quarta-feira, 18 de julho de 2012

Marcelo Rebelo de Sousa – Afinal não são só as cartas de amor... *


O ruidoso cruzamento de papagaio e cata-vento que dá pelo Nome de Marcelo Rebelo de Sousa, ele sim, ridículo o mais das vezes, veio dizer que as manifestações contra Miguel Relvas são «manifestações ridículas».
Independentemente do que eu pense ou deixe de pensar sobre essas manifestações, achei o argumento do falador profissional absolutamente... ridículo.
A característica das manifestações em causa e que, segundo Marcelo, as torna ridículas, não é a justeza dos motivos, ou a falta dela, não é a razão de Relvas, o número de manifestantes, o tipo de cartazes ou palavras de ordem... não! O grande problema destas e de todas as outras manifestações (aquelas que ele quer realmente atingir, quanto a mim)... é serem «votadas ao insucesso».
Ficamos então a saber que, para o brilhante Marcelo, não vale a pena protestar, ou fazer manifestações contra o governo, contra o presidente, contra a “troika”, ou contra um qualquer patrão, sem ