quinta-feira, 14 de junho de 2012

Nuno Crato – Fiel de armazém




No já remoto ano de 1952 do século passado, para além de vários outros acontecimentos igualmente desinteressantes... nasci eu e nasceu o actual ministro da educação, Nuno Crato... o que não interessa rigorosamente nada para o post de hoje.
Num passado muito recente, Crato tornou-se uma espécie de vedeta televisiva, vendendo a sua “converseta” neoliberal da meritocracia, da disciplina nas escolas, do Estado mínimo e blá, blá, blá, blá... uma lengalenga populista que faz um grande sucesso em tabernas e estabelecimentos similares, mas que (como se vai comprovando) produz resultados nulos, quando não mesmo vergonhosos.
A lengalenga de Crato torna-se ainda mais irritante para todos aqueles que se lembram da sua entrada na vida política, enquanto estudante de economia, nas fileiras do "PCR", um grupo maoísta iluminado por esses faróis da História que foram Enver Hoxha e a Albânia do seu tempo.
Todos os dias temos o incómodo de assistir à continuada degradação do jovem estudante maoísta. Todos os dias Crato tem o cuidado de reconfirmar que não passa de uma fraude! Esta nova medida ministerial de limitação à abertura de vagas no ensino superior... a menos que as Universidades provem a “empregabilidade dos cursos” a frequentar pelos estudantes, francamente, é de difícil classificação.
Não defendo que se encaminhem milhares e milhares de estudantes para cursos “esotéricos” e demais vigarices que algumas Universidades praticam; mas fazer depender o acesso ao ensino superior, de uma empregabilidade garantida, para além de uma imbecilidade, é menos criativo que gerir um armazém de produtos do Pingo Doce ou do Continente. É afunilar o acesso e tentar “elitizar” ainda mais o ensino superior. É tratar os estudantes como meras mercadorias, ao serviço do interesse exclusivo das empresas e, em boa parte dos casos, contra os seus interesses e crescimento enquanto seres humanos. É transformar o conhecimento e a cultura em simples moeda... o que, nos dias que correm, vale pouco mais que lixo.

33 comentários:

Anónimo disse...

Quem diria que este vulgarizador da matemática em orgãos de comunicação social escondia um espirito tão pérfido!
Limitar destruindo e dificultando é o seu objectivo, afinal.
O saber para ele é coisa de ricos, nada como limitar as coisas por baixo desensinando de forma nada Einsteiano e de Bento de Jesus Caraça que fala batendo com a mão no coração nada sabe ainda que resolva todas as suas equações.
Que extrema humilhação deve ter sido para ele ter ido receber ao aeroporto o jovem que ganhou a nedalha de ouro nas olimpíadas de matemática produto da pedagogia do ensino que quer destruir.
Quem não se recorda da retirada dos prémios aos melhores alunos?
José Monteiro

trepadeira disse...

A moeda e o pensamento do dito.

Um abraço,
mário

Anónimo disse...

cada vez mais, de degradação , em degradação,,, até à degradação final!...

vovómaria

Graciete Rietsch disse...

Mas quem deve garantir a empregabilidade? As Escolas ou a política co governo?

Um beijo.

Afonso Jorge disse...

Bons dias. Está tudo dito no seu post, apenas posso concordar.Um abraço.

Luis Filipe Gomes disse...

Eu acho muito bem!
Se Portugal não tem foguetões porque é que agora havia de ter uma escola de astronautas??Hein!?...

Não há minas? não há engenheiros de minas!
Não há industria química? não há engenheiros químicos!

e matemátecos? os portugueses, é sabido, não gostam de matemáteca. Para que é que serve uma escola de matemáteca? E que é que faz uma pessoa com um curso de matemáteca? Escreve umas coisas no quadro e depois fica ali dias, semanas, meses, a olhar para o pó de giz a desencaspar da ardósia preta?!... ...tira um x daqui e mete um x acolá?... é para isto que serve a matemáteca?
e quantos matemátecos é que que são pecisos pra dar aulas e coisa e tal? vai na volta um matemáteco não arranja emprego e ainda tem de se virar e fazer bescates prós amigos a comentar umas coisas na televisão, nos pogramas de fazer notícias ou sei lá, um matemáteco para ganhar a vida ainda tem de se meter na política e o camandro.

