sábado, 21 de setembro de 2013

CNE - Com tanta coisa séria digna de verdadeira e urgente reflexão...



Desculpem-me a rude franqueza... mas esta tão “respeitada” instituição do “dia de reflexão” na véspera de actos eleitorais, é, na minha privadíssima opinião... uma coisa bastante estúpida!
Na verdade, adoraria conhecer alguém que no “dia de reflexão” se ocupe em longas horas de reflexões sobre o seu sentido de voto e nem por um momento converse com alguém sobre política, só para não violar o sagrado princípio do “mistério da reflexão”.
Se me disserem que não deve haver manifestações e mobilizações no próprio dia e junto aos locais onde estão as mesas de voto... concordo plenamente! Era o que mais faltava... somar às homilias dos párocos e à pressão diária dos caciques e patrões, uns e outros capazes de convencer os eleitores mais “frágeis” e que estão sob a sua influência, de que, diga-se o que se disser sobre o secretismo do voto, Deus e os Patrões acabam por saber tudo e ver tudo e enviar castigos aos “pecadores”... era o que faltava, como ia dizendo, juntar a isto a pressão e a intimidação de grupos de “hooligans” organizados para influenciar e condicionar à boca das urnas a liberdade de voto!!!
A CNE decidiu proibir a utilização do “facebook para quaisquer formas de propaganda eleitoral... nem que seja propaganda "subliminar", proibição acompanhada da ameaça de pesadas sanções. Não sei se a proibição inclui o “Twitter”, a língua gestual e os sinais de fumos. Agora o que eu gostaria mesmo, mas mesmo, mesmo de saber... é como raio é que a CNE vai controlar os milhares de páginas pessoais de “facebook” dos militantes e candidatos espalhados por listas de todos os partidos e por todo o país, ou mesmo das centenas de páginas “oficiais” dos partidos e movimentos concorrentes.
Por vezes, dá a ideia de que estas instituições estatais muito formais e rígidas nos seus pergaminhos, nutrem um gosto especial pelas oportunidades de serem gozadas publicamente! O que é uma pena, no caso da CNE!
Dê lá por onde der, esta gigantesca tarefa a que a voluntariosa CNE se propõe, só será possível com a ajuda de “bufos”, o que, não espantando, dado o país em que estamos... retira toda a possível piada à notícia!

7 comentários:

Olinda disse...

Jâ estou a ver a Revolucao Grisalha e os Bês a controlarem "a coisa"...
Gostei do post!

Um abraco

Graciete Rietsch disse...

Eles contrariam todos os dias a liberdade do voto. Essa do Facebook é ridícula e quer fazer de nós estúpidos. Nem dá par "refletir". Dá para desprezar ainda mais essa "gente".

Um beijo.

Bolota disse...

Olinda,

Revolução grisalha??? A minha alma tá parva tal o numero de reformados candidatos a autarcas.
Não é suposto o reformados o serem porque as forças começam a faltar??? Se calhar vou ser mal interpretado mas...tou farto de ser comido.

Abarços

Rocha disse...

Estou com tão preocupado com a CNE que vou já começar a trabalhar em mensagens encriptadas:

"Ora deixa-me lá decidir em que (C)andi(D)atos vo(U) eu votar."

Carlos Canhoto disse...

Sim, pode ser um excesso de zelo. Até porque é difícil perceber onde acaba a propaganda e começa a reflexão. A reflexão tem de ser silenciosa? Poderão os candidatos das várias listas falar do assunto eleições com os amigos? Enfim.

De qualquer modo, nesta fase parece-me que é perigoso descredibilizar a CNE: já o tentam fazer televisões, jornais, rádios nacionais e locais, etc., para justificar os seus "critérios jornalísticos" de caca. A CNE faz bem em ser zelosa. Talvez o problema esteja mesmo no dia de reflexão.

Antuã disse...

Quando temos muitas dúvidas que uma ordem seja cumprida o melhor é não a dar.

Anónimo disse...

O Samuel deve ter lido mal.
Trata-se do Dia da Digestão!
Muitos eleitores têm que repousar e digerir o porco no espeto que alguns candidatos distribuem pelos bairros sociais...