terça-feira, 10 de setembro de 2013

Abandono escolar... e mercado de trabalho


«Opção pelo mercado de trabalho explica redução de alunos» - diz o título da notícia. Mais uns jornalistas com vocação para “comediantes”! – pensei eu.
Depois de ler, verifiquei que o senhor presidente da “Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior” ali citado, não só não se limitou a dizer o que vem no título, como disse coisas que vão, e bem, muito para lá da pobreza do mesmo.
Embora eu lamente o aparente “esquecimento” da falta de meios económicos dos pais para pagar estudos que deveriam ser gratuitos, como uma das explicações para o forte abandono escolar, todas as razões apontadas nas declarações do senhor Alberto Amaral estão lá no texto. Discutíveis, “acrescentáveis”... mas estão lá.
Sendo assim, sabendo-se que o país tem quase um milhão de desempregados e que quase metade desses desempregados são jovens, por que cargas de água se optou por um título que diz, taxativamente... “Opção pelo mercado de trabalho explica redução de alunos”? A sério?! Opção?!
Qual mercado de trabalho?!!!

6 comentários:

Manuel Norberto Baptista Forte disse...

Eu penso que a opção menos verbas para o ensino é uma deliberada escolha deste governo de centro-direita de empobrecer ainda mais Portugal, pois está a desbaratar e um sector base no nosso País.
Agora dizerem eles que é “Opção pelo mercado de trabalho explica redução de alunos”. Pura hipocrisia, sabendo-se como se sabe como estão os números do desemprego, e que a oferta de trabalho é quase nula.

Graciete Rietsch disse...

Qual Opção? E quem não pode comer, pode estudar? E quem quer trabalhar,arranja emprego?
Só palavras para ir adormecendo as pessoas.

Um beijo.

Antuã disse...


Sou avesso a expressões como mercado ou sociedade civil.

Anónimo disse...

'Jornalistas'?Essa gente estaria muito bem ao lado de Goebells....

Maria João Brito de Sousa disse...

Mercado??? Onde ele já não vai, o do trabalho... :(

Luis Filipe Gomes disse...

Por haver jornalistas assim e presidentes de agência desta maneira e ministros daquela outra é que muitas escolas superiores convenientemente já encerraram e outras podem até encerrar por falta de alunos.
Muitos candidatos desistem de estudar porque simplesmente não têm dinheiro para as despesas cada vez maiores como é óbvio.