Anónimo disse...

Gostava mais da Lurdes?

Anónimo disse...

Gostavas mais da Lurdinhas?

Graça Sampaio disse...

Muito bem! Espero que tenha lido o artigo do Prof. José Manuel Pureza no DN da passada 6ª feira sobre este inventor do eduquês que tanto agradou aos professores do básico e do secundário que, na sua grande maioria, pretendem ser uns elitistas de meia tigela. Agora aguentem-se (e aguentemo-nos) com este pretenso sabedor das coisas da educação.

Bolota disse...

Moços e Moças,

Não é mais giro cada um dizer aquilo que pensa acrescentando alguma coisa ao que foi dito do que chegar aqui e beijinhos e abarços e oncordo com tudo???
Eu por exemplo defendo os nossos antigos intermedios do tipo cursos comerciais e industruiais de onde sairam grande quadros de empresas, reformulados de acordo com as necessidades como convem

Abraços

samuel disse...

Anónimo (12:57 e 12:58):

1. É interessante verificar que, vá lá saber-se porquê… do minuto 57 para o 58, passou a ter confiança para me tratar por tu.

2. Não!

3. Não entendo de onde terá tirado a ideia de que isto era um concurso de perguntas tolinhas.

Graciete Rietsch disse...

Eu gostava ainda de dizer uma coisa. Há quem afirme que o 25 de ABRIL acabou com o Ensino Técnico Profissional
Mas isso não é verdade. O 25 de Abril criou,sim, os nove anos de ensino unificado dando depois aos jovens a hipótese de, já com uma certa cultura, poderem escolher o caminho da sua vida, sem que lhes fosse imposto o trabalho profissional logo a seguir ao ensino primário, roubando-lhes o tempo para o estudo e a reflexão. Os 9 anos de ensino unificado e obrigatório, foram uma grande conquista. O modo como o sistema educativo evoluiu, isso já é da responsabilidade dos governos que vieram a seguir que, como sabemos, desde 1976 têm desmantelado este país.

Um beijo.

Anónimo disse...

Não foram os comunistas que acabaram com os ensinos intermédios, com a diferença entre os bétinhos do liceu e os santos filhos dos operários que iam para a técnica? Não foram os comunas que exgiram que todos fossem licenciados, proletários com canudo, a cagança da capa e batina e tal? Um gajo paga impostos para graduar em cursos que não lembram ao diabo nem aqui nem em parte nenhuma? O Estado que aprenda com a lusófona do Eduardo dos Santos. Não há cá frescuras nem demagogias: é preciso, ensina-se, não é preciso, acaba-se. Acha bem que o Estado e as autarquias estejam cheios de licenciados que não fazem nenhum?
E os Cratos estiveram tanto no seu direito com o maoísmo como você com a merda dos soviéticos. Venha o Diabo e escolha. Mas como tem demonstrado ter vistas curtas, isento e pragmático na análise, já não digo nada.

samuel disse...

Anónimo (15:30):

"Eina" que chorrilho...
A quantidade de coisas que os "comunas" fizeram... e que só você sabia!
Então essa dos "comunas" a defender "a cagança da capa e batina e tal..." é de ir às lágrimas!

Fique então na sua... mas vá pra dentro, pois pelos vistos já apanhou demasiado sol na cabeça. :-) :-) :-)

Bolota disse...

Anonimo

Se não fosse parvo o que gostaria de ser???

" Um gajo paga impostos para graduar em cursos que não lembram ao diabo...." MAs já agora, foram os comunistas que acabarm com os cursos intermedios ou foi M.Ferreira Leite, que quando ministra da educação escancarou as portas ao ensino privado e semeou cursos da treta enganando isso sim, os filhos dos proletarios que tambem eles tem direito ás oportunidades???'

