quarta-feira, 27 de maio de 2009

Há sempre uns espertos...



Este texto do “Cravo de Abril” é um dos (bons) exemplos de que, como seria de esperar não passou em claro a tentativa de alguém, no Diário de Notícias (tentativa tão óbvia como tola), de colar as “colaborações” do cineasta João Salaviza com o Bloco de Esquerda à sua vitória recente em Cannes, onde ganhou a Palma de Ouro para melhor Curta Metragem.

Felizmente, como nestas coisas convém sempre que o visado na notícia diga alguma coisa, depois fica-se a saber que a ligação do cineasta ao BE se limitou a um vídeo para a recente campanha do “Sim” e à montagem duns pequenos filmes que integram os Tempos de Antena daquele partido e que dão pelo nome de “Fantasbloco”. Afinal, ele declara-se totalmente apartidário. Com isto não quero insinuar qualquer preferência pela filiação ou não filiação partidária de João Salaviza, nesta ou naquela força política, que para além de ser um assunto seu, não é da minha conta.

De qualquer maneira, a manobra espertalhaça da “ligação” do prémio do Festival de Cannes ao BE com títulos como este “Dos tempos de Antena do BE à Palma de Ouro”, por parte do DN, resultou. Fazendo uma pesquisa no Google sobre João Salaviza, aparecem praticamente tantas referências ao seu prémio no festival de cinema, como aos tais filmezitos para os Tempos de Antena do Bloco de Esquerda e, por tabela, a outras iniciativas deste. Boa jogada!

Não quero terminar sem me congratular pelo facto de João Salaviza, ao contrário da sua participação nos “Fantasbloco”, em que apenas assina a montagem dos (muito fraquinhos) filmes, ter concorrido ao Festival de Cannes com a sua curta metragem “Arena”, onde é autor de praticamente tudo, o que, pelo que se viu, fez toda a diferença, mas para muito melhor.

O cinema português agradece mais este “agrado” internacional. Parabéns, João Salaviza!

12 comentários:

alex campos disse...

É o jornalismo de tasca, que referiste há dias, no seu melhor.
O tipo do DN autor da grande cacha deve estar felicíssimo por tanto ter agradado ao patrão.

Um abraço

Maria disse...

É o nojo da nossa comunicação social...

Abreijo

Anónimo disse...

inbejosos

Anónimo disse...

Não, nunca poderemos ser invejosos do oportunismo e da trafulhice.
Além disso, quando queremos comentar seja o que for,seja onde for, com poucas ou muitas palavras, usamos o nosso próprio nome, não usamos tristes cobardias.

Mariana Rafael

Camolas disse...

Há algum politico que seja parvo???

Pedro Sales disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Pedro Sales disse...

Sinceramente, não percebo o sentido do post. O Salaviza, pelo que se percebe das suas declarações, montou - graciosamente, ainda por cima - umas curtas-metragens que fazem parte dos tempos de antena do Bloco.

O Bloco nunca disse que o autor tinha sido o realizador dos seus tempos de antena, como se pode ver aqui: http://www.esquerda.net/index.php?option=com_content&task=view&id=11993&Itemid=28

Sendo assim, onde é que está a confusão?

Mais ainda, não foi só o Salaviza que participou nos filmes do Bloco. Vasco Viana, director de fotografia de Arena, também assumiu a direcção artística dos mesmos. Fica a correcção.

samuel disse...

Maria:
Mais um...

Anónimo:
???

Mariana Rafael:
É uma opção digna!

Camolas:
Embora por vezes pareça... acho que no fundo, não!

Pedro Sales:
Não há muito para perceber, mas admito não ter sido claro. A ver:
1 – A curta metragem do João Salaviza deve ser excelente. A Palma de Ouro, decididamente, é. Por isso, com sinceridade lhe dei os parabéns.
2 – Acho muitíssimo bem que as pessoas, mesmo na condição de independentes, ou simplesmente por amizade pessoal, participem (graciosamente ou não) em tudo o que acharem útil participar.
3 – A pequeníssima piada ao facto de o jovem João apenas ter feito a montagem dos vídeos do “Fantasbloco” é apenas uma maneira de o “ilibar” dos ditos vídeos que, não por razões políticas, apenas por gosto pessoal, não são bem a minha praia.
4 – Neste meu post, a única farpa vai mesmo para o DN, que como tantos outros, mais uma vez, “leva o BE ao colo” (as razões deles são várias, muitas são conhecidas e todas, obviamente, discutíveis), só que desta vez, com um título um bocado pateta.
5 – As farpas para o Bloco ficarão para quando isso se justificar e não serão, se tiver talento para tal, enviadas na forma de insinuações.
Gostei da (primeira?) visita.



Abreijos colectivos!

Pedro Sales disse...

Samuel,

Está longe de ser a primeira visita. Pelo contrário, o "cantigueiro" faz parte da minha lista de rss. É leitura diária, e com gosto.

Fernando Samuel disse...

Na verdade, lendo os títulos e o texto da notícia do DN, a «conclusão» a tirar era a de que o BE estava no cerne do filme premiado com a Palma de Ouro e de que o premiado era membro do BE (ou próximo disso)...
E essa é a grande «notícia», mais do que a notável Palma de Ouro conquistada por João Salaviza.
E é isso que faz da «notícia» uma peça de propaganda do BE.

Um abraço.

Sou mesmo anónimo disse...

Oh senhora dona Mariana Rafael, esse "usamos o nosso próprio nome" é plural majestático?
Não percebe que há quem prefira o anonimato do que a assinar Maria, Comunista ou Vermelho, como fazem tantos seus camaradas de partido na blogosfera.
E se eu lhe disser que me chamo Eduardo Antunes d'Orey isso torna o meu comentário menos cobarde?
Inbejosos.

samuel disse...

Pedro Sales:
Obrigado!

Fernando Samuel:
Também foi o que me pareceu...

O "mesmo anónimo":
Talvez não... mas ficaria com ur ar muito selecto! :-)))
Deixe lá isso... e volte sempre.


Abreijos colectivos!