sexta-feira, 15 de maio de 2009

Caleidoscópicos



A vida política portuguesa é, em alguns casos, como um caleidoscópio, um verdadeiro espectáculo de cores que mudam, ideias que vão e vêm, ideais assim e sobretudo assado, inexplicáveis golpes de rins, movimentos rápidos como relâmpagos que levam do PS para o PSD, do PSD para Secretário Geral do PS, do MRPP para todo o lado (desde que seja coisa importante), do PPM para dentro, do CDS para fora, da AOC para aqui, do MES para acolá, do POUS para cima, da UDP para baixo, do PCP para parte nenhuma, do PCP para o BE, do PCP para o PS, do PCP para a Iberdrola... todos num voo previsível, sempre, sempre para a direita, em direcção à base deste verdadeiro arco-íris, onde está, segundo a estória, o pote do ouro, que alguns, ostensivamente, parece terem já encontrado.

É uma verdadeira arte! Mudar tão rápida e “ruidosamente” de cor, que muita gente quase não perceba de que antes foram outra coisa. Ah... e saber agarrar-se muito bem a tudo, exactamente como faz este artístico bicharoco que a Maria Maia me apresentou, via mail, embora não o faça tão bem como alguns desses “políticos”, chamemos-lhes assim para facilitar.

Não sei se o bicharoco se chama camaleão por ser camaleónico, ou se é camaleónico apenas por ser camaleão. Não interessa!

Aos humanos que tão bem imitam esta sua tão colorida habilidade, gosto de chamar outras coisas bem diferentes, mas que não vou aqui confessar, para não acabar a estragar o ambiente.

Apreciem o artista!


10 comentários:

Daniel disse...

Samuel, vou ser sincero.
A capacidade do camaleão para repetir a cor exacta do ambiente onde se encontra é um dos motivos que me fazem acreditar em Deus. A existência de homens que o imitam leva-me a pensar que por vezes o Criador Se distrai.

Anónimo disse...

Uma particularidade curiosa:
- Gostam de ser conhecidos por ex-comunistas, ainda que já tenham saído do Partido há mais de 20 anos...
Por que será?
Rui Silva

Maria disse...

De facto... o camaleão é um bicho interessante...
Estou a falar deste, do vídeo.
:)))

Abreijos

Justine disse...

Apesar das habilidades, este bicho é horrívelmente feio e repugnante - tal qual como os outros...

aferreira disse...

-fantástico!! -O animal é um espectáculo ... até nem o acho feio. É um belo animal ... feios , horrorosos e hipócritas são aqueles que o imitam.

Ana Camarra disse...

Samuel

Sabes que a cor que tem mais dificuldade em transformar-se é o vermelho, curioso...

Eu gosto dos bichartocos, dantes no Algarve havio muitos, ainda há meia dúzia de anos consegui em Cacela apanhar para o mostrar aos meus filhos depois foi para o seu habitat.
Desses gosto, os outros de que falas metem-me asco!

beijos

GR disse...

Estes répteis têm várias classes com nomes diferentes;
Traiçoeiros, incoerentes, oportunistas e por último a
classe dos totós (ao qual os ditos não pertencem).

A Associação dos Camaleões está ofendida por teres colocado esta foto.
Este bichinho não ofende ninguém, é sério, coerente, íntegro e inteligente.

GR

Anónimo disse...

OS FUNÂMBULOS DA NOSSA PRAÇA

“…hoje achá-los-eis progressistas, amanhã reaccionários; hoje conservadores, amanhã reformadores; olhai porém com atenção e encontrá-los eis sempre nulos”, era assim que Alexandre Herculano se referia aos vira-casacas do seu tempo.

Nada mudou; essa praga de oportunistas nossos contemporâneos a que o Samuel se refere, exaltam hoje com igual arreganho o que durante décadas abominaram, tão só porque isso é vital para o tão cobiçado “tacho” em Bruxelas – ou na Iberdrola, pois então; maldizem hoje o que ontem palmeavam, apenas para que uma qualquer porta autárquica se abra, nem que seja a de Vila Franca; pobrezita…

Direita volver, são estes os desavergonhados funâmbulos da nossa praça que me apetece aqui fustigar; “a alma, se a tiverem, que lha fustigue o vento”, “o vento que não cala a desgraça” que é o alegre trovador passar a vida a fazer fosquinhas, agarrem-me que eu vou-me embora, e ninguém o segura e ele não vai embora, porque esquerda volver o arredará irremediavelmente do "tacho"

DIAS TRANQUILOS!

Fernando Samuel disse...

O camaleão mostra a sua raça...

Um abraço.

samuel disse...

Daniel:
Nem mais! Uma maravilha é sempre “compensada” com uma aberração...

Rui Silva:
Quer dizer que pelo menos no passado foram alguma coisa... ☺

Maria:
Claro! Quem havia de ser?

Justine:
Parto do princípio de que quando visitas o Zoo, vais logo direitinha á zona dos répteis... ☺ ☺

AFerreira:
Bastante mais!

Ana Camarra:
Coitados dos camaleões do Algarve! Onde isso já vai!...
Agora só mesmo dos “outros”.

GR:
Tu tens jeito para escolher nomes! ☺

Dias Tranquilos:
Agora o fito estará no lugar de Presidente...

Fernando Samuel:
Belo slogan!!! ☺


Abreijos colectivos!