sábado, 2 de maio de 2009

"Vítimas" profissionais?



Ontem, durante a manifestação do 1º de Maio, em Lisboa, Mário soares foi vítima de uma agressão orquestrada pelos comunistas... peço desculpa! Este triste episódio passou-se efectivamente, mas foi há cerca de vinte e cinco anos, na Marinha Grande. Na sequência da campanha anticomunista e de vitimização imediatamente montada pelo PS e pelo “figurão” Soares, a sua campanha beneficiou de um impulso que muito ajudou à sua vitória na campanha para as presidenciais. Nessa época, já Soares tinha no activo uma recheada conta corrente de provocações e traições abjectas, dirigidas contra Abril, os trabalhadores e as suas conquistas.

Desta vez a História repete-se, mas tendo como protagonista o farsante Vital Moreira, que juntamente com o seu desesperado staff eleitoral, decidiu montar uma reprise daquela famosa provocação.

Desgraçadamente, há sempre incautos prontos a deixar-se enredar nestas provocações baratas. Desgraçadamente, os oportunistas e canalhas estão sempre à espreita de oportunidades para montarem as suas provocações, como se vê pela máquina propagandística que já está (já estava?) montada pelo PS à volta deste incidente.

Finalmente, a campanha eleitoral de Vital Moreira pode avançar, com o aparato e estrondo que a sua notória mediocridade mediática até agora não tinha permitido.

A grande pulhice política está mais uma vez na estrada! PSD e CDS, como é de sua natureza, saltaram imediatamente sobre esta oportunidade que lhes foi gentilmente proporcionada pelo PS, para destilarem o seu ódio antigo ao PCP e à CGTP, na esperança de o seu "apoio e solidariedade" para com Vital Moreira lhes trazer algum lucro... e como se pode ver, nem o Bloco de Esquerda, pelo menos na blogosfera, resistiu à tentação de cavalgar o caso, atribuindo declaradamente (e descaradamente) a responsabilidade do sucedido ao PCP, com o único objectivo de engordar os resultados eleitorais em mais uns votozinhos.

Mesmo sabendo que “o agredido” e o partido pelo qual se candidata, são os únicos a quem este “crime” mais largamente compensa e antes que seja mal interpretado por alguém, quero deixar bem claro que deploro o incidente.

32 comentários:

salvoconduto disse...

A do oportunista do Arrastão dá demasiado nas vistas.

Abraço.

Miguel Tiago disse...

Agora desafinas muito...primeiro justificas os estalinistas e depois "deploras"...já não tens unhas para esta viola.

Nuno Góis disse...

Deploro o Vital Moreira e estas encenações baratas do PS contratadas a empresas de marketing sem escrúpulos nenhuns.

Isso para mim é o mais deplorável de todo este exterco onde andamos mergulhados.

Maria disse...

Das imagens que vi na televisão não vi o homem ser agredido - ou seja, não vi que a tentativa de lhe atirar com a garrafita de água lhe tenha causado algum dano físico. Isso era o que ele queria.
O tipo é um javardo, e a delegação que o ps mandou ao 1º de Maio da CGTP foi uma provocação. A que alguns (infelizmente) não resistiram. Mas há fígados que não aguentam...

Abreijos

Luis Neves disse...

O descontentamento e a incerteza no futuro é muito grande no país.
Na Alemanha e na Grécia houve violência a sério. Esta encenação de incidente para o qual o sr. Moreira se voluntariou e hipocritamente fez , ele sabia que estava sugeito a ter reações descontroladas de multidões descontentes e que se sentem esquecidas...

Eu não condeno estas atitudes. porque ninguém deve ir a um lugar em que as pessoas estão a protestar contra as suas acções e provocar os descontentamentos e iras das multidões. Não aprovo. Não acho que o iria fazer. Mas também não condeno.

Se o Sr. Moreira um dia quiser entrar numa jaula de tigres esfomeados , e se ele me perguntasse se eles lhe iriam fazer mal , eu ia dizer-lhe , vai lá Moreira não te preocupes eles são mansos, vai lá que eles são democratas.
Só apetece manda-los para a PP
(não quero escrever asneiras aqui no blog)

David disse...