Meu, sabes quanto tirou de media a Filha do Sampaio??? 10. Sabes onde foi parar de imediato????

VAi cagar meu

Bolota disse...

Graciete,

Se calhar o mau nem foi terem acabado...com os cursos industriais e comerciais. Se calhar o mau, foi terem acabado com: A agricultura, Industria, o comercio em suma acabaram onde se deviam aplicar os conhecmentos.

Agora estamos carregado se Doutores e não temos onde os podemos colocar a produzir os seus conhecimentos. E a continuar assim... veja esta-á dias a falar com uma amiga cujo filho de 18 anos não quer continuar a estudar, não tem argumentos para o demover no seu intento.

Maria da Luz disse...

Quanto há coincidência do ano de nascimento haveria mais para contar.
Infelizmente um foi para o Partido e
o outro foi para o partido.
Olha se fossem os dois para o partido.È isso estamos a pagar a fava
da vossa geração,uns gritam porque sim ,outros gritam porque não.
Estamos feitos!

Anónimo disse...

Samuel

Já tem "Bolota" e "Pata Negra", o melhor é fazer um bom "fumeiro", também a sua "chaminé", não dá para mais.
Sempre pensei que os comunistas, apesar de errantes, fossem, pelo menos mais inteligentes! :))))))))
:-) :-)

samuel disse...

Maria da Luz:

"…estamos a pagar a fava da vossa geração…"

Claro, Maria da Luz!
A geração que fez o 25 de Abril (não, não estou a dizer que fui eu) é que é a culpada por todos os males que nos acontecem.

Pena… que alinhe pelo argumento dos fascistas e demais saudosistas do salazarismo. A menos que seja conscientemente...

samuel disse...

Anónimo (03:46):

Muitos parabéns!!!
O seu "comentário" está muito bem colocado para ganhar o prémio de
Comentário Mais Parvo da Semana.

Anónimo disse...

A Maria da Luz tem toda a razão e não vejo porque o fascismo é para aqui chamado. Claro que para os comunistas tudo o que não é foice e martelo só pode ser fascista. Claro que sem propósito vem a data do seu nascimento. Mais um toque do seu hábito de cultivar o seu umbigo. Não perde a ocasião de dar ao prelo esse seu vício de capitalista, digamos assim.
É verdade que a sua geração, a que se julga dona do 25 de Abril, andou entretida com disputas e guerras que só prejudicam as gerações presentes e futuras. Os meus netos e os netos dos outros querem resultados e não uns gajos convencidos que foram e são heróis e salvadores da Pátria. Se os comunas do seu género fossem poder agora íamos viver de quê? Que futuro ia dar aos jovens AGORA? Eh pá, façam lá o milagre. Exportem lá os insultos para Cuba:-))

samuel disse...

Anónimo (14:50):

Eu não disse que a Maria da Luz é fascista, seu canalha!
Disse, antes, que era uma pena que alinhasse num argumento normalmente utilizado por eles e demais saudosistas… sua alimária!

Quanto ao resto, o seu comentário é bastante animador.
Prova que estes governantes, para além de já não serem propriamente uns génios… têm apoiantes estúpidos como portas. :-) :-) :-)

Essa de eu dizer que nasci no mesmo ano que o Crato ser um "vício de capitalista"... é de alugar cadeiras! :-) :-)

Não há nada como um bom divertimento.
Obrigado pelo incentivo!

Antuã disse...

Porque é que os lacaios fascistas têm que ser estúpidos? digo lacaios porque os verdadeiros fascistas sabem muito bem o que querem. Porque é que antes do 25 de Abril os filhos dos operários tinham que ir para a escola industrial enquanto os filhos dos senhores doutores e quejandos iam para o liceu. Lacaios dos fascistas acordai!

Anónimo disse...

Eu ontem tinha comentado que por aqui se persiste no erro de dizer que os ensinos comercial e industrial desapareceram com o 25 de Abril.

