sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Não tive nada que ver... nem voltarei a ter!





O Partido Socialista e o seu Secretário Geral decidiram tocar a reunir e resistir, resistir, resistir. Fazem bem, estão no seu direito. Dentro dessa programação de festas, o evento de ontem ao jantar foi garantido por um primeiro-ministro que, pontualmente, às 20:00 horas, veio dirigir-se ao país desfiando aquilo a que foi chamando verdades, verdades, verdades.

Ninguém me poderá acusar de estar a olhar para Sua Excelência o Senhor Presidente do Conselho... mas com a cabeça no Hertha de Berlim-Benfica, pois eu não ligo por aí além à “bola”. Estava portanto a ouvi-lo com uma razoável atenção. Lamentavelmente, não consegui descortinar as tais auto crismadas verdades. Pelo meio da correnteza de vacuidades intercaladas com coisa nenhuma, ouvi, isso sim, algumas declarações preocupantemente salpicadas com as "imprecisões" do costume... e mais do mesmo.

«Duarte – Pois é tal e qual como lho digo... uma senhora brasileira – marquesa, que é o menos que lá há; a marquesa de Paraguaçu. Engenhos de açúcar a moer, trezentos e seis; pretos... entre pretos, mulatos, cabras e cabritos, é uma conta que mete medo; sem falar em cajus, bananas, farinha-de-pau, papagaios e periquitos, que isso anda a rodo pela casa – pois a mesma em pessoa é que me pediu, a mim.
Brás Ferreira – Uma marquesa deveras!
Duarte – Marquesa deveras. E eu recusei: escuso de dizer porquê...»

Este Duarte, personagem de “Falar verdade a mentir”, uma peça de Garrett com a qual travei batalhas épicas durante semanas, por volta dos meus treze anos de idade, numa guerra que ganhei (eu e principalmente o público), já que esse massacre da dita peça nunca foi à cena... este Duarte, como estava a dizer, defendia que «as estórias contadas como são, não têm graça».

Qual será a desculpa de José Sócrates?

11 comentários:

salvoconduto disse...

Olha, olha, Sócrates não viu o jogo do Benfica. Está visto, foi uma noite de empatas.

Sérgio Ribeiro disse...

Tu terás ganho essa "guerra" (embora me pareça que também estás um bocadinho a falar verdade a mentir...), agora o que eu cá acho é que o sr. Pinto de Sousa, apesar de ter ensaiado muito, e de ter levado a peça à cena, está a perder a sua "guerra". Entretanto, que de malefícios!

Um abraço

Fernando Samuel disse...

Mas então ele não esclareceu tudo?, não contrapôs a VERDADE às «mentiras» que sobre ele dizem?...
(pergunto isto porque eu estava a ver o Hertha/Benfica)...)

Um abraço.

Luis Nogueira disse...

Patético, patético, patético! Nada desmentiu, nada contra-provou, em resumo, nada disse, ou melhor, o que disse era tão tristinho, tão esgaçado, tão pelintra, ne não tapa nem as ´mais mínimas vergonhas o engenheiro (mas que engenheiro?), se é que ele as tem, no singular ou no plural.

Luis Nogueira

Antuã disse...

Eu que até já não suporto o futebol mercenário ontem até vi o Benfica. Quanto a Sócrates todos sabemos que é um mentiroso militante.

Pata Negra disse...

Ele disse: "todos os portugueses comprovam que existe liberdade de expressão em Portugal!" Das duas uma, ou ele falou decor em meu nome sem saber a minha opinião ou, para ele, só são portugueses os que tiverem a sua opinião!
De que me vale a liberdade de expressão se eu não souber, ou possuir meios para a exprimir!
Um abraço de verdade

samuel disse...

Salvoconduto:
Grandes empatas, sim. ☺ ☺

Sérgio Ribeiro:
Este a perder a guerra, mas como dizes, deixa um campo de batalha coberto de vítimas.

Fernando Samuel:
Era o que eu devia ter feito... ☺ ☺

Luís Nogueira:
A ocupação do tempo de antena parece ser um fim em si... mesmo que não exista conteúdo.

Antuã:
Quanto a isso, pelo menos, estamos esclarecidos.

Pata Negra:
Como dizia o alemão baixinho e poeta, “Não basta ser livre...”


Abraço colectivo.

Anónimo disse...

ulha um duarte!
eu vi o benfica. é que peças dessas há por aí aos pontapés.
abraço do vale

samuel disse...

Anónimo do vale:
Era o que eu devia ter feito...

Abraço.

Maria disse...

E eu vi nada... sem net, na paz do senhor e da senhora, mas esse 'arregimentar' de gente para 'desagrafar' o pm faz-me lembrar os tempos da velha senhora...

Abreijo

samuel disse...

Maria:
Faz lembrar os tempos da velha senhora com isso... e com mais coisas.

Abreijo.