Se vital não tem a visibilidade que gostaria de ter, bai buscá-la aos outros. Tem é de a ter!

É espantoso ver como quase instantaneamente a máquina do PS veio aproveitar a situação, o que só confirmas as minhas suspeitas de algum grau de encenação nos incidentes de hoje.

De nada serviu ao PCP desmentir, de forma célera, o envolvimento na coisa. Agora a notícia do dia não será os milhares de trabalhadores mobilizados, a pressão social que poderia empurrar um pouco este governo, as suas reivindicações. A sua luta passa ao lado; a notícia será Vital Moreira, que fez bem o seu "trabalho".

Mais triste é o aproveitamento do BE. Também já tinha visto a posição infeliz do Daniel ao alinhar mais uma vez na cavalgada anti-comunista que, segundo ele pensa, traz-lhe muitos votos ao partido. Excitaram-se os fascistas do costume que por lá andam a comentar, teve a sua resposta por parte de alguns comunistas que não acharam piada à graçola e pronto. Como diziam alguém por lá, os bloquistas parecem abutres a atirar-se ao caso.

Fernando Samuel disse...

A frase de abertura do teu post. mais palavra menos palavra, foi escrita no dia 2 de Maio de 1975, depois da provocação montada pelo PS/Soares no 1º de Maio desse ano - a confirmar que a prática provocatória é um instrumento querido desse partido.


Um abraço.

Antuã disse...

O Partido Sabujo é useiro e vezeiro nestas coisas, mas nem sempre o povo é ingénuo. pode ser que o tiro lhe saia pela culatra. a censura que a média faz ao PCP já toda a gente a reconhece e o resto também será esclarecido por muito tempo que demore.

José Rodrigues disse...

Resposta imprescindível:
23 MAIO-MARCHA-PROTESTO-CONFIANÇA E LUTA!
CDU 2009-nova política,uma vida melhor!
Os comparsas da UGT,em 1982 nas vésperas do 1º de Maio,montaram uma provocação no Porto.A polícia matou dois operários.Em 1975 o PS açulou os cães que assaltaram centros de trabalho do PCP,e outros democratas.Morreu gente.Hitler mandou incendiar o Reichtag e mandou matar milhares de comunistas.Em 2009 a LUTA CONTINUA!

José Rodrigues disse...

...Porque a VITÓRIA É DIFÍCIL,MAS É NOSSA!

maltes disse...

Bem que eu saiba a CGTP-In aloja no seu seio várias sensibilidades, comunistas, bloquistas, socialistas, independentes, e até socialistas e sociais democratas, é preciso que jornalistas, vitais & canas não tenham vergonha para imediatamente acenar com o papão violento dos comunistas e do seu partido.
É evidente que esta delegação foi escolhida a dedo para levar um rebuçado envenenado às comemorações do 1º de Maio organizadas pela Intersindical, sem margem para dúvida uma enorme provocação aos trabalhadores que com as politicas de direita do PS tem perdido os seus postos de trabalho, ou vivem com ordenados em atraso, ou já não podem pagar a escola dos filhos, ou já não conseguem comprar medicamentos, etc.
A orquesta estava montada com um maestro trajando a rigor.

Ana Camarra disse...

Samuel

Pois assisti ao vivo e a cores.
A "agressão" foi chamarem-lhe "mentiroso", "vira-casacas", "pulha" e outros que diziam "tu queres é tacho!"
As agressões selvagens foram algumas garrafas de água, devidamente destapadas, atiradas, ficou molhodo, mas não se importou, foi para isso que tinha lá ido, já estava tudo preparado para o show....
Foi para iss que lá foi, objectivo cumprido!

beijos

samuel disse...

Salvoconduto:
Esses têm dias...

Miguel Tiago:
Ó meu caro. O que eu deploro, como deve calcular, é que uma “excitação” provocada pelo Vital e o PS, lhes tenha corrido tão bem, de acordo com o guião que tinham escrito. Deploro que alguém tenha descuidadamente dado trunfos aos tipos.
Já sobre a minha justificação dos “estalinistas”, a falta de “afinação” e de “unhas”, embora completamente disparatada... é a sua legítima opinião. Sobreviveremos ambos ao “desgosto”, não tenho dúvida.

