quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Sócrates e Charles Pasqua – As promessas




O mentiroso compulsivo que comanda este “nosso” executivo de incompetentes e lacaios dos mercados, tem por hábito antigo fazer promessas e garantir coisas avulsas. Como deve ter levado apenas uns minutos a faltar ao cumprimento da primeira promessa que fez na vida, pode dizer-se que o hábito de faltar às promessas e garantias é tão antigo como o hábito de prometer e garantir.

Aí está ele mais uma vez! Prometeu e garantiu que não ia mexer nas leis laborais e não ia facilitar os despedimentos; logo, evidentemente, mexeu nas leis laborais e, quanto mais não fosse, por ter diminuído as indemnizações devidas aos trabalhadores despedidos... facilitou os despedimentos. Isto entre mais um enxame de medidas para "flexibilizar" e desregular o mercado de trabalho, mais o apoio e fomento disto e daquilo. É mesmo assim, está-lhe na massa do sangue.

É, politicamente, um bandalho!

Quem havia de dizer a Charles Pasqua que um dia, num país excêntrico e pelas mão de um governo “socialista”, ainda haveria de existir um Primeiro Ministro capaz de levar a sério uma das suas frases mais célebres!

Charles Pasqua é um velho empresário e político francês, oriundo da direita conservadora. Foi ministro num governo de Chirac (pelo menos). O seu ar meio bronco e os modos abrutalhados escondiam (e escondem) um cérebro ágil, um sentido político apurado, vasta cultura... e sentido de humor. Um dia, num debate, “apertado” por alguns adversários sobre o alegado não cumprimento de algumas promessas, proferiu, como pequena e lúdica “provocação”, a tal frase que Sócrates não só leva a sério, como cumpre literalmente:

«As promessas só “comprometem” aqueles que nelas acreditam!»

8 comentários:

do Zambujal disse...

Lembrares-te do Pasqua! Só tu!
E logo a propósito de um rapaz tão elegante, tão bem "apessoado"...

Um abraço

Graciete Rietsch disse...

Tão bem que o Sócrates aprendeu a lição!!!! Mas talvez se engane e venha a ficar bem comprometido.
O Sr Pasqua é que eu não conhecia.

Um beijo.

Maria disse...

Subscrevo. Se me permitires...

Abreijo.

samuel disse...

Maria:

A minha amiga sirva-se à vontade... :-)))

Abreijo.

Pata Negra disse...

Que mentem, nós sabemos! Que fomentar o emprego facilitando os despedimentos, é contradição que só pessoas muito inteligentes como eles atingem, nós não aceitamos porque somos ainda mais inteligentes do que eles. Criar um fundo para que os trabalhadores financiem o seu próprio despedimento, será mentira deles? Será que ultrapassa a nossa inteligência? Ou será que eles já estão plenamente convencidos que somos todos uns bananas?
Bem! Temos de aceitar! Se tem tantos votos...
Um abraço rodeado de bananas

Eduardo Miguel Pereira disse...

Eu prometo que voto no Sócrates ... olha ! isto pega-se bolas ! já estou a prometer o impossível.

Anónimo disse...

O facínora Sócrates tem como aliado o Proença.

Antuã

Fernando Samuel disse...

No entanto,às vezes, Socrates, certamente sem querer, mistura a mentira com a verdade: em 2010 dizia ele que não queria ser, e nunca seria primeiro-ministro, porque «não tenho o talento e as qualidades que um primeiro-ministro deve ter»...
(vi esta, hoje, na aldeia olímpica).

Um abraço.

Um abraço.