terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Belmiro de Azevedo e o seu órgão central






Vamos colocar a coisa do seguinte modo: imagine a minha cara leitora e/ou leitor que, por pagamento de uma qualquer atividade regular, tem uma avença mensal de quinhentos euros com a Autarquia da sua terra. Imagine ainda que, durante o mês passado teve duas despesas extraordinárias, porque convidou uns amigos para jantar e teve que pagar uma multa de estacionamento. Imagine agora que, porque pagou essas despesas extraordinárias com o dinheiro que recebe da sua avença, alguém da sua terra começa a espalhar o boato de que é a Câmara Municipal que lhe anda a pagar as comezainas com os amigos e até as multas de trânsito. Imagine que esse boateiro, para além de saber que você recebe mensalmente tanto ou mais dinheiro por pagamento de outras coisas que faz profissionalmente para outras entidades, do que aquilo que recebe pela tal avença com a autarquia... mas mesmo assim acrescenta no seu boato a “informação” inventada de que você exige que a autarquia junte aos quinhentos euros o valor da multa e do jantar com os amigos, no próximo pagamento.
Perante este quadro, quem acreditar que o boateiro não sabe do que está a falar... acha apenas que é um imbecil. Quem souber que ele sabe muito bem que tudo o que disse é uma distorção da verdade, numa mínima percentagem, e pura mentira em tudo o resto... então não pode deixar de o considerar um canalha.
E assim chegamos à manchete do jornal “Público” que espalhou precisamente o “boato” de que os partidos somam as coimas que hipoteticamente tenham num ano à subvenção a que têm legalmente direito no ano seguinte, ficando assim as coimas vazias de significado. Diga-se em abono da verdade que o “Público” esteve longe de estar sozinho nesta “cruzada” (RTP, SIC, A Bola, Sol, etc., etc., etc., até à náusea...) e que o carregar nas cores em relação ao caso particular do PCP, apenas mostra que na generalidade, os média cumprem o seu "dever" e qual o carácter da verdadeira campanha que está por detrás destas “notícias”.
Não querendo acreditar que um jornal como o “Público” divulgue textos sem se dar ao trabalho de saber pelo menos alguma coisa sobre aquilo que publica... tenho de pensar que o jornal conhece a verdade, tal como vem aqui muito bem explicada (e AQUI contada e brilhantemente comentada), mas que opta por mentir e espalhar o boato que melhor serve os seus intentos... que nada têm que ver com jornalismo.
É lamentável ver um jornal com as pretensões do “Público” da “SONAE/Continente” ser menos credível do que o “Dica da Semana” do “Lidl”... mesmo que, pensando bem, ambos não passem de boletins de propaganda de duas mercearias hipertrofiadas.


Adenda: também é de ler o que a propósito se diz aqui e aqui... e certamente em mais blogs feitos por gente decente... 

6 comentários:

Fernando Samuel disse...

Olha, olha, lá encalhámos na mesma «notícia»!... coincidências...

Um abraço.

Maria disse...

Vim agora mesmo do Cravo. Esta gente pensa que somos parvos...

Abreijos.

Pata Negra disse...

No fundo, o que se pretende é que essas subvenções acabem para que apenas sobrevivam os partidos que vivem bem sem elas porque são financiados "desinteressadamente" pelas belmiras arredondadas! Vá-se lá saber para que raio servem os partidos que não servem a certos senhores e à sua respectiva comunicação social!
Um abraço com confiança

Anónimo disse...

Camaradas, a notícia do "Público" é um nojo. Tal qual são os comentários do seu ex-director; tal qual são os comentários do dono do Continente, que depois de ter chamado "ditador" ao sujeito de Boliqueime agora já declara apoio à sua candiatura a novo mandato presidencial. Mas se os fulanos acimam identificados são um nojo, o que assina a notícia e o que a comenta são exactamente a mesma coisa. Tal qual acontece com a generalidade da chamada Imprensa - escrita, falada e televisiva. Fui jornalista 30 anos e felizmente foi num tempo em que os Jornais eram recheados de pessoas e palavas honradas. Mas, camaradas, o que eles verdadeiramente não suportam é que o Partido continue vivo, actuante, na primeira linha de combate contras as injustiças e o medo. E que até seja capaz de ter um operário electricista - Francisco Lopes - capaz de encavacar o mais pintado doutor, pois a sua candidatura presidencial é a única que encerra um projecto verdadeiramente político para este País, há muito e desgraçadamente entregue, a corruptos, pantomineiros e outros eiros...
Soares Novais

Anónimo disse...

O dono da opinião do Público, estranho nome para quem defende os grandes interesses privados, tem história em Matosinhos já que construiu clandestinamente o Continente, a primeira grande superfície em Matosinhos, construiu sem pagar licenças pela ocupação de espaço aéreo e recebeu há meses de borla da Câmara um terreno para construção de um equipamento escolar. Recebeu muito de Matosinhos, inclusive a consequência da destruição do comércio tradicional, com a cumplicidade da maioria PS da Câmara Municipal. É evidente que nesta gente o que conta são os interesses de momento, mesmo que quem se considerou como ditador passe a ser a melhor solução, claro que para a defesa dos seus interesses. Apesar de tudo, não posso deixar de elogiar a sua coerência ao considerar como seu principal inimigo o PCP e, agora pelas circunstâncias, o Francisco Lopes.
Um abraço do Norte
Valdemar

Graciete Rietsch disse...

O Belmiro e outros que tal têm à sua disposição todos os meios necessários para envenenar o Povo e ,infelizmente, é que lá vão conseguindo. Até um dia!!!!!

Um beijo.