sexta-feira, 8 de março de 2013

Passos Coelho – Lacaio do capitalismo mais selvagem



Há tempos, o meu filho jornalista/escritor, quando tinha ainda pouco tempo como contratado de um jornal especializado em economia (que mais tarde o despediu, para passar a fazer o mesmo, mas pago à peça e sem direitos), espantava-se com as conversas que por lá ouvia, conversas que nem pensava que poderiam sair das bocas de jovens da idade dele.
Uma das frases que mais o chocou, vinda de um colega com que acabou por discutir mais acesamente foi, citando de memória, “os trabalhadores deviam ter a liberdade de aceitar um emprego com ordenado abaixo do Salário Mínimo Nacional”, e com esta baboseira, defendia a não existência, pura e simplesmente, do ordenado mínimo estabelecido por lei. Pela “liberdade”, atrevia-se o garotão a defender!
Para não ofender a “litania” de um grupo de jovens, daqueles que se arrastam por aí todos vestidinhos de fato escuro, gravatas e camisas iguais e que, para tortura de quem se senta ao seu lado em restaurantes, não falam de mais nada senão de dinheiro... optámos por não chamar ao tal colega “libertário” nada de mais contundente do que débil mental.
Lembramo-nos sempre daquela conversa, de cada vez que comentamos mais uma medida, ou mais uma declaração para a posteridade, cometidas pelo “débil mental” que, certamente para grande alegria do outro, chegou entretanto a primeiro-ministro.
O que é que se pode dizer de um primeiro-ministro que, num país onde o Salário Mínimo é miserável, é capaz de dizer (e com todo o ar de o pensar de facto) que o aumento do dito Ordenado será «uma barreira para o emprego»... pelos vistos, uma alarvidade em que nem alguns patrões parecem acreditar? Aliás, a besta acha mesmo que o mais «sensato» para combater o desemprego seria, em vez de discutir o aumento... baixar o SMN.
Para também hoje não me estender em adjectivos de que o meu espírito “caridoso” me faça arrepender, prefiro usar a definição sempre muito mais técnica e científica do economista Octávio Teixeira para classificar mais esta bojarda de Passos Coelho: «É uma estupidez completa!»

12 comentários:

São disse...

Podes acrescentar também Pedro Lains, que é de Direita: assim abranges todo o leque, rrss

Bom Dia da Mulher para a VovÓ Maria, filhas e neta e, também, para os homens que as amam!

Fenix disse...

Para que conste: eu até vivia sem dinheiro, pois ao longo da vida fui-lhe criando uma certa aversão! O problema, e gostava que quem defende a abolição do salário mínimo e quejandos me explicasse, como é que é possível viver nesta estrutura social, com todos os gastos que ela implica para "apenas" sobreviver, sem ter que ter um salário à medida dessas despesas. Que bom seria podermos viver sem o vil metal!

Graciete Rietsch disse...

Só um lacaio do do capital, cheio de capitais, vindos não se sabe de onde, pode dizer uma barbaridade dessas.

Um beijo.

Manuel Norberto Baptista Forte disse...

Vou dedicar as minhas "ultimas palavras"a Pedro Passos Coelho, ainda 1º Ministro de Portugal: Senhor ainda 1º Ministro de Portugal, o Senhor não acerta uma, e ainda por cima se deixa guiar por estrangeiros na resolução dos problemas Portugueses. Nunca se viu ao espelho, sem ser para...fazer a barba (se é que a faz em casa)? Tão católico, e tão pouco incomodado com o diário decrescer de qualidade de vida dos Portugueses? Demita-se, por favor; como homem de Estado dê tal imagem concreta ao povo Português, ou...está apegado ao Poder, porque está muito bem amparado'.

Pata Negra disse...

É o Passos, estúpido! (É claro que a vírgula está a mais - é só para ligar "aquela" da economia!)
Está lançada a solução para diminuir o desemprego: baixar os salários! Não haja dúvida que têm conseguido alguns resultados: a malta emigra, desiste de estar inscrita no centro de emprego, mata-se...
Dê-mos graças a Deus por ter emprego! (A frase está a vender muito bem!)
Um abraço sem estúpidos nos meio

Pata Negra disse...

dêmos o desconto! porra!

Pata Negra disse...

"dêmos" - dêem-me o desconto

Pata Negra disse...

"demos" - comentário do demo

Olinda disse...

O pior,ê que a estupidez infinita do ainda primeiro,com cêrebro de lâparo,jâ nao me surpreende.Nao tivesse ele,uma infinidade de segurancas,e jâ o tinham esfolado vivo.


Um abraco

Antuã disse...


Este coelho não serve para comer porque é só veneno.

Anónimo disse...

Só um lacaio, um bilderberg, um ratazana diz as babozeiras que expressa! Pobre de uns pais que tiveram um filho desta espécie!
Samuel, desculpe-me a minha raiva e não só.
Saudações, Vicky

Anónimo disse...

Penso que seja tudo uma questao de racionalizar o desporto. Temos é que estar todos devidamente assim em escolas.