Nuno Góis:
Evidentemente! Sendo certo que as “agressões” não passaram de palavras inflamadas e borrifos de água, o que achas que haveria para deplorar? Mas não devia ter acontecido!

Maria:
Claro que há quem não se aguente. Era esse exactamente o plano deles.

Luís Neves:
Certo. Por isso é que eu “deploro” o incidente. Não condeno.

David:
Exactamente!

Fernando Samuel:
Instrumento querido e corrente...

Antuã:
Sim, amigo... mas entretanto perde-se tanto tempo!

José Rodrigues:
Certo! Mas seria bom não a tornar ainda mais difícil, caindo repetidamente nestas esparrelas...

Maltes:
Nem mais!...

Ana Camarra:
Agora é trabalhar para que o escroque não ganhe nem uma pequena parte do que pensava ganhar com este “espectáculo”.


Abreijos colectivos!

AC disse...

Depois de ter perdido o debate na TV,staff da campanha PS orquestrou armou mais uma ratoeira,onde a batuta é o cabeça de cartaz.

Susete Evaristo disse...

Ora foi isso mesmo, ainda que por outras palavras eu escrevi ainda ontem, pouco tempo após a dita "agressão" pré-programada. Esta nova manobra além de servir para mais uma vitimização, ainda serviu para o emparelhamento com Mário Soares, que usou o mesmo molde há uns 20 anos atrás. Inclusivé ele mesmo, Vital Moreira, se comparou a Mário Soares em declarações à RTP.

Anónimo disse...

A razão da reposição de uma peça de teatro, além do reconhecimento público do interesse da peça, a mesma deve ser levada à cena por actores profissionais ou bons actores amadores, actores de pacotilha denigrem a peça transformando-a em pantomina.

Cs disse...

Deploro os benefícios que o PS tira deste "incidente" provocação montada; deploro que todos os outros incluindo o BE, filho dileto de toda a direita,(veja-se a cobertura dada pelos media do grande capital)procuram tirar desta provocação.Deploro que haja gentalha que finja não compreender tudo isto. É de facto deplorável!
Creio no etanto que é tempo de tratar os BOIS pelo seu nome.

Crixus disse...

Actores e palco diferentes, a mesma peça (ou palhaçada). É preciso é confiança para as lutas que ai vêm. Abraço

GR disse...

O PS está desesperado. Repetem a cena, já tão conhecida.
Foi assim na Marinha Grande, foi assim em Lisboa!
http://www.dorl.pcp.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=3211&Itemid=100
Vão pedir desculpa?
Será que o PS e os seus capangas vão tentar reabilitar o verão quente?

GR

GR disse...

Passei pelo blog "rádio Moscovo"
está com pinta!

http://www.youtube.com/watch?v=kDME7QHJNTc&eurl=http%3A%2F%2Fradiomoscovo%2Eblogspot%2Ecom%2F&feature=player_embedded

GR

jrd disse...

O pior de tudo foi a vitalidade do vítalício Vitalino a apoiar o funâmbulo Vital.
Também eu lamento o que se passou, mas não compro o vigésimo "premiado" com jogo branco, perdão, jogo rosa.

J. Castro disse...

Ainda agora está na página do PS, na agenda, assim:

“Partido Socialista comemora Dia do Trabalhador
30-Abr-2009

O Partido Socialista assinala mais um aniversário do 1º de Maio, Dia do Trabalhador, numa iniciativa onde marcam presença Vital Moreira, Vítor Ramalho, Ana Gomes, Manuela Augusto, Pedro Vaz e responsáveis da CGTP e UGT.
A delegação do Partido Socialista vai estar ao lado da CGTP no Rossio, às 14h30, e da UGT nos Restauradores, às 15h30”

No Público, no dia 30,s urgia uma notícia:

“Amanhã, em Lisboa
Vital Moreira e Ana Gomes com CGTP e UGT no 1º de Maio
30.04.2009 - 19h38 Maria Lopes

(…)

Pelas 14h30, os socialistas saúdam alguns dirigentes da CGTP no Rossio, em frente à Pastelaria Suíça, mas não irão ao ponto de concentração da central sindical, que é, à mesma hora, no Martim Moniz – daí, a manifestação da CGTP seguirá pela avenida Almirante Reis até à Alameda Afonso Henriques.

