sábado, 2 de fevereiro de 2013

Generais Angolanos – Arriscar um julgamento... será inteligente?


Fomo-nos habituando à ideia, infelizmente, diga-se!, de altos dirigentes angolanos, generais e família do Presidente... são sinónimo de gigantescos negócios que nenhum vencimento, ou mesmo lucro legítimo explica. Fomo-nos habituando ao corrupio não só de todos esses, mas igualmente das esposas, que se organizam em aviões fretados para vir a Lisboa fazer compras, ou coisas ainda mais importantes, como ir ao cabeleireiro. Fomo-nos habituando a que os multimilionários apartamentos de vários milhões de euros, do novo Estoril-Sol e similares... sejam dos tais angolanos.
Isto, sendo uma constatação, não implica nenhuma generalização (nem poderia implicar!) sobre questões de honestidade e carácter da classe dirigente angolana.
Daí que seja perfeitamente normal que alguns generais possam estar, legitimamente, a defender o seu bom nome, nesta estória em que sete deles resolveram processar o autor angolano e a editora portuguesa, de um livro, “Diamantes de sangue: tortura e corrupção em Angola”, de Rafael Marques, onde se fala de prováveis crimes cometidos por alguns deles (alguém os terá cometido, que diabo!).
Não conheço de todo o autor do livro, não o li... mas espero que tudo venha a ficar em pratos limpos (ia dizer “preto no branco”... mas tive receio das reacções), tendo até uma razoável expectativa sobre se as investigações e apresentação de provas a que um julgamento certamente obrigará, fará recuar a História até à portuguesíssima família Soares... e ao seu alegado gosto por diamantes angolanos (quem sabe?!).
Com quem não posso deixar de estar solidário, é com Bárbara Bulhosa, a responsável da editora “Tinta-da-China”, agora arguida e com termo de residência, porque o facto de alguns generais angolanos não terem noção do que seja um Poder Judicial (quase) independente, como é o nosso, não lhes dá o direito de virem tentar intimidar quem resolva, no futuro, escrever, investigar, ou dizer o que quer que seja que não lhes agrade.
Seja como for, o meu lado anárquico gostou de ver que o omnipresente José Miguel Júdice é o representante dos generais... sobretudo porque ao imaginar o grande advogado brandindo espadas pela honestidade dos seus clientes, não pude deixar de me lembrar da famosa anedota em que o Bocage também defendia uma grande dama da sociedade, jurando a todos os presentes no salão:
- O traque que aquela senhora deu... não foi ela, fui eu!

17 comentários:

Anónimo disse...

Onde, "qualquer bicho careta" angolano arranjou meios para adquirir as fortunas de que são titulares, lá espécie, faz-me, e muita...
Será que esse milionários angolanos são daquelas pessoas a quem até os cães põem ovos? Se for isso está tudo explicado!
Mas, a espécie continua a chatear-me a cabeça...

Manuel Norberto Baptista Forte disse...

Petróleo e diamantes, sob controlo familiar enquanto o Povo Angolano sofre, investimento familiar no estrangeiro, enquanto o Povo Angolano sofre, claro que o julgamento de tais procedimentos já está feito à luz da livre opinião pessoal, e pública. Mas só aí, porquê?.

Anónimo disse...

E porque hoje passam 70 anos da heróica batalha de Stalingrad aqui vai poema de Robert Wyatt


http://www.youtube.com/watch?v=jhASHWK2sQA&sns=em

Anónimo disse...

MAS ENTÃO O MPLA NÃO É VERMELHO?...

samuel disse...

Anónimo ():

Meu caro... acabou de perder uma excelente ocasião para estar calado! :-)

Há quantos anos não lê um jornal? Há quanto tempo é que o MPLA aderiu à "Internacional Socialista"? Há quantos anos é que o MPLA pratica o mais puro e duro capitalismo, como doutrina?

Desde quando os membros da "Internacional Socialista", a organização mundial de partidos como o PS português, o PSOE espanhol e mais uma catrefada de partidos ditos socialistas e social-democratas da Europa e do mundo... são VERMELHOS? :-) :-) :-)

Retornado disse...

É tudo muito complicado.

Já antigamente o "ultramar" nos dividia, não nos deve dividir agora.

