terça-feira, 1 de junho de 2010

Dia mundial da criança


Hoje, a pilha de lugares comuns, frases piedosas e boas intenções que normalmente se produzem nestes “dias mundiais”, crescerá a olhos vistos.

Falar-se-á das crianças “desfavorecidas”, poupando aqueles que as desfavorecem. Falar-se-á da ignomínia do trabalho infantil, poupando aqueles que enriquecem à custa dele. Falar-se-á das crianças vítimas nas guerras, poupando os poderes económicos e políticos a quem as guerras convêm. Falar-se-á da violência sobre as crianças, sobretudo a de cariz sexual, poupando os abusadores (dependendo do seu status social) e os encobridores dos abusadores. Falar-se-á do drama humanitário das crianças palestinianas, poupando o Estado assassino de Israel e o seu omnipotente "padrinho" americano. Falar-se-á na fome de tantos milhões... poupando a ostentação e a fartura obscena de alguns.

Prefiro, então, não engrossar o coro... e fico-me, mesmo correndo o risco de não ser exacto na citação, pela transcrição (de memória) de uma das fantásticas definições que algumas dessas crianças por vezes “inventam”, como esta:

- O que são as crianças?

«As crianças são pessoas pequeninas que servem para fazer os adultos... mas o que é pena é que às vezes eles ficam muito mal feitos!»

5 comentários:

Maria disse...

Por todas essas razões eu hoje 'passo por cima' deste dia.
Mas a frase que escolheste, 'inventada' por uma criança para se definir (e às outras) é simplesmente deliciosa...

Abreijo.

Graciete Rietsch disse...

Óptimo "post". Pobres crianças que são tão mal preparadas para serem adultos responsáveis e construtores de um futuro digno deles, dos seus filhos e dos filhos dos seus filhos....

Um grande abraço.

Fernando Samuel disse...

Para dizer as verdades não há como as crianças...

Um abraço.

do Zambujal disse...

Há um homem de qum me lembro a propósito de algumas coisas que disse (e fez!). É do Amílcar Cabral, e uma das frases que disse foi sobre as crianças... a razão de ser da nossa luta!

Um abraço

anamar disse...

Belo texto como sempree... Samuel... A luva está na medida...
:))