sábado, 31 de março de 2012

Isabel Moreira – Nuances de socialismo...




Não conheço, nunca conheci e acho que nunca conhecerei bem os meandros do funcionamento interno do Partido Socialista. Daí que me seja praticamente impossível distinguir as variadíssimas nuances de “socialismos” que por lá se praticam e professam.
Essa minha espécie de daltonismo para os tons de rosa, impede-me de poder apreciar devidamente, no que diz respeito à “violenta abstenção” do PS na votação das leis do trabalho, quem está de gatas perante a troika, quem gostaria de não estar, e quem, entre os que estão contra a abstenção do seu partido e o pacote laboral do Governo, o fazem para ficar bem na fotografia de “esquerda”... ou por convicção de que, na verdade, alinhar naquela vergonha é um ultraje aos princípios que defendem.
A uma coisa, pelo menos, achei muita graça. Ter sido a deputada Isabel Moreira a primeira, de entre eles, a posicionar-se pública e frontalmente contra.
Como todos sabemos, a jovem deputada do PS, é filha do prof. Adriano Moreira. Na linha que separa os ideais fundadores do Partido Socialista e as convicções firmes, de direita, de Adriano Moreira, não faço ideia de qual o posicionamento de Isabel Moreira. Não sei de qual das duas pontas da corda está mais próxima.
Seja como for, lembrou-me um momento de uma recente entrevista do pai, em que o entrevistador quis saber o que pensava o velho dirigente do CDS sobre o facto de a sua filha ser deputada do PS. Adriano Moreira afirmou (acredito que sinceramente) que tinha o maior respeito pelas convicções da filha... e acrescentou, com graça (não poucas vezes, o prof. diz coisas com graça): “Acho que a minha  filha se convenceu de que o Partido Socialista é hoje o único lugar onde um verdadeiro democrata-cristão pode fazer valer as suas ideias”.
Terá sido apenas uma graça? Uma dupla alfinetada ao PS e ao “seu” CDS? Não sei. Como disse, não sou capaz de distinguir as variadíssimas nuances que estão em causa.

12 comentários:

Maria disse...

Às vezes cumprem-se tarefas difíceis.
Não sei se se chamam tarefas nos outros partidos. Mas este pode ser um caso disso mesmo...

;)
Abreijo!!!

trepadeira disse...

Uns têm convicções,defendem-nas e lutam por elas,outros têm carreiras e tachos.

Um abraço,
mário

jrd disse...

Já o Basílio diz o mesmo.
Salvaguardadas a distâncias que são óvias, a continuar assim, ainda lá vamos ver o Avelino do Marco de Canaveses...

:)))

Graciete Rietsch disse...

Há coisas de difícil avaliação ou então com ligações não tão visíveis!!!!

Um beijo.

do Zambujal disse...

Desculpar-me-ão mas até percebo. Tal como o paizinho (que, às tantas me deixou de surpreender, embora me surpreenda quem o doutora em Cabo Verde!), a filha tem tudo... apenas lhe faltando o resto.

Um abraço

Antuã disse...

O PS é uma caldeirada de salmonelas.

Bolota disse...

Mas qual PS??? O PS já não existe.
Se tiverem em conta que o João Proença é um alto quadro do PS, parece-me que está tudo dito.

O PS já era.

Carolina disse...

O PS é uma vergonha!!!! É o partido da abstenção! É o que é.
E o Bolota disse tudo!

Justine disse...

Também não percebo muito bem, mas assuntos dessas "famílias" são muito complicados para o comum dos mortais...

Bernardino Soares disse...

Por acaso o Basílio Horta disse exactamente o mesmo em recente entrevista!
Já Freitas do Amaral, ex-ministro de um dos Governos PS, questionado sobre o facto, disse há tempos que estava no mesmo sítio, o PS é que tinha mudado!

Olinda disse...

O PS é realmemnte um" saco de gatos."

António Silva disse...

Curiosamente acho que o PS é muito mais do que alguns iluminados que julgam ter a exclusividade de ser de esquerda e que por aqui debitam umas quantas linhas sem dizerem nada...e acrescentarem pouco.
Eu falo na primeira pessoa, sou de esquerda, se isso significa ser solidário e ser justo socialmente com ideias firmes de combate ao fascismo e ao caciquismo e faço um trabalho na minha terra e na minha zona que ao outro partido não o vejo fazer, e foi por isso que me tornei militante do PS. Não faço parte de nenhum saco de gatos e sei para onde vou e para onde quero ir. Dizer-se que se é de esquerda é curto...no terreno e na pratica é qus e vê. Dogmas e blá blá...não nos levam a lado nenhum. Em todos os partidos há gente que está lá erradmanete, mas ter preconceitos...
Zita Seabra, Carlos Brito, Pina Moura, Judas...etc...eram aplaudidos e subiam ao palco...
Atacar os trabalhadores e o povo que escolheu o PS parece-me que não é o melhor caminho...
Digo eu...