sábado, 10 de novembro de 2007

Conta-me...


Não, infelizmente a "fotografia" não é minha, é do Goya! 
"Fuzilamento de 8 de Maio de 1808"


Tal como alguns snobs que se gabam de ler literatura estrangeira, mas nas versões originais, snobs, entenda-se, apenas pela "modéstia", também eu costumo ver a série "Conta-me como foi", que passa na RTP1, na versão original da TVE "Cuéntame cómo pasó".

As duas versões pretendem retratar o clima social e político que se viveu a partir dos anos sessenta do Séc.XX, cá e lá. Gosto da portuguesa, acho que gosto um pouco mais da espanhola. Uma faz-me ver a outra e vice-versa...

No último episódio de "lá", o pai-de-família e o irmão, bem em cima da hora da morte de Franco, teceram vários comentários sobre as vítimas da Guerra Civil Espanhola como "os que morreram  pela Espanha e pela Igreja" que foram sepultados com todas as honras pela ditadura e "os outros" que continuam a ser "rojos anónimos que se jodieran".

Em Espanha, pelos vistos, até em simples series de TV, a honra dos caídos pela liberdade e a reconciliação da sociedade, está a fazer o seu caminho (apesar da palhaçada montada pelo Vaticano há uns dias, onde se "fizeram" quase 500 beatos, mas todos do lado de Franco).

Eu já invejava os espanhóis pelo apego e amor que têm à sua música e à sua cultura em geral...

Sem comentários: