segunda-feira, 7 de junho de 2010

Casa do Alentejo – Parar para pensar



Quase todos os pretextos são bons para fazer uma visita à surpreendente “Casa do Alentejo”, ali na Rua das Portas de Santo Antão, na baixa de Lisboa (sim, é ao pé do Coliseu). Ver a casa, o que só por si justifica a visita, comprar produtos alentejanos... e dar atenção ao que por lá acontece.
Neste tempo de correria, de desatenção, de imediatismo, é bom parar por uns momentos e pensar. Se possível, pensar colectivamente. E assim chegamos à iniciativa que quero divulgar, à qual não poderei assistir, mas que muito ganhará com a vossa presença. É já amanhã.


COMISSÃO PARA A DEFESA DA LIBERDADE E DA DEMOCRACIA

Colóquio:Trabalho, Empresas e Direitos dos Trabalhadores

Casa do Alentejo, Lisboa
8 de Junho, 18:30 horas

Oradores:
Fátima Messias – dirigente sindical
Dr. Fausto Leite – advogado
Joaquim Benite – encenador
Esmeralda Marques – operária

Moderadora: Dr.ª Dulce Rebelo – investigadora

Desemprego, situações de repressão nas empresas e locais de trabalho. Perda de direitos e lutas dos trabalhadores contra o Código Laboral do Governo PS, pela liberdade e pelo futuro do país. 120º Aniversário do Dia 1º de Maio e actualidade do movimento internacionalista dos trabalhadores na luta contra o sistema capitalista e na transformação da sociedade.

Comissão para a Defesa da Liberdade e da Democracia

Muitas centenas de intelectuais, sindicalistas, trabalhadores e personalidades de todos os sectores e regiões do país subscreveram já um abaixo-assinado intitulado Pela Liberdade, Pela Democracia, por Abril.
Realizaram encontros regionais em Coimbra, Setúbal e Porto, um almoço convívio em Lisboa e uma iniciativa comemorativa do 60º Aniversário da Declaração Universal dos Direitos do Homem. Delegações dos subscritores foram recebidas em audiências pelos órgãos de soberania e outros órgãos do Estado. Em 2009, realizaram colóquios sobre “A Economia e a crise – que futuro?” e “Média, Democracia e a Liberdade”, acompanhados de uma exposição de artes plásticas na Casa do Alentejo.
Agora, em 2010, realizam encontros de debate e de convívio em Lisboa, Coimbra e Santarém, constituindo uma Comissão para a Defesa da Liberdade e da Democracia como promotora destas e de outras actividades que forem entendidas como necessárias para a prossecução dos objectivos definidos no abaixo-assinado, que continua como referência actual no projecto de combate por um futuro livre, democrático e de progresso social, cultural, político e económico para Portugal.

Grupo promotor das iniciativas:
Dulce Rebelo, Eduardo Chitas, Guilherme da Fonseca, João Madeira Lopes, Manuel Gusmão e Modesto Navarro

Casa do Alentejo – Rua Portas de Santo Antão, 58, 1150 – 268 Lisboa
Tel.: 21 340 51 40 - Fax: 21 342 00 78

2 comentários:

Anónimo disse...

Hoje mesmo fizemos este "reparo" ao senhor director do "Avante".

Pertinente? Não? Foi o que a nossa consciência mandou que fizesse.

Vejam:


"Adriano Correia de Lima - Rua 31 de Janeiro, 45-2º - 4000-543Porto

Porto, 7 de Junho de 2010

Exmº. Senhor
JOSÉ CASANOVA
- Digº. Director do Jornal “Avante”

Amigo:

Já na edição do “Avante”, de 27 de Maio, estranhamos a não publicitação do “Tributo a Zeca Afonso – 80 anos”,que se realizava dois dias depois no Coliseu do Porto. Esperamos pela edição seguinte(última, de 2 do corrente) e, de novo… nada. Pelo menos, e no mínimo, noticiando o evento… já realizado.

Isto seria normal se nesta última referida edição não tivéssemos vislumbrado uma noticia semelhante, aliás, com toda a razão de existir de “Homenagear os Presos Políticos”, com a participação, entre outros, de Luísa Basto, Manuel Freire, Francisco Fanhais, entre outro(as).

A não ser que hajam motivos que possam ter ignorado a promoção de tal iniciativa e, mais grave ainda, a sua não publicitação posterior, pese embora os seus intervenientes, casos do Samuel, do Francisco Fanhais, do Tino Flores, etc., e com a presença física do Alípio de Freitas a quem José Afonso dedicou uma cantiga aquando do seu exílio no Brasil.

A não ser, ainda, o que queremos recusar, por ter sido realizado no… Porto.

Fica aqui o nosso desabafo que se configura como que um… PROTESTO.

Um abraço afectuoso do Adriano"

Fernando Samuel disse...

Confesso que a existência de pessoas que se interessam pela defesa da Liberdade e da Democracia e actuam nesse sentido me dá um certo conforto...

Um abraço.