segunda-feira, 4 de julho de 2011

São como os chapéus...


De facto, há muitos! Os "palermas" são um caso de sucesso, tanto no aspeto reprodutivo, como nos lugares a que conseguem chegar. Apenas dois exemplos, um vindo do PS, o outro diretamente do governo de Passos Coelho.
1. Leio no “O tempo das cerejas” o resumo hilariante de um artigo de “opinião” de um tal Nuno Cunha Rolo, de que o Vítor Dias destacou estas pérolas:
«Orgulho-me de ser socialista desde que nasci, apesar de ter nascido sob a governação marcelista: sou descendente de uma família de socialistas socialistas. Com tenra idade, estive com as ruas e as rosas do 25 de Abril e nunca esquecerei o seu 1º de Maio na Alameda, provavelmente a maior manifestação popular portuguesa do século XX (...)».
Partilho com o Vítor Dias a impressão de que ser-se socialista (ou comunista, ou católico, ou do belenenses) desde o dia em que se nasce deve fazer um mal danado ao cérebro… já nem se distinguindo cravos de rosas, acabar-se a confundir a Alameda com o Estádio 1º de Maio. 
2. Leio no Público que o ministro da Economia (dos transportes, das obras públicas, do emprego, rei das bifanas, turista acidental e neoliberal emérito), o génio importado do Canadá, Álvaro Santos Pereira, acha que «a Madeira poderá tornar-se independente».
Para apoiar o seu “achismo”, o génio político apoia-se numa série de argumentos patéticos, mostrando principalmente que não passa disso mesmo: um pateta que não consegue ver cinco metros para lá dos vistosos cenários de hotéis de luxo e turismo endinheirado da baixa do Funchal, ignorando a realidade da miséria, da democracia mais do que deficiente, do autoritarismo, da corrupção generalizada, da dependência constante e da dívida gigantesca do falso “caso de sucesso” da Madeira.
Infelizmente, pensando bem, para lá da comédia aparente destes casos, o que fica é uma sensação de grande tristeza...


Correcção: Diz-me o próprio Vítor Dias que a menção ao século XXI não passou de um lapso dactilográfico da sua responsabilidade, pelo que as "farpas" que tinham que ver com a confusão de séculos... foram retiradas do post. Não se pode ter tudo!... :-)


14 comentários:

Justine disse...

1. Para além de arrogantes, são broncos e incultos...

2. não tarda nada que comecem a pensar em vender as ilhas dos Açores...

Só me apetece é usar o vernáculo puro e duro!

Helena disse...

Ele é cada pérola!

Fernando Samuel disse...

Por este andar, um e outro vão longe...

Um abraço.

Maria disse...

O primeiro 'trocou-se'. O segundo vai-se 'destrocando' em parvoíce...

Abreijos.

alex campos disse...

E se a estupidez pagasse imposto?
O défice ficava resolvido mas eu era capaz de ter pena destes dois.

Um abraço

svasconcelos disse...

O primeiro é esquisito... o segundo é para lá de absurdo e alienado: ele conhece lá a realidade da Madeira para proferir tantos disparates!!
bjs,

Luis Filipe Gomes disse...

Estes doutores já nem seguem o exemplo do mentor-mor que atafulhava a boca escancarada com bolo rei. Deixam sair tudo de uma vez em expulsão incontrolável. De qualquer maneira sejam palavras ou perdigotos de bolo-rei não passam de detritos.
Abriguem-se!

artur almeida disse...

Em geito de Deputado ...Apoiado. Bem apanhado Samuel.
Tiro o meu chapéu

Anónimo disse...

Peço desculpa mas aquela do «século XXI» foi lapso dactilográfico meu.O sujeito, apiante de Seguro, escreveu «século XX».
Era bom emendar.
Abraço.

samuel disse...

Vítor Dias:

Obrigado pela correcção... que também já está feita no post.

Abraço.

Graciete Rietsch disse...

É realmente triste reconhecermos a baixa categoria, hipocrisia e arrogância de quem nos desgoverna.

Um beijo.

medronheiro disse...

Cada cavadela cada minhoca.

João de Sousa Teixeira disse...

Refiro-me ao primeiro ponto que tem imensa graça, de tão parvo que é.
É cada tiro, cada melro…
Na volta é ele a verdadeira Josefa de Óbidos e não sabe.
O moço vê coisas, que havemos de fazer!

Abraço
João

Anónimo disse...

Tanta troca tanta baldroca!
Digam que se tem a mania das conspirações! Mas está mesmo a ver-se
o mr. que frequentou as Universidades das Alemanhas, os Canadás e que mais...decerto vai vender os Açores e a Madeira. Só me apetece enviar-lhes o meu cachorro, no entanto podia ficar envenenado!
Vicky