quinta-feira, 19 de julho de 2012

Bernardino Soares - Os católicos e os “comunas”


Passam a vida a moralizar-nos quanto à dívida. Que não se deve questionar, nem renegociar, nem coisa nenhuma. Cavaco disse mesmo que não se deve questionar e ofender os mercados. Ferreira Leite, disse que quem empresta o dinheiro é que manda, etc., etc., etc... ao mesmo tempo que nos vão atirando à cara o seu colossal cristianismo.
Num toque de humor duro e corrosivo, o líder parlamentar do PCP, Bernardino Soares, resolveu presentear o líder do CDS com a leitura de uma passagem bíblica:
“Se um dos teus irmãos empobrecer, e não satisfizer as suas obrigações para contigo, protegê-lo-ás, mesmo que seja um estrangeiro ou um inquilino, e deixa-o viver contigo. Não receberás dele juros nem lucro algum, mas teme o teu Deus para que o teu irmão viva contigo. Não lhe emprestes o teu dinheiro com juros, nem lhe dês os teus mantimentos para disso tirar proveito.”
(Levítico, 25, 35)
Reconheço que os verdadeiros católicos presentes na Assembleia, não devem ter gostado do que ouviram. Em contrapartida, e pensando nesta entrevista do bispo Torgal, é evidente que quase todos os membros deste governo de fanáticos neoliberais, assim como os capitalistas de quem estão a soldo... são tão católicos como eu sou piloto de testes da NASA.



16 comentários:

lino disse...

Grande tampa no Portas!
Abraço

Edgar disse...

Em cheio, mesmo no alvo?

trepadeira disse...

Há já uns bons anitos,um vizinho padre,costumava aparecer para cavaquear.O tema ia sempre,era assim encaminhado,bater à religião.
Já com alguma confiança,um dos convivas dizia-lhe,referindo-se a uma alta eminência:
"Olhe que nem parece crente."

Respondeu o sr.abade,malandreco como era:
"Se fosse muito crente não tinha chegado onde chegou."

Tudo esclarecido,e bem.

Um abraço,
mário

Maria disse...

na mouche... com um sorriso.

Abreijos.

Antuã disse...

99% do clero não tem um pingo de cristianismo e os ditos católicos no poder não passam de vendilhões do templo.

Graciete Rietsch disse...

Outra grande intervenção!!

Um beijo.

Anónimo disse...

Pobre Bernardino, tão novo na idade e tão velho na mentalidade. Onde irão eles desencantar estas encomendas?

samuel disse...

Anónimo (12:03):

Pobre anónimo! Até parece que sabe escrever... e afinal é analfabeto. :-) :-)

Anónimo disse...

Escrevi mal, Samuel? Onde chegou à conclusão de que eu sou analfabeto? A si não o insulto, pois insultar pessoas que têm opiniões diferentes não faz parte dos meus hábitos. Ainda assim, que mal pergunte, este Bernardino não é o mesmo que, aqui há tempos, se saiu com aquela pérola de duvidar que a Coreia do Norte não fosse uma democracia? Depois dessa, que moral tem ele para vir falar do que quer que seja? Por que não vai ele viver para junto do querido líder? E vá você também, Samuel, vá para junto dos seus, na Coreia ou em Cuba, que por aqui você só está entre inimigos.

samuel disse...

Anónimo (14:00):

Certo... agora vá pra dentro, criatura. Olhe o sol na cabeça! :-) :-)

Só por uma piada já partiu para a "deportação"... que faria se o tivesse insultado mesmo! :-)

samuel disse...

Anónimo (14:00):

... e já agora... esse seu "vá para junto dos seus, na Coreia ou em Cuba", é um verdadeiro postal.
Se acha que, pelos menos para mim, a Coreia (presumo que se refere à do Norte. Há duas, sabia?) e Cuba são a mesma coisa, então, até pode não ser analfabeto (no sentido Brechtiano. Já no comentário anterior o era... mas você não percebeu), mas olhe que imita maravilhosamente. :-)

Pintassilgo disse...

Este anónimo que por aqui apareceu zurra muitas vezes?

Anónimo disse...

Samuel,

De facto, quer na Coreia, sei que bem há duas, mas só uma, a do Norte, felizmente, é comunista, quer em Cuba o que não falta é Liberdade de Imprensa e respeitos pelos direitos humanos. E presos políticos, como aqui havia no tempo de Salazar, é coisa que não existe nem na Coreia nem em Cuba. Qualquer semelhança entre um e outro país é mera coincidência. Quanto aos insultos, lamento, mas fica a falar sozinho.

samuel disse...

Anónimo (16:48):

E viva o seu direito à sua opinião!

Ainda assim, se tiver muito tempo livre, há-de fazer o favor de encontrar, entre os 2.888 posts deste blog, um parágrafo em que eu elogie ou apoie o que se passa na Coreia do Norte.
Cuba é outra História… mas lá está… é a minha opinião.

Quanto aos insultos, presumindo que se está a referir às minhas respostas… Quais insultos?
Você está bem?
Se não tem nada para dizer… não se acanhe. Não diga! :-) :-)

Saudações.

Medronheiro disse...

Este anónimo ficou desarmado com os argumentos do bernardino. Daí o seu desespero.

Anónimo disse...

Também sou anónimo, mas sou outro.
Este Bernardino, nunca me enganou. O que ele está a fazer é campanha interna no CDS, desacreditando o Portas, com o estilo que tem, ainda vai acabar por "essas bandas", já uma vez tinha feito um comentário, onde referi isso, vão tomando nota...


M.D.