Pelo menos aos políticos.

Os-velhos-do-restelo bem nos diziam quando nos viam partir, que tivessemos juízo, como não tivemos, agora temos nos aguentar.

Anónimo disse...

Diamantes, petróleo só fizeram os povos do mundo sofrer e o povo angolano não é diferente! Mas porque a verdade incomoda tanto? Como tantos aqui em Portugal se deixam e deixaram corromper? Só lamento que o Governo Português não seja mais firme quando outras nações se intrometa com os portugueses!
Isto é, o espelho do que irá suceder quando Portugal (Casas em Portugal) forem vendidas aos estrangeiros e nem precisem de pagar impostos!
Portugal a saldo!!!!!
Vicky

dora fonte disse...

Samuel,
Apesar de o MPLA já não ser vermelho, ainda é um bocadinho.
Eu, pelo menos, não o comparo ao regime do Mobutu, Bocassa, etc… Penso que se Savimbi tivesse alcansado o poder… bem, nem sei!
Sei que houve eleições em 92, em 2008 e em 2012. Todas elas reconhecidas internacionalmente.
Sei também, que mal a cabeça da cobra (desculpem a expressão, mas é o que sinto) desapareceu, em 2002, a guerra acabou e os angolanos vivem em paz.
O país desenvolve-se a olhos vistos. Ponto.

dora fonte disse...

Meu camarada, diz-me porque não publicas o meu post…
deves estar a dormir…

dora fonte disse...

Bom,,,
Neu camaradq Sanuel, não desbloqueia o meu comentário, porquê?

dora fonte disse...

Eu deixei o meu comentário hºa horas!
Só que não aparece, camarada… não sei porqu~E.

samuel disse...

Dora Fonte:

Espero que agora "sossegue", ao ver o seu comentário publicado.

Como pode ver, ele entrou aqui, para moderação, à 01:03 da madrugada… e os respectivos "protestos" pela não publicação, às 05:48, às 05:52 e às 07:05.

Não faço ideia da razão que a leva a achar estranho que eu esteja "a dormir" a essas horas!!! :-) :-)


Sobre o comentário propriamente dito:

Claro que há progressos em Angola! Não me vê dizer o contrário.

Agora, como costumo responder a pessoas daqui que argumentam, por exemplo, que tal ou tal presidente de Câmara rouba um bocadito… MAS FAZ OBRA, só falta arranjar e eleger gente que também faça a obra… MAS NÃO ROUBE!!!

Ou acha normais as fortunas obscenas de gente que, teoricamente, devia viver dos seus vencimentos… e a quem, ainda há pouco, não se conheciam negócios… nem de alfinetes?

Se é angolana, não tome as dores dos corruptos do seu país… tal como eu não defendo os corruptos de Portugal, a dar-se o caso de serem acusados por um angolano, ou seja quem for.

Saudações.

Graciete Rietsch disse...

Se a justiça funcionasse até onde iria a Investigação pedida por esses senhores?!!!

Um beijo.

Retornado disse...

Lembro-me do tempo em que passei de "patrão" a "kamarada".

Em português a gente s´intende!

dora fonte disse...

Samuel,
Peço desculpa da minha ansiedade noturna de ontem.
Não, não sou angolana. Sou portuguesa. Conheço angola, não tenho quaisquer interesses lá, nem sequer roubei por lá nada. Simplesmente fui lá cooperante nos anos 80 e, mais tarde, nos anos noventa. Conheci um pouco aquele país e aquele povo, só isso.

Olinda disse...

Ontem.por acaso,emprestaram-me uns DVD's,e
um deles,ê sobre uns desalojamentos com repressao em Angola,ainda nao o vi,pois
"doi-me"ver o grande desvio do MPLA.Sabemos,que a Unita ê ainda pior,mas o MPLA de hoje,nao tem nada a ver,com o MPLA de Agostinho Neto,e ê doloroso constatâ-lo,para quem,defendeu os movimentos de emancipacao das ex-colônias.A famîlia Soares,ê mais Savimbi,mais Mobutu,tem muito que se diga,estas relacoes...


Um abraco



,




Retornado disse...

Ó ai ó linda já não vamos ó cinema/
Ó ai ó linda que o pai foi atropelado!