segunda-feira, 2 de julho de 2012

Campeonato Europeu...


Não. Apesar de quase todos os órgãos de comunicação social ainda insistirem quase exclusivamente nesse, o milionário “Euro 2012” de futebol... já acabou.
Felizmente, se todos os adeptos que, compreensivelmente, estão lambendo as feridas por não o terem ganho ou, pior ainda, por este Europeu ter sido ganho pelos “arqui-inimigos” espanhóis... se pelo menos alguns destes, como dizia, quiserem aplacar um pouco o desgosto e abrir os horizontes... verão que existem outros campeonatos europeus, mundiais e olímpicos, com gente que treina dedicadamente e que sonha, intercalando esses treinos e os sonhos com empregos de pessoas normais. Verão que a nossa História recente (e menos recente) está povoada de vitórias traduzidas, como agora foram, em ouro (Dulce Félix), em prata (Patrícia Mamona), em bronze (Sara Moreira)... e em inúmeras prestações não medalhadas mas ainda assim dignas de verdadeiros amantes do desporto.
...e há a malha, o chinquilho, a sueca, o dominó, o “tiro” aos pratos na modalidade faca e garfo e o levantamento de pesos líquidos... tudo desportos que tendem a revelar o melhor das pessoas, em vez de clubismos bacocos e, quantas vezes, violentos... ou, pior do que tudo, nacionalismos deslocados.
Parabém à Dulce Félix e a todos os outros que, numa vida inteira, não têm os apoios dados ao futebol... num mês!

6 comentários:

São disse...

Estou tão de acordo, que também postei sobre o tema e coloquei a foto desta atleta.

Boa semana para vós.

Maria disse...

Com este teu post cheguei à conclusão que pratico desporto todos os dias...

:))))

Abreijos!

samuel disse...

Maria:

...o que prova que, ao contrário de alguns "comentadores", lês os textos integralmente. :-) :-)

Beijo.

trepadeira disse...

Há alguns dos desportos apontados de que gosto particularmente,aqueles que se praticam com os amigos em amena,às vezes,saudável,quase sempre,lúcida,tenta-se,cavaqueira,não,longe vá o agouro,conversa.

Um abraço,
mário

Graciete Rietsch disse...

Parabéns às nossas medalhadas que tão pouco foram apoiadas.
Veremos agora o que vai acontecer nos jogos olímpicos, de que eu gosto particularmente, apesar da pureza do desporto já náo ser tão exclusiva.

Um beijo.

Anónimo disse...

Parabéns às nossas medalhadas! Decerteza têm que ser elas a financiarem-se e a fazerem todos os sacrificios.
Vicky