sábado, 29 de setembro de 2012

Manifestação nacional – Um rescaldo...


Sim, estive na manifestação nacional organizada pela CGTP!
Não farei grandes comentários e nem por um momento, que seja, entrarei em qualquer guerra de números. Deixarei apenas alguns simples apontamentos:
1. Estava sensivelmente mais gente nesta manifestação organizada pela CGTP, do que a que aquela que se vê nesta fotografia do Terreiro do Paço. Pronto, vá... bastante mais!
2. Não dei pela falta do senhor João Proença.
3. Quem acha que a estas coisas só vão velhos... devia rapidamente consultar um oftalmologista.
4. Quem acha que quando se viu uma manifestação, viram-se todas... engana-se! Eu, que já levo umas tantas no activo, tive hoje uma estreia absoluta. Ao sair da estação do Metro “Baixa-Chiado” e ao entrar no caudal do "rio" que descia a Rua Áurea, fiz todo o caminho até ao Terreiro do Paço lado a lado com várias centenas, direi mesmo muitas centenas de agentes da PSP e de militares da GNR que, de forma organizada e perfeitamente identificados por inúmeros cartazes e bandeiras, participavam na manifestação. Gritavam a plenos pulmões “O povo unido jamais será vencido!”. Mais abaixo, passaram para um claro “Sempre ao lado do povo!”. A seguir, alto e bom som, “Juntos venceremos!”... para voltarem ao “O povo unido... ...”.
5. Manifestantes e simples espectadores ou turistas que ocupavam os passeios enquanto o “rio” deslizava intensamente, batiam palmas e tiravam milhares de fotografias. Mesmo ao pé de mim, um polícia de serviço, por três ou quatro vezes, ao ver passar alguns dos seus camaradas que reconheceu, usou o apito para os fazer voltar a cabeça na sua direcção... e verem o seu sorriso rasgado e o polegar bem esticado para cima.
Como disse, há sempre uma primeira vez para tudo! Ah... e se alguém se tiver “esticado” nos comentários ao Governo, a Passos Coelho e aos seus ministros, ou à Troika... fez muitíssimo bem!!!

12 comentários:

Manuel Delgado disse...

Boa noite

Ora muito bem visto, está a ver como mesmo em coisas em que somos discordantes, e a "CGTP", é com certeza uma delas, quando se junta o povo, cheio de razão, tudo bate certo!;)

Maria João Brito de Sousa disse...

:) Abraço!

Maria disse...

Vi-os entrar, bandeiras ao vento, no Terreiro do Povo. Mesmo ali ao pé de mim, que estava perto da esquina com a Rua do Arsenal.
Não te vi!!!!!
Mas éramos tantos.......

Abreijos

Pata Negra disse...

A ausência do Proença eu compreendi, não é muito dado a estas coisas dos sindicatos! A ausência que mais me impressionou foi a do cardeal patriarca que está sempre a apelar ao povo de Deus! Pronto o Paulo Portas, que também é muito contra as medidas do governo, não esteve, mas compreende-se, se fosse ia ser filmado e isso é uma coisa com que ele não convive bem!
Também lá estiveste? Não te vi! É muito estranho! SE estiveste lá como é que eu não te vi?!
Um abraço (mas senti-mo-nos!)

Pata Negra disse...

errei nos tracinhos

Jorge Manuel Gomes disse...

Também lá estive Camarada!

E na última e na penúltima. E nunca cheguei assim a casa. Cansado mas sem conseguir dormir.

Este mar de gente tirou-me o sono de tão "marabilhoso" (como se diz cá pelo Norte).

Um abraço, desde Vila do Conde,

Jorge

Antuã disse...

Cansado voltei mas cheio de alegria.

Graciete Rietsch disse...

Eu não estive mas fiquei completamente eufórica com as botícias que os meus familiares me iam enviando. Estava no Alentejo, onde costumamos ir todos os anos, desde há seis anos, com a UPP.
Tive momentso felizes, apesar de uma ou outra desilusão pelo meio,mas o balanço foi positivo. Até porque tive o privilégio de ouvir, ao vivo,em Ervidel, o Cante Alentejano,de que quero destacar um grupo feminino que nos comoveu até às lágrimas!!!
Gente tão sofrida, mas tão
afetuosa, os alentejanos!!!!!

Um beijo.

Anónimo disse...

eu tanbém lá estive foi maravilhoso td bem unido pela mesma causa

Anónimo disse...

Também lá estive! Eramos muitos e muitos e com muita força lhes dissemos o que queriamos! "Chega e Basta!".
Cansada! Mas só um motivo não me leverá a outras, é o povo português ter no dia a dia e SEMPRE, SAÚDE,CULTURA,PÃO,SOLIDARIEDADE E PAZ
Saudações
Vicky

Anónimo disse...

Estas manifestações produto de um comunismo inutil nao dao em nada. sao apenas cassetes atras de cassetes. redundantes. a verdadeira resposta é o nacionalismo!

samuel disse...

Anónimo (02:11):

Olha... fomos visitados por um fascista mais ou menos comedido nas palavras... :-) :-)