terça-feira, 4 de junho de 2013

Sócrates & Marcelo - Azar!!!


Parece que ando em maré de dizer “tolices”, no lugar de coisas muito “sérias e profundas”... é a vida!
Ainda que o façam com boas intenções (ou quase sempre, pelo menos), algumas pessoas têm o péssimo hábito de comparar os artistas portugueses com os estrangeiros... dando-lhes logo o piedoso “desconto” de terem tido o grande azar de nascer em Portugal. Ainda que o façam com boas intenções, como digo, quase sempre isso é um pouco humilhante, quando não mesmo insultuoso para aqueles que pretendem elogiar com a comparação.
Deve ser por saberem disso que uns amigos com quem comentava as “performances” televisivas do comentador José Sócrates e as suas audiências pouco mais que medíocres, por comparação com a concorrência, acharam tanta graça à frase, usada em tantas outras situações, com que pretendi resumir a nossa conversa:
“José Sócrates é o Marcelo Rebelo de Sousa... português!”

26 comentários:

Graça Sampaio disse...

Vocês, comunistas, serão sempre os mesmos! Arrogantes com a mania que são populares... Quanto à triste comparação que aqui apresenta, deixe-me que lhe diga duas: primeiro, vocês vão sempre mais pelos fulanos do PSD que pelos do PS; segundo, tomaria o MRS comparar-se em termos de homem da política ao JS.

Luis Filipe Gomes disse...

Não posso estar mais de acordo.
Sabendo que o porfessor só se governa a si próprio e não irá por isso governar o país; só me resta confessar que sim, que votarei nesta sua reencarnada versão pertuguesa vinda de frança com a cigonha, sim! vutarei nele sábe-se-lá azar que trará não aproveitar tal avatar du bon guvernumã.

samuel disse...

Graça Sampaio:

Primeiro:
Era uma piada apenas. Se quisesse atacar o bandalho do José Sócrates (sim, o dos PEC, das privatizações, do fecho de centros de saúde e de escolas… esse!) seria pelo que fez e não pelos números patéticos das audiências televisivas enquanto comentador.

Segundo:
Essa forma instantânea com que passa da urbanidade com que aqui comenta outros assuntos, para a "violenta" exibição de um anticomunismo primário a escorrer dos cantos da boca, mal se toque no seu PS (ainda que seja a brincar)… deve ser perigosa para os nervos. Deveria procurar ajuda profissional.

Terceiro:
Quanto à única coisa com algum conteúdo que disse, segundo a qual os comunistas "preferem sempre o PSD ao PS"… deixe também que lhe diga:

Como é uma pessoa alfabetizada, inteligente e com acesso à informação, faça o favor de consultar uma lista das alianças e coligações que o PS fez com o PSD (e o CDS)… depois compare-a com a lista das coligações que o PCP fez com esses dois partidos… e da próxima vez que esteja prestes a vomitar uma tal asneira, pare um pouco… E TENHA VERGONHA NA CARA!!!

Saudações,
Volte sempre.

Antuã disse...


A Sampaio não tem graça nenhuma.

Graça Sampaio disse...

Caro Cantigueiro, não me parece que tenha usado de violente exibição de coisa nenhuma. Não usei linguagem de baixo nível, nem o ataquei como pessoa - nunca o faria! Limitei-me a manifestar uma opinião que, aceito, estar nos antípodas da sua mundivi dência e fo-lo de forma assertiva, como se usa dizer atualmente. Se eu expresso uma opinião, sou violenta; se é o Cantigueiro a expressá-la, é em termos de brincadeira... Dualidade de critérios que sou forçada a aceitar porque enquanto o senhor é o "dono" deste espaço, eu limito-me a ser leitora e, eventualmente, comentadora. Mas deixe-me dizer-lhe que, em termos de violência, o senhor ganhou-me e fez questão disso. Ficou mais incomodado com o que eu disse do que eu com a "brincadeira" que o senhor trouxe hoje aqui.
Se incomodo, diga e retirar-me-ei.

Atentamente.

Graça Sampaio disse...

Desculpe, esqueci-me de dizer, melhor, de repetir, porque penso que já aqui o afirmei: não sou anti-comunista primária, nem de nenhuma outra ordem. Muito do que sei e fui na minha profissão - velha de 40 anos - aprendi-o e pratiquei-o com colegas/amigas comunistas daquelas do antigamente que pautavam a sua vida e a sua ação pelo trabalho árduo, mas também pelo conhecimento das coisas e pela verticalidade das suas posições. O que me separava delas era quando diziam que a ditadura salazarista tinhe de ser substituída por uma ditadura de esquerda. Entende agora a minha posição, ou vai voltar a mandar-me para o psiquiatra e para a consulta das listas de coligações?

Olinda disse...

Sem dûvida,que prefiro (a ter de escolher,a ter de escolher...)o sabe-tudo,ao Sôcrates.Gosto de saber,com o que posso contar.Os dois sao de direita,sô que um di-lo,nos nossos narizes.

Um abraco

samuel disse...

Graça Sampaio:

Provavelmente está carregada de razão.

Consultando a tal lista de coligações, agora vendo melhor… fica claro que os comunistas estão a ganhar largamente ao PS em número de coligações com a direita, logo, é da mais liminar justiça que se diga que sempre preferiram o PSD ao PS, como muito bem apontou.

Provavelmente está carregada de razão e o "vocês comunistas", "serão sempre a mesma coisa", "arrogantes com a mania"… são frases que não passam do preito da mais sincera admiração e amizade pelas tais colegas do passado.

Numa coisa, pelo menos, não tem razão:
Não tenho a menor intenção, ainda que alguma vez incomode… de lhe sugerir, sequer, que se retire.

Pode parecer estranho, mas a unanimidade tem tendência a ser muito pouco estimulante… :-) :-)

Saudações.

Maria disse...

Ai fosgasse... agora até me troquei.
E eu, que ia brincar com os dois (salvo seja) fiquei de boca escancarada com o primeiro comentário.
Ai fosgasse... tanto analfabeto por aí. Há os que não entendem porque não chegam lá, os que não percebem porque não sabem ler.
Ai fosgasse...

Abreijo.

Anónimo disse...

Será que a grosseria faz parte do modo de estar comunista?
Não conheço a G. Sampaio de parte nenhuma mas acho a sua resposta digna do que realmente é: um putativo ditador. Valha-nos Deus se chegasse ao poder. Lá ia tudo para o hospital psiquiátrico à boa maneira soviética. Já lhe ocorreu que o problema pode ser SEU e não dos que discordam de si??? Cada cabeça sua sentença. Nunca ouviu dizer? Sabe o que é a liberdade? Duvido!!!!!

samuel disse...

Anónimo (00:03):

Ouça lá, ó… não sei quem (esta coisa do anonimato é uma bela de uma trampa!)!

E sobre o que a dona Graça Sampaio DISSE e sobre o que REALMENTE eu respondi… não lhe ocorre porra nenhuma para dizer?

Também acha, como a dona Graça Sampaio, que os comunistas, ao longo de todos estes anos de governos têm sempre preferido o PSD ao PS? Também nunca reparou que o PS faz SEMPRE coligações com a direita? Também acha Sócrates um estadista do camandro, que nos deixou uma obra monumental e em que não se pode tocar nem com uma piada?

Acha mesmo… ou é apenas mais um a fazer queixinhas da grosseria e dos insultos e do valha-nos deus se chegasse ao poder… e toda essa cassete já podre?

O facto de o seu comentário, a acabar com um tonitruante "Sabe o que é a liberdade? Duvido!!!!" ser publicado (e porque não haveria de ser?)… não o faz sentir-se nem um bocadinho pateta por ter dito o que disse? :-) :-) :-)

Saudações.

samuel disse...

Anónimo (00:03):

Só mais uma coisa...

Repare na delicadeza e mesmo alguma elegância com que resisti a "devolver" o seu bastante insolente "PUTATIVO DITADOR" com um acompanhamento de trocadilhos que viriam tanto a calhar... e estavam mesmo, mesmo a apetecer! :-) :-) :-) :-)

Medronheiro disse...


Este blog também serve para conhecermos a falta de nível e anticomunismo primário dos PS.

