuel disse...

E o Bueno olhou tão fixamente, tão fixamente, tão fixamente para a bolinha que até viu, naquele, o dia mais importante da história da África do Sul...

Um abraço.

Maria disse...

:)))

Abreijo.