quinta-feira, 7 de julho de 2011

Professor Santana Castilho – Fascinante...


Aqui há tempos, sobretudo nos últimos meses do reinado da pobre doutora Isabel Alçada no Ministério da Educação, tornou-se quase um hábito de alguns amigos e amigas, enviarem-me por mail grosas de recortes de declarações cheias de frases de belo efeito, sobre educação, proferidas pelo Prof. Santana Castilho. Certamente muitos faziam-no por acharem as suas declarações fascinantes.
Quando acabei por ver o tal Prof. Santana Castilho debitando em várias ocasiões, na televisão, as suas monumentais tosas no sistema educativo, na ministra e no governo de Sócrates, percebi, muito ajudado pelo penteado cinematográfico do homem e, sobretudo, pelo ar com que dizia o que dizia, que ele próprio vive fascinado por si mesmo.
Mais tarde, quando soube que o seu aclamado livro sobre educação, apresentado como um quase “programa”, como uma quase “bíblia”, era prefaciado por esse grande e reconhecido especialista em assuntos educativos, que é Pedro Passos Coelho... percebi que além de fascinado por si próprio, Santana Castilho estava igualmente fascinado pela ideia de vir a ser o próximo ministro da Educação.
Afinal o ministro da Educação é o “ex-hiper-revolucionário” Nuno Crato, que recentemente fazia parelha com Medina Carreira, dizendo umas coisas sobre umas coisas, na televisão... e o Prof. Santana Castilho continua a fazer declarações, mas agora para arrasar o «desonesto» Pedro Passos Coelho e reduzir a pó o «ignorante» Nuno Crato, a quem acusa de entender menos de educação do que eu sobre a criação de papoilas no Afeganistão.
Provavelmente, as declarações de Santana Castilho continuam tão fascinantes como eram há uns meses... mas quanto a mim são muito prejudicadas pelo facto de me lembrarem, de uma forma irremediável, a célebre frase feita:
«Não existe fúria no inferno, igual à fúria da mulher desprezada (e do homem, digo eu) !!!»

12 comentários:

Maria disse...

O ar dele é mesmo... 'fascinante'...

Abreijo.

Graciete Rietsch disse...

Como é possível ser tão inconstante? Refiro-me a todas as"personalidades" que citaste.

Um beijo.

ribeiro disse...

Na mouche, como sempre.

Eduardo Miguel Pereira disse...

Este á mais um dos inúmeros casos onde a soberba ultrapassa a inteligência.
E até acabo por sentir pena sempre que me deparo com estas situações, porque desperdiçar inteligência é sempre de lamentar.
Mas ainda bem que eles se revelam antes de conseguirem chegar ao "poleiro".

Luis Filipe Gomes disse...

Custa-me mesmo a crer como com todos estes tele-Professores a instrução, o ensino, a educação,a cultura estejam tão mal. Ao ponto de qualquer estrangeiro, como no filme "Lisboetas" uma senhora ucraniana dizer ao telefone para uma amiga que se preparava para imigrar para cá que o ensino era realmente um problema, mas que não se preocupásse pois após aprenderem a língua os seus filhos seriam sem grande dificuldade dos melhores.

Elísio Alfredo disse...

Ora porra, é fava!... Provavelmente fui um daqueles que, menos advertido do que tu, pensava que era a sério. Afinal vai no bando dos pavões...

Fernando Samuel disse...

E estou em crer que o Castilho - agora em fúria de mulher desprezada... - mesmo assim, todos os dias faz a tradicional pergunta: diz-me, espelho meu, há algum castilho mais castilho do que eu?...

Um abraço.

Sérgio Ribeiro disse...

Pois é, há quem se excite com este ou aquelediz ou escreve com intenções que se desconhecem e sai citação. Tudo bem, até porque não faltam diagnósticos certos independentemente de quem os faz desejar ser ele a receitar do mesmo... Mas, como muito bem dizes, há que que ter muito cuidado com o fascínio dos fascinados por si mesmos.

Um abraço

lino disse...

Santana Castilho é telelixo e escrita lixo. Em termos de crédito será para aí um Z elevado a menos 99.
Abraço

Antuã disse...

Isto é que foi uma cacetada!

Suq disse...

O País não entendeu qual o rumo da educação, após o 25 de Abril. Não entendeu que a luta começa na escola - o alicerce do conhecimento e da formação dos indivíduos. Ao invés a escola foi palco de "experimentações" conduzidas por demagogos/pedagogos/politólogos.

Mas pior ainda é centrar todo o papel dos pais/encarregados de educação na escola - agora centro de acolhimento dos seus filhos. E pergunto eu - para que serve hoje em dia a escola?

Rogério Bastos disse...

Não sei porquê mas veio-me á memória um fado que a certa altura diz assim "Afinal quem és tu ó desgraçada ? rosa engeitada!