Esta notícia vinda de Inglaterra, segundo a qual, existe uma cada vez maior pressão sobre os profissionais do serviço público de saúde, no sentido de prolongarem até ao limite as esperas a que os doentes são sujeitos até conseguirem as suas intervenções cirúrgicas e outros tratamentos... deve fazer brilhar os olhos ao nosso novo ministro da “saúde”.
Segundo as associações de utentes inglesas, esta forma de “gerir” a saúde pública tem resultado em desvios de doentes para o sector privado, o principal objectivo!, ou em desistências que, no limite, acabam em mortes, o que evidentemente também é “bom para o sistema”, dada a poupança em tratamentos, para o Ministério das Saúde... e em pensões de reforma, para as Finanças em geral.
Num país normal e com um governo decente, a existir um aperto financeiro ou mesmo económico, é natural que um ministro das Finanças faça o que pode para cortar despesas... mas é por isso mesmo que faz falta um grande ministro da Saúde, que tenha uma formação que o faça dar mais valor aos seres humanos do que aos livros de contabilidade, que lute por avanços na medicina e nos cuidados de saúde. Que fique do lado dos doentes e resista com coragem aos cortes que lhe queiram impor.
Este miserável tecnocrata neoliberal, até agora, continua a parir medidas que visam unicamente a felicidade do seu cúmplice que está à frente da Finanças. Para além do que ordenou a troika. Para além do que é humano. Para além do que é suportável.
Mas que se dane o ministro! Hoje estou feliz! Uma amiga querida teve a notícia de que, depois do medo, depois da operação, depois da violência química e psicológica que se lhe seguiu por muito tempo... está finalmente livre de um cancro que tentou levá-la do nosso convívio.
Este belo milagre não fica a dever-se a este, nem a nenhum dos anteriores ministros da saúde, com as suas mesquinhas políticas de cortes, encerramentos de serviços e ostensivos favores aos amigos negociantes da morte... mas sim ao talento, empenhamento e carinho das equipas médicas, de enfermagem e de toda a outra boa gente que, com coragem e humanidade, está do lado da vida... apesar dos ministros.
É uma prenda para os familiares e amigos que, de coração apertado, apenas puderam contribuir com amor. E uma ou outra piada “parva” em plena enfermaria... porque dizem que rir faz bem a quase tudo... digo eu para me justificar.
17 comentários:
Se ao menos estes ministros cúmplices se lembrassem de como já foi bom o Serviço de Saúde, em Inglatera, em vez de copiarem novas leis com que o destroem!!!!
Ms os donos são os mesmos,portanto as políticas não podem diferir.
Um beijo.
Vivam eles, Viva ela,Vivam todos esses que fazem pelo bem dos outros, incluindo tu.
Um abraço.
e como estamos Felizes com esta notícia! :)
finalmenye, uma Boa Nova!
a imagem é linda, brilhante! mesmo a"conduzir"!! :)))
Viva Vida! :)
vovómaria
Bravo
Partilho tudo! Também a notícia que traz felicidade e riso. Sei bem o que vale ter uma notícia dessas para dar, o que é receber notícias dessas.
Quanto aos energúmenos que querem ir para além das ordens que receberam, sabujos e desumanos, por segundos ignoremo-los para logo logo voltar ao combate!
Abraços
E conseguiste transmitir a tua felicidade,com as tuas comoventes palavras e esse girassol sorridente e luminoso!
"Gracias a la vida"contra todos os "viva la muerte" que enxameiam esta terra linda como um girassol, que urge defender com a luta de todos os dias...que continua,por Abril,pelo SNS,pelo futuro!Colossal é este post e o seu tema!
Abraço
VIVA A VIDA!
Um abraço.
Toda essa pulharada não conseguirá tirar-nos a capacidade de sorrir,para a vida,para os amigos,nem a capacidade de rir,deles.
Um abraço,
mário
Para ajudar a dança!
http://www.barcelos-popular.pt/?zona=ntc&tema=3&lng=pt&id=3529
Um abraço ao blog!
Aqui há uns anos atrás, também eu partilhei dessa mesma alegria em relação a um grande amigo meu.
Ministros e afins que se lixem com "f" !!!
Parabéns à tua amiga, e que a vossa alegria se possa prolongar por muitos e bons anos.
Pelo menos, o Sr. Ministro da Saúde disse que o encerramento das unidades de urgência, ficaria dependente da opinião dos clínicos, coisa que me parece bem desde que esses clínicos não sejam aqueles que no fim do horário de trabalho a que estão sujeitos no público, vão a correr para a clínica com quem têm contratos milionários.
Desviá-los para o sector privado uma sacanice, deixá-los morrer para aliviar os fundos de reformas - o crime que se segue!
Acredito em tudo menos no ox Alá.
Um abraço atento mas nem por isso quieto
Apesar dos ministros assassinos viva a Vida.
Quando reli este"post" e os comentários concluí que me deixei dominar mais pela revolta pelo que querem fazer do nosso SNS e não dei tanta atenção a dois factos importantes:as melhoras da amiga a quem deixo um grande abraço e o magífico Girassol que ilustra o teu "post" e que pode muito bem representar um hino à VIDA.
Mas sobre as ilustrações dos teus "post" tu és extrordinário.
Parabéns e um beijo.
Muito feliz pelo êxito de vida da sua amiga! Mas olhe lá que as equipas médicas e o pessoal de enfermagem não teriam feito essa(s) maravilha(s) se não tivessem sido os ministros da saúde que por aí andaram nos últimos anos da nossa anda jovem democracia... Daqui para a frente é que já não digo nada! E esse exemplo da Inglaterra não vem nada a nosso favor. Esta Europa a virar para o neo-liberal não traz nada de bom.
Partilho da tua felicidade! É tão bom podermos enfrentar a vida com um sorriso...
:))
Abreijos.
Enviar um comentário