Uma hora depois, a delegação socialista encontra-se com a UGT nos Restauradores, onde a cabeça da manifestação, que parte do Marquês de Pombal, já deverá ter chegado.”

Se era na Suíça, o que é que ele foi fazer para o desfile?


J. Castro

Um português revoltado disse...

Deviam era soltar-lhe uma bomba de mau cheiro em cima.
Aquele porco nojento! meter-se no meio de quem trabalha, de quem é honesto...
Só lamento que não lhe tenham dado uma sova a sério. Isto é mesmo um país de brandos costumes. Era o que o VITAL MOREIRA MERECIA: UM OLHO ROXO!
Pela provocação e por tudo o que disse a seguir!
Era uma sova de pau, e pronto!

Sal disse...

No meu blogue preferi gozar com a situação, visto que, se pensarmos um pouco, só um verdadeiro bêbado faria aquilo que ele fez.
Já estou como o comentador anterior.
Um olhito roxo... e não voltava a repetir a brincadeira!
Tem a mesma função que a palmadita no rabo de uma criança, dada no momento certo, faz milagres...
beijinhos

aferreira disse...

-O Aquilino, disse me que os Vitais e outros que tais são todos parentes os Lêndias.

Anónimo disse...

no "parentes dos lêndias. Assim é que é.

Fernando disse...

O melhor é que no prório vídeo da RTP aparecem dirigentes do BE nos incidentes!

http://salvoconduto.blogs.sapo.pt/80503.html

Vejam entre os segundos 16 e 22.

Há gente do Bloco que devia ter vergonha e perdeu uma excelente oportunidade de ficar calada em vez de destilar o seu já habitual ódio anticomunista.

Hilário disse...

Vejam as imagens que passaram nas TV`s.De quem será aquela gente?

O PCP já está muito calejado,há muitos anos que tentam denegrir a sua imagem, nós continuamos a resistir.

A luta continua!

Punk disse...

A cena da garrafa de água foi de facto perigosa! Suínos apanharem gripe é o que mais se tem visto...

Anónimo disse...

Ao caminho de "redenção" de Vital Moreira, faltava ainda o ter sido "martirizado" pelos comunistas, agora, sim, está pronto para a beatificação...

António Chaves Ferrão disse...

Se VM está tão seguro das declarações que faz, porque não apresenta queixa à polícia?
Que significado teria o PCP - ou mesmo qualquer outro partido, uma vez que existem militantes e simpatizantes de vários partidos na Intersindical - pedir desculpas?

samuel disse...

Hertz:
O homem tem que ficar a ser conhecido... seja lá como for...

Susete Evaristo:
Até para imitar o provocador Soares, Vital teria que ter mais “dimensão”.

Anónimo:
Foi de facto uma farsa.

Cs:
Exactamente! Os bois pelo nome (a propósito... qual é o nome?) ☺ ☺

Crixus:
Muita confiança!

GR:
Não sei... mas farão tudo o que puderem...

JRD:
O Vitalino teve aquela tradicional espontaneidade... dos discursos previamente muito ensaiados.

J. Castro:
Um pequeno engano. É gente que não conhece bem a baixa de Lisboa...

Um português revoltado:
Apreciei... mas uma bomba de mau cheiro em cima do Vital Moreira... não é um pouco redundante? ☺

Sal:
A “brincar”, como sabemos, podem fazer-se “milagres”!

AFerreira:
Neste caso, além de lêndias, são “marrativas”.

Fernando:
Pelo menos para alguns, isso não é fácil...

Hilário:
De quem? Minha não é!

Punk:
Comentário do dia! ☺ ☺

Anónimo:
Teve um “martírio” à sua medida: muito “canininho”!

António Chaves Ferrão:
Teria o “sentido” que eles queriam...


Abreijos colectivos!