terça-feira, 9 de junho de 2009

Cavaco Silva - O que seria do amarelo...



O Presidente Cavaco Silva tem atrás de si um historial de animosidade contra Abril e tudo o que lhe possa estar de alguma forma ligado. Da sua actuação como Primeiro Ministro (e das brilhantes escolhas que fez para ministros e secretários de estado) nem vale a pena falar. O seu desprezo pelos políticos é notório. A insistência, já folclórica, em não pôr um cravo na lapela, nas cerimónias comemorativas do 25 de Abril é reveladora. Uma das suas primeiras acções como Presidente, que foi o afastamento do Conselho de Estado da representação do PCP (talvez para dar lugar ao seu protegido Dias Loureiro), foi definidor de um profundo sentimento retrógrado e reaccionário. Podia continuar a dar exemplos, mas prefiro saltar para o assunto de hoje.

Cavaco Silva, neste 10 de Junho, mais uma vez mostra a sua “raça”, talvez por, segundo ele próprio, ser o dia dela. Entre as muitas condecorações do costume neste dia, umas assim, outras assado, quase todas muito estimáveis, parabéns aos condecorados!, decidiu condecorar a UGT. Exactamente! Não alguém da UGT, mas sim a própria UGT. No grupo da “Ordem de Mérito”. Por bons serviços prestados, suponho...

Quando me perguntaram há pouco tempo, numa entrevista, qual tinha sido a sensação de, aos vinte anos de idade, gravar o primeiro disco (o tal “Cantigueiro”) e vê-lo ser imediatamente proibido, respondi que a sensação foi má, claro, mas que ao mesmo tempo, considero que nesse tempo do fascismo e da censura (tal como ainda hoje) havia bofetadas que sabiam como verdadeiras condecorações.

Cavaco Silva, sem querer, afinal "condecora"... a CGTP Intersindical.

14 comentários:

cetautomatix disse...

http://sol.sapo.pt/blogs/dogbert/archive/2009/06/02/Viva-a-UGT-carago.aspx

Anónimo disse...

É, enfim, o presidente que temos!
Melhor dizendo: que somos obrigados a ter...
Quando estou com cólicas, também me custa... - mas depois passa!
Rui Silva

Ana Camarra disse...

Sammy

No dia da "Raça", não é?!
"Raça" de bicho este...

´beso

Jeremias disse...

O homenzinho lá sabe as linhas com que se cose, pobre como está - ou sempre foi - até foi visitar os turcos e as suas relíquias à nossa conta.

alex campos disse...

Os tipos da Opus Dei são todos assim, como é que hei-de dizer?, desprezíveis.

abraço

Anónimo disse...

Para que não se repita no poder vamos explicar,ensinar e organizar as populações deste país a se comportarem politicamente perante a realidade.

Desde os bancos da escola, ou mesmo desde os primórdios infantis.

Felizmente, fui educado e instruído em escola e trabalho por professores e trabalhadores a perceber o que era e o que é a consciência de classe..! Penso!

Assim desta maneira actual não iremos lá. Cabe aos pais aflitos e aos professores engaijados educarem politica e socialmente os portugueses.

Daí que sem os minimos dos minimos em cultura política a coisa cada vez fica mais "preta"

Continua de pé a palavra de oredem de 1848 - Proletários de todo o mundo,Uni-vos.......... abraço do Catraio

Antuã disse...

Ainda bem que eu não pertenço à raça do Cavaco.

Anónimo disse...

O Sr Aníbal, vai agora condecorar Salgueiro Maia.
É preciso não ter um pingo de vergonha para o fazer. Sobretudo se tivermos em conta que o Sr Aníbal, então primeiro-ministro, teve o atrevimento de recusar a Salgueiro Maia a pensão de serviços relevantes prestados à nação, que sem pruridos atribuiu a dois facínoras da PIDE.
Se eu fosse a Natércia Maia recusava a medalha!

Estou convencido que ali anda a mansinha do Carlos Beato, o mesmo que tendo acompanhado Salgueiro Maia na caminhada sobre Lisboa naquela celebre madrugada, ganhou nas listas do PS a Camara de Grandola e depois foi mandatario concelhio do Anibal.
Amigos destes... quem precisa de inimigos?
Repito se eu fosse a Natercia recusa a medalha. O Beato que a leve com ele.

Jota

Anónimo disse...

digo "mãozinha"

Anónimo disse...

Genial: Além da UG"T" e do Roberto Carneiro (Mé)...a Joana Vasconcelos no mesmo dia...É indigestão pelo menos...

luis t.

Maria disse...

Estes foram escolhidos a... amarelo...

:)

Abreijos

Rogério Neves disse...

Fui activista e dirigente sindical entre 1972 e 1985 e assisti ao nascimento dos Sindicatos Amarelos e sua Central UGT. Foi então a obra prima de Mário Soares e Salgado Zenha que perfilharam a "Unicidade Sindical" uma treta para dividir os trabalhadores ou melhor o Movimento Operário. Hoje ao passar os olhos pelo cantigueiro senti que alguma coisa mexia comigo e foi excatamente o post que relata a condecoração dos amarelos da UGT.
Com o devido respeito saquei o post e postei-o no meu blog http://marchadovapor.blogspot.com/ pelo qual peço as minhas desculpas mas entendi que "casos" destes devem ser espalhados o mais possivel.
Abril Sempre

Fernando Samuel disse...

Exactamente: condecorando com medalha a UGT, quem eles está a condecorar, sem medalha, é a CGPT-IN...

Um abraço.

samuel disse...

Abreijos colectivos!