terça-feira, 30 de abril de 2013

O cheiro a “consenso”


Em condições normais as palavras teriam valor por si próprias e não sofreriam tão violentas variações de significado ao sabor das intenções daqueles que as usam (e abusam). Debrucemo-nos, por exemplo, sobre palavra “consenso”.
À primeira vista é uma palavra “boa”, que apela ao avanço, à construção, à harmonia, à civilidade, ao trabalho e interesse comum, à busca do melhor e mais justo para o maior número possível de cidadãos. Resumindo, uma palavra que apela à verdadeira democracia participada, já que não pode haver consenso sem antes ter havido uma ampla e participada discussão dos problemas.
Desgraçadamente, quando sai das bocas de Cavaco Silva, de Passos Coelho, ou de Vítor Gaspar, para citar apenas estes... a palavra “consenso” assume significados estranhos ao habitual. Passa a querer dizer capitulação, traição de princípios, negociata, interesses particulares, batota, jogo, desonestidade, insulto à inteligência.
Desgraçadamente, quando sai das bocas de Cavaco Silva, de Passos Coelho, ou de Vítor Gaspar, para citar apenas estes... a palavra “consenso” assume a textura e o cheiro do esterco, das estrumeiras a céu aberto, dos esgotos... e porque não dizê-lo em “estrangeiro”... da merda.

9 comentários:

Anónimo disse...

Têm um ar tão cretinamente feliz que mais parecem estar a cantar o hino da alegria numa qualquer ópera bufa.
JM

Anónimo disse...

Este é um governo de merda, com gente de merda e políticas de merda. Estes mafiosos que servem exploradores e alegremente destroem o país são, há que dizê-lo, uns filhos da puta!

Anónimo disse...

Mas nao existe já um consenso sobre a demissão deste governo?

Luis Filipe Gomes disse...

Olha que três! Com aquele arzinho sonso, logo vi que havia com incenso na fotografia. Que cheirinho a poiais! De S. Bento ou de Belém o esterco é sempre esterco. Deixá-lo curtir para melhor se enterrar.

Graciete Rietsch disse...

Consenso de mafiosos!!!

Um beijo.

trepadeira disse...

A jeito já estão é só puxar o autoclismo.

Abraço,
mário

Olinda disse...


"Tao a rrirre câ do quë ?"(Assim falam alguns moradores tîpicos de um bairro de pescadores,em Setûbal).Eu respondo-Riem-se porque nos estao a lixar...com um F grande...

Abraco

DM disse...

A propósito do cheiro do dito, deixo a ligação para http://domingosmota.blogspot.pt/2013/contra-o-cinismo.html

DM

Anónimo disse...

Já nos estão a tramar só falta o fugitivo Paulo Portas!!!...
Não enganam ninguém e são um conjunto de mafiosos!
Vicky