Ora isso é falso. Quem acabou com esses ensinos foi Veiga Simão, ministro da ditadura marcelista. O 25 de Abril apanhou a decisão tomada.

Depois, dizia a Bolota para não ser tão optimista quando referia a qualidade de certos quadros de empresas saídos desse nível de ensino. É que Medina Carreira frequentou essas áreas. Só por aí.

Bolota disse...

Antuã,

"...os filhos dos operários tinham que ir para a escola industrial..."

Tem toda a razão e mesmo assim iam aqueles que iam, o Bolota como era filho de camponês nem a isso teve direito.
Mas como sou torno que nem um garrocho e enxertado em corno de chibo velho, hoje não sou enginhero porque a crise de 80 me trocou-me as voltas...

Esta gentalha que aparece por aqui a arrotar postas nem sonham o que é peixe agulha como se diz em Baleizao.

Abraços

Bolota disse...

"...Depois, dizia a Bolota...a Bolota mas com uns granda...dranda como quem diz...

Já agora por Veiga Simão, este marcelista encartado não foi Ministro de um governo PS???

Quanto ao Medina Carreira, só reforça o meu ponto de vista. Sou do tempo em que os quadros medios e superiores das grandes empresas vinha tudo desta area de ensino, grande parte tirada á noite onde se conjugava o saber com a pratica. Hoje, no tempo do Crato, primeiro tirasse um curso de soldador e só depois de concluido se começa a soldar.

Maria da Luz disse...

A conversa,a técnica é sempre a mesma,quando faltam os argumentos lá aparece o "Fascista" o "Salazarista"
Samuel, nos anos Quarenta quando o "querido paizinho mais o seu querido Béria mandavam isso dava resultado e deu nos anos 50,60 70 mas hoje?
Ainda sonha com o glorioso KGB?
Ou tem pesadelos com a CIA?

samuel disse...

Maria da Luz:

Ó amiguinha… e onde é que eu lhe chamei fascista ou salazarista?
Se soubesse ler, teria visto que eu disse "Pena… que alinhe pelo argumento dos fascistas e demais saudosistas do salazarismo."

Mas, para ao menos, responder a parte do seu brilhoso contributo… "sonho" com o dia em que não tenha "pesadelos" com a estupidez de certos comentários… :-) :-)

Pintassilgo disse...

A Maria da Luz está às escuras.

Anónimo disse...

Bolota, que quer?

Vi a barba na foto, mas para mim Bolota é sempre esta

http://aquiagorasempre.wordpress.com/2010/01/27/de-volta-aos-anos-70-bolota/

Terá sido um deslize freudiano.

Sim, será esse o Veiga Simão, mas isso é irrelevante. O foco e o argumento está em que não foram os comunistas e sucedâneos que puseram fim aos ensinos industrial e comercial mas sim a direita marcelista.

Quanto ao Medina Carreira, cruzes, credo, mais valia que tomasse o lítio.

Bolota disse...

Anonimo,
migo,


Sabes como dizem em Baleizão??? Nas nalgas é um descanso.

Samuel desculpe qualquer coisinha
Quanto á Maria da Luz, se não é fascista ou imita muito bem ou desfarça muito mal.
Na duvida, a Maria da Luz é
facista.

E agora mesmo com esta estorreira vou bulir quisto nã ta pra brincaderas até porque amanhã é qué dia de ir molhar os calçanitos.

Anónimo disse...

Então o problema do Bolota é a raiva de não ser engenheiro!!! Coisa comum nos comunas esta raiva de não ser mais do que a ideologia propriamente dita. De qualquer forma o phd em grosseria ninguém lho tira. Ora se o chaparro e o das cantigas tivessem o poder, lá usariam o kgb para eliminar engenheiros e os Xutos, Deolinda e etc. Continuo a achar que a Maria da Luz tem toda a razão: faltam os argumentos lógicos e factuais e lá vai o fascista para tudo e mais alguma coisa. Não é assim que chegam lá, não!!!

Bolota disse...

Anonimo

Mas quem disse que tu eras facista?? Tu não és facista, tu és parvo