Apesar da evidência que é a necessidade de, pelo menos, uma ligação de comboio de alta velocidade (TGV ou outro) entre Portugal e o resto da Europa, existem pormenores muito estranhos nesta nossa saga do TGV.
Por que raio é que o bendito comboio tem que passar na Ota? Que diabo há na Ota? O fantasma do Aeroporto?
Como se justifica a “ciguêra” de tirar 15 minutos à minúscula viagem de Lisboa ao Porto, num pais que não consegue que a “viagem” de um doente até à cirurgia de que necessita, ou por vezes, até, entre o aparecimento de um sintoma de doença e uma simples consulta para a diagnosticar, dure menos do que um ano, quando não é ainda mais?
Poderia ficar aqui a atirar mais pedras ao pobre comboio, umas mais certeiras do que outras, como sempre acontece, mas na realidade o que quero fazer hoje é saudar a evidente “portugalidade” que o nosso TGV já ostenta orgulhosamente:
Ainda nem foi construído... e já anda com atraso!
12 comentários:
Não estás a ser justo. Para mim,pelo menos: eu já fui duas vezes à Ota e estou a pensar voltar lá pelo menos mais uma vez, pelo que a paragem da Ota me é absolutamente indispensável...
Um abraço.
Hehehehehe!
Só este post para "amenizar" a tortura que é ver o debate da moção de censura.
O jamé também já aprendeu a fazer cada passo de dança que vou-te contar...
Abreijos
Fernando Samuel:
Viva o teu bom humor, hoje...
Um beijo grande para ti
Samuel
Eles precisavam era que parte do seu organismo fizesse de tunel ao TGV, Intercidades, Metro e tudo mais....
Só um pinguinho pequeno de vergonha no trombil também calhava!
beijos
Se se interessam pelo assunto vejam isto!
http://mundoemguerra.blogspot.com/2009/06/o-tgv-e-os-caminhos-de-ferro-em.html
Quando Portugal não anadar na linha é que será preocupante. Fomos feitos para viver assim. Que é que se há-de fazer?
Quanto ao Porto, convém que o comboio vá o mais depressa possível, sobretudo em dia de jogo, para que os Super Dragões deixem Lisboa em paz o mais rapidamente possível. (Todos os portuenses que conheço são pessoas excelentes. Com os portistas é que as coisas nem sempre andam na linha, embora os que também conheço sejam boa gente.)
Eh pá, se já temos 10 estádios, dois oceanários, os santuários de Fátima e da Meia Via, um teleférico, porque diabo não havemos de ter um TGV?! Pode não servir para o dia a dia mas nem que seja só para experimentar uma viagem já vale a pena!
Já andei de avião uma vez e não gostaria de morrer sem andar de TGV! Por falar nisso: alguém me sabe dizer quantas rodas tem um TGV?!
Um abraço ignorante mas não só
Os comboios de nova geração dividem-se entre os de Alta Velocidade (TGVs – 300km/h) e os de Velocidade Alta (Ex: Pendulares – 220km/h).
O actual Alfa Lisboa-Porto é um pendular. Todos os TGVs construídos na Europa estão a dar tremendos prejuízos. Pelo contrário, os pendulares têm cada vez mais passageiros. Os custos dos primeiros são muitíssimo maiores que os segundos.
Por outro lado, com a queda dos preços dos aviões (low-cost), que sentido faz construir TGVs? Para encher a mula a bancos e empreiteiros?
Abraço
Cá para mim estás a esquecer-te de uma coisa importante, os especuladores que ali compraram terrenos para enriquecerem ainda mais. Há que mater aqueles terrenos valorizados...
Abraço.
O TGV é tão necessário como o Sócrates ou o Lino.
Quanto a Lisboa, convém que o comboio vá o mais depressa possível, sobretudo em dia de jogo, para que os NN boys deixem o Porto em paz o mais rapidamente possível. (Todos os lisboetas que conheço são pessoas excelentes. Com os NN é que as coisas nem sempre andam na linha, embora os que também conheço sejam boa gente.
Creio que a razão se prenderá com o facto de na verdade a ligação do TGV à europa será mais importante para o trasnporte (leia-se importação) de mercadorias do que pessoas. logo a OTA continuará a ter interesse especulativo para a instalação de grandes armazéns de logística.
Fernando Samuel:
Ah bom! Sendo assim... ☺
Maria:
Se não fôssemos seres capazes de rir...
Ana Camarra:
Boas sugestões...
Francisco:
Bom contributo!
Daniel:
Assim à primeira vista poderia parecer que és uma pessoa especialmente bafejada pela sorte... mas não. Todos conhecemos!
Pata Negra:
Isso das rodas é que não sei. Ainda ninguém as conseguiu contar “derivado” à velocidade a que o raio da coisa passa...
Diogo:
Vês, que no final “chegaste lá”?
Salvoconduto:
Posso não ter escrito... mas não esqueço, não! Sempre que se fala “daquilo” penso no drama dos especuladores da zona, com uns terrenos tão bons “a dar para o aeroporto” e agora...
Antuã:
Bom... talvez um pedacinho mais.
AG:
A resposta está gira... mas na verdade, o que se devia fazer era aproveitar a tal linha para Espanha e enfiar as claques de futebol (todas), em vagões para bestas, e dizer-lhes adeus de vez. As áreas de serviço das auto-estradas agradeciam... e o país ficava um pouco mais calmo. ☺
MJ:
Que eles têm alguma fisgada, têm!
Abreijos colectivos!
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