terça-feira, 11 de setembro de 2012

11 de setembro – Mais um ano...




Mais um 11 de setembro passa. Acredito que depois de tanto o repetir, já não preciso de justificar que lembrar em primeiro lugar um “11 de setembro” mais antigo, passado no Chile em 1973, quando o imperialismo dos EUA assassinou Salvador Allende e muitos milhares de chilenos, servindo-se do traidor e fantoche Augusto Pinochet, não é de forma alguma um desrespeito para com as vítimas do mais mediático e mais recente “11 de setembro” de Nova Iorque.

Trata-se simplesmente de uma compreensível fraqueza humana da minha parte: mesmo lembrando toda a gente… lembrar em primeiro lugar os amigos.

Hacia la libertad” – Inti-Illimani
(José Seves/Horacio Salinas)



15 comentários:

Justine disse...

Lembrar sempre, até à liberdade!

Dona Sra. Urtigão disse...

Sem duvida

João Nobre disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
trepadeira disse...

Com a fraqueza humana,para que amanhã seja força,não deixemos repetir.

Um abraço,
mário

João Nobre disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
João de Sousa Teixeira disse...

"LA HISTORIA ES NUESTRA Y LA HACEN LOS PUEBLOS" Salvador Allende

Abraço

Medronheiro disse...

Os nobres não eram letrados pois deixavam essa tarefa ao clero. Os nobres até para aprender a ler eram calões.

Antuã disse...

Este 11 de Setembro de 1973 foi obra clara da CIA. O mais recente também leva a crer que sim. Aliás, não cairam duas torres mas três. Como caiu a terceira? Pelo mesmo modo das outras mas sem a intervenção de aviões?!...

Ana Sara Cruz disse...

Viva o grande e saudoso Salvador Allende, assassinado por ordem dos criminosos da CIA. Quanto aos comentários de gente que não sabe nada de nada, dá-lhe desprezo Samuel. Beijinhos. Viva o povo chileno.

samuel disse...

Nobre:

E pronto, caro Nobre... você apagou os seus "comentários", eu apaguei as minhas respostas... desaparece assim, portanto, o rasto da sua infeliz passagem por este lugar. O cheiro levará mais algum tempo a desaparecer, infelizmente... :-) :-) :-)

Passar bem!

Anónimo disse...

Venho regularmente a este blogue. É como vir á tona, respirar.
Miguel Mealha

Manuel Delgado disse...

Mas afinal Salvador Allende. Foi assassinado ou suicidou-se? É que já ouvi as duas versões!!!

samuel disse...

Manuel Delgado:

No decorrer de um golpe militar fascista desenhado pela CIA, pelas empresas norteamericanas prejudicadas com as nacionalizações e o fantoche Pinochet... Salvador Allende FOI SUICIDADO... juntamente com muitos milhares de chilenos.

Tá bom assim?

Manuel Delgado disse...

Pois, era o que eu esperava, só perguntei, porque não sabia mesmo.
Mas no caso isso até acaba por ser irrelevante, pois o que estava montado por de trás é que deve e tem que ser condenado. Allende não era um comunista qualquer, apesar de enfrentar dificuldades, mesmo para impor a sua política, era integro e justo, sem vinganças para opositores, essa foi uma enorme perda!

samuel disse...

Manuel Delgado:

Nem mais! Uma enorme perda... e um atraso trágico no avanço para a libertação e democratização da América Latina... que felizmente vai, com todas as contradições e dificuldades, fazendo o seu caminho.

Abraço.