terça-feira, 11 de agosto de 2009

Voando sobre um ninho de “espertos”



A TAP mais parece uma empresa de elevadores do que de transportes aéreos, tal o sobe e desce a que já nos habituou. Ora é uma das melhores companhias do mundo, ora um peso morto. Ora tem a melhor manutenção de aviões do universo, ora é um incómodo. Ora tem lucros e um presidente-vedeta muito satisfeito, ora apresenta súbitos prejuízos que justificam a cara feia e “falta de paciência” do mesmíssimo presidente para suportar os trabalhadores.

Uma coisa, porém, é absolutamente constante: a extrema dificuldade em reunir as condições para uma “negociação salarial profícua”, para utilizar a expressão da administração. Para esta situação tudo contribui. A crise internacional, o preço dos combustíveis, a Gripe-A, até (imagino) a falta de fé dos passageiros na sua capacidade de “voar”.



A falta de vergonha "dá-lhes asas"!

13 comentários:

Maria disse...

Há sempre benesses para os mesmos. Sempre os mesmos.
Os trabalhadores é que não podem reivindicar, por causa da crise...

Abreijos

Anónimo disse...

É muito fácil fazer com que as pessoas fiquem "chateadas" ao uma notícia destas pois só lhes é dado a parte a que a notícia, desta forma, interessa.
É fácil fazer as pessoas pensar que somos todos muito conhecedores destas situações de custos de uma frota automóvel e que todos podemos, porque sabemos da matéria, dar palpites.
A isto chamo populismo do mais rasteiro que pode haver.
Bom dia

vovó disse...

porque será que a imbecilidade e a falta de coragem, são sempre anónimas?
refíro-me ao comentário anterior... e a outros anónimos (anónimos) que por aqui passam.
"cantigueiro", tens cá uma paciência :)!!!!
témi
vovó Maria

samuel disse...

Maria:
Mas, segundo vejo, nem sequer se pode denunciar a situação, pois isso é "populismo"... :-)))

Anónimo:
Pois...

Vovó:
Paciência... mas não tanta que não se acabe... :-)))


Saludos quase gerais!

Anónimo disse...

Com um pedido de licença ao "Cantigueiro", dirijo-me ao "Anónimo das 9:25"

E eu a pensar (como seguramente a grande maioria dos portugueses), que a TAP, como transportadora aérea, se preocupava apenas com a gestão da sua frota de aviões!...

Afinal, para além disso, a TAP também é uma transportadora terrestre e preocupa-se, também, com a gestão da sua frota de potentes automóveis para transporte… dos seus “maiorais”.

Oh, “Anónimo das 9:25”!, não pretenda complicar o que é fácil, não venha com essa do "populismo" pois a grande maioria dos portugueses (que não pertence aos quadros dos “maiorais” da TAP) não entende porque carga de água a transportadora aérea nacional, seja em situação se défice ou de superávite, tem que ter uma frota de potentes automóveis…

É ou não é?!

@braços e DIAS TRANQUILOS!

do zambujal disse...

Nem mais, cntigueiro! Populista? Mas tu só falaste da frota automóvel?... e não reconheces que esssa frota estava mesmo mesmo a precisar de renovação?!
De duas uma, anónimos das 9.25 ou é gente a mando directo da tropa da frota ou é gente que se o ridículo fosse sarna tinha com que se entreter a coçar-se o dia todo e não vinha mostrar o que é lastimável.

Olhem, para ti Samuel e para todos os comentadores (salvo as excepções para perturbar),
um grande abraço

Ladrão de galinhas disse...

-Gamado no JN ao António Pina.
"A piedade mata
00h00m

As más notícias são que a TAP atravessa, segundo o Conselho de Administração de Fernando Pinto, uma "crise gravíssima", tendo tido no ano passado 280 milhões de euros de prejuízos e vendo-se forçada a pedir sacrifícios aos trabalhadores e a recusar-lhes aumentos salariais.

As boas são que, no mesmo ano de 2008, os administradores atribuíram-se "prémios" com que duplicaram os seus vencimentos (Fernando Pinto, por exemplo, levou 816 mil euros, em vez dos miseráveis 30 mil mensais mais regalias que lhe cabiam); e que decidiram entretanto adquirir 42 automóveis topo de gama para si e as dezenas de directores avulsos que enxameiam a empresa, pois deslocavam-se todos em viaturas "velhas" de quatro anos, impróprias das suas altas funções. Trata-se de uma inovadora ideia de gestão: vão-se os dedos mas fiquem os anéis (e comprem-se mais). Deve-se, a inventiva ideia, a Dali que, contava Gala, era nos momentos em que atravessava "crises gravíssimas" que mais gastava, pois, argumentava ele, "a piedade dos vizinhos mata". A TAP pode morrer, mas ninguém há-de ter razões para se apiedar dos seus administradores."

Anónimo disse...

Oh, Zambujal!

Na eventualidade de o "Anónimo das 9:25" não se enquadrar em nenhuma das duas classes de "espertos" que você aventa, havendo uma terceira, quem sabe se o homem é masoquista, pese embora o tom lamentoso do seu primeiro parágrafo…

@braços e DIAS TRANQUILOS, para todos, pois só a tranquilidade de espírito pode mostrar aops insensatos o tamanho da sua insensatez.

CS disse...

Eu dava-lhes a "passarola" do padre Gusmão.

revolução disse...

Força,camaradas, divulguem sempre as noticias dos vampiros que continuar a comer tudo.E não liguem a quem,anónimo ou não, se entretém a ser a voz do dono.
Saudações revolucionárias.

Fernando Samuel disse...

Devias saber, samuel, que o «populismo» é uma coisa terrível - aliás, como os média dominantes nos dizem todos os dias, explicando o verdadeiro significado da palavra: «populista» é todo aquele que defende justiça social...

Um abraço.

samuel disse...

Dias Tranquilos:
“Conversem” à vontade...

do Zambujal:
Agora, já com esta idade, dei pra isto: preocupar-me com as frotas dos outros...

Ladrão de galinhas:
Bom texto!

CS:
Isso parece uma ameaça... ☺ ☺

Revolução:
É pra não ligar, mesmo...

Fernando Samuel:
Devo ter “apanhado” o raio do populismo com uma corrente de ar... ou algo assim.


Abreijos colectivos!

Anónimo disse...

QUEM E' A VOVO'? RESPONDAM P.F.

E JA' AGORA MEDITEM