Graciete Rietsch disse...

A ignorância e o pretenso conhecimento deturpado são tão atrevidos!!!
Alguém se lembra da luta dos comunistas e outros companheiros, que muitas vezes foi até à morte, no tempo da clandestinidade, e do seu incansável, corajoso, coerente , desinteressado,exaustivo trabalho sempre presente desde o 25 de ABRIL para evitar que murchem os cravos que tantos teimam em destruir?
Gosto muito do teu blog e muito aprecio a subtil ironia das tuas justas críticas.

Um beijo.

Anónimo disse...

Eu estou com a Graça Sampaio, uma senhora educada, pelos vistos bem formada e que se sujeita a ser aqui insultada por simplesmente ter uma opinião difrente da do administrador deste blog. É evidente, aos olhos de todos, que o PC prefere atacar o PS, fazendo-o quase diariamente, ao PSD e CDS. Na verdade, quem houve falar os dirigentes comunistas fica com a certeza de que o seu inimigo é o PS e não os partidos de direita. Aliás, há um exemplo recente disso mesmo: no encontro que houve, entre os partidos de esquerda, na Aula Magna, sobre o qual o Samuel, estranhamente ou talvez não, nem sequer uma linha escreveu, isso já diz tudo, o PC não só não se fez representar ao mais alto nível como fez questão de salientar, pela voz do seu secretário geral, que aquilo seria apenas um mero encontro e que não teria qualquer tipo de consequência futura. Mais: ontem, terça-feira, Jerónimo de Sousa encontrou-se com António José Seguro, uma encontro histórico e louvável, porque só unida é que a esquerda conseguirá derrotar a direita, e, no final, lá veio o discurso do costume, com o dirigente comunista, em vez de valorizar o acto, a dizer que são as muitas as coisas que separam o PC do PS. Palavras para quê? É o PC no seu melhor, sozinho e contra tudo e contra todos. Não passará, por isso, da cepa torta. Porque continua a colocar acima dos interesses do país e das populações os interesses do próprio partido. Porque o PC, tal como o Samuel, agem como se ainda estivessemos em 1917, acabadinhos de sair da revolução de Outubro.

Lamentável!!!

Saudações

JPP

samuel disse...

JPP:

Evidentemente, JPP!!!

Todos estamos compenetrados do profundo desgosto que você tem, e não se cansa de divulgar, pelo facto de o PCP não ser maior, não ser mais forte, não ganhar eleições legislativas…

Como exercício de hipocrisia começa a ser cansativo. Mude lá de mentiras!… :-) :-)

E que mal pergunte… quem foi a delegação "ao mais alto nível" que o PS, oficialmente, enviou ao sarau do Mário Soares?

O resto é a cassete e a lenga-lenga do costume: ai senhora que foi insultada, ai a revolução de 1917, ai que não escreveu sobre isto, ai coitadinho do PS, ai que assim o PC não cresce…

Muito bom!!! :-) :-) :-) :-)

Saudações.

Medronheiro disse...


Isto com JPP é que é bom. É uma tourada que valha a pena. Com JPP faz-se umas pegas de caras que dão direito a não sei quantas voltas à arena.

Anónimo disse...

Eu quero lá saber se o PS se fez ou não representar pelo seu secretário geral, com o mal dos outros posso eu bem, eu estava a referir-me à ausência de dirigentes do PC, essa sim relevante do meu ponto de vista. Será que você só sabe responder às questões dos outros com as suas próprias perguntas? E vem falar-me de cassete? É preciso ter lata! Basta dar uma espreitadela neste blog para se constatar a música que aqui toca, sempre a mesma e sempre com a mesma lenga-lenga, sempre e sempre com a mesma cassete.

E sim, claro que eu gostaria que o PC crescesse, claro que eu gostaria que o PC se assumisse com ambição de ser governo. Porque só assim poderia pôr em prática as políticas que defende, ao invés de andar permanentemente a críticar o que os outros fazem. Porque chegou a hora de o PC assumir as suas responsabilidades e não se limitar a promover manifestações atrás de manifestações.

Porque se o PC está à espera de chegar ao Governo sozinho, "quando o povo assim o entender", como anedoticamente diz o Jerónimo de Sousa, bem podemos esperar sentados. Acaba primeiro Portugal antes disso vir a acontecer.

A minha esperança é que as novas gerações de digirentes comunistas venham a pensar e a agir de maneira difente, sem bem que, olhando para alguns deles, vemos que são novos mas, na mentalidade, são tão velhinhos como os outros.

E, para variar, não respondeu à pergunta que lhe coloquei, o que em si é usual - só responde com outras perguntas e acaba sempre por escapar ao confronto de ideias, que não ao confronto de insultos. Porque assim ficará a falar sozinho. Mas diga-me: que importância teve para si o encontro da Aula Magna? Deve reeditar-se ou, pelo contrário, não vale a pena repetir-se.

Saudações

JPP

samuel disse...

JPP:

Vocé, de faccto, consegue ser hilariante!!! :-) :-)

Fui ler e reler o seu loooongo comentário, não fosse ter deixado passar a sua tal PERGUNTA a que não respondi… e rais ma parta se está lá qualquer pergunta!!!

Você está bem? :-) :-) :-)

A única coisa que lá está em forma de pergunta… aliás, logo seguida da sua própria resposta, é "Palavras para quê?".

Era essa a pergunta que eu deixei sem resposta? :-) :-) :-)

Não se sente nem um bocadinho ridículo por ter alinhavado um arrazoado tão loooooongo, sustentado na "ofensa" por uma resposta que eu não dei… a uma pergunta que NÃO FEZ?

Quanto às perguntas de agora…

1. Pouca.
2. Apesar disso, sim, vale.

Saudações.

Anónimo disse...

Insolente???? Perante que autoridade é que sou insolente? A sua? Quem é você senão um vulgar cidadão? Um cantor de comícios achando-se um "protegido" genial do grande Zeca Afonso como gosta de sublinhar. Isso foi no passado que é onde você vive. De facto quem precisa de ajuda é você. Não debate porra nenhuma. Quem alimenta a cassete é você.Foi só o PCP que lutou contra a ditadura? Ou se é comunista -leia-se do PCP- ou se é burro e fascista? Tenha mas é VERGONHA NA CARA, digo-lhe eu agora!!!!LOL

Anónimo disse...

Olha que isto é difícil não existe partido nenhum de direita em Portugal de momento. Ou com nome. O PS PSD e CDS são de extrema-direita.

E caro anónimo não ponha as mãos no fogo por ninguém que não conheça.

Anónimo disse...

O JPP o próimo governo será com Seguro e Portas, e não era por o Jerónimo ir a esse encontro da treta que isso ia mudar. E não entendo para que é que o PCP tem de perder tempo a reunir-se com um Partido que tem destruído tudo o que pode quando está no governo - Partido Socialista.

samuel disse...

Anónimo (16:58):

Insolente perante que autoridade???!!! :-) :-) :-) Genial!

Ai isso agora depende de se estar ou não perante a "autoridade? ???!!!

Você está bem? :-) :-) :-)

Já sobre as coisas de que se estava a falar… moita carrasco! Muito bom!!!

O resto… é a sua opinião. Sempre bem vinda.

Juca disse...


Está provado que PS quer dizer partido suíno!!!

Anónimo disse...

JPP, a quem se referia quando falou em "secretário geral"? Ao Sousa, se "aquilo" é um secretário geral de um partido, então acreditemos no Pai Natal! :) :) :)
Agora fico muito surpreendido porque são os comunistas a falar de "cassete", essa é para nunca esquecer, ;). Então eles andam há trinta anos a ter vitórias eleitorais.
Não sou do PS, aliás acho o PS português, ainda pior que os comunistas.
Deviamos dar mais atenção a exemplos que vêm de fora, por mim, Rafale Correia, presidente do Equador, um bom exemplo.

samuel disse...

Anónimo (22:10):

Olha… hoje tivemos direito a um especialista em secretários gerais e cassetes…

Anónimo, claro… que é o que vai bem com este tipo de pequenos canalhas!

Muito bom!!! :-) :-) :-)