terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Grandes cabeças!



Em consequência de uma necessária ida a Lisboa, viagem sem história, tarde chuvosa, cinzenta e, há que dizê-lo com toda a frontalidade, chata, cheguei a casa bastante aporrinhado... mas em boa hora. Logo ao ligar a televisão tive direito a um verdadeiro flash de comédia que iluminou o meu fim de tarde invernoso.

O deputado José Pedro Aguiar Branco, aquele senhor que parece sempre estar a preparar-se para nos impingir uma casa da Remax, mas que afinal é líder da bancada parlamentar do PPD, estava dando uma conferência de imprensa em que nos informava das intenções do seu partido em chamar ao Parlamento, para serem ouvidas pela Comissão de Ética, várias pessoas, como José Eduardo Moniz, Manuela Moura Guedes, Mário Crespo, Armando Vara e outras, representando algumas empresas ligadas ao fenómeno (negócio) das comunicações e informação que, no entender dos social-democratas, podem ajudar a esclarecer o estado em que está o exercício da liberdade de expressão no nosso país.

Como estamos a falar do mesmo partido que ainda há bem pouco tempo, durante o meteórico governo do inexplicável Santana Lopes, tratou de correr da televisão, ironicamente, a TVI, o seu militante e destacado comentador Marcelo Rebelo de Sousa, pensei que se tratasse de um ataque agudo de falta de vergonha na cara... mas depois pensei melhor.

O PPD-PSD é actualmente dirigido por uma pessoa multifacetada, uma política e intelectual complexa, cujas iniciativas e a profundidade das ideias que elas transportam, não estão ao alcance de qualquer um.

Assim, seria importante perceber se a Dona Manuela Ferreira Leite está interessada no tipo de liberdade de expressão que é possível exercer em 6 meses de democracia... ou durante os restantes 6 meses em que a democracia é suspensa. Seria importante saber se está a referir-se aos dias em que os jornalistas podem publicar o que bem entendem, ou se está a pensar nos outros dias em que, segundo ele própria, «não pode ser a comunicação social a seleccionar aquilo que transmite.»

Tirando isso, não me ocorre assim mais nada...

5 comentários:

Maria disse...

Consegues ser Demolidor!

Abreijos.

Daniel disse...

Samuel, tem cuidado. A TV é como os cogumelos. Há que saber escolhê-los, sob pena de ficarmos envenenados.

Fernando Samuel disse...

Realmente, tirando isso...

Um abraço.

lino disse...

O Parlamento já tem por lá muito lixo. Não havia necessidade de convocar para lá mais porcaria.
Abraço

samuel disse...

Maria:
Gostaria, gostaria...

Daniel:
Eu tento ter algum...

Fernando Samuel:
Está tudo bestial, não é?

Lino:
Aquilo é grande... há salas com fartura, corredores, arrecadações...


Abraços em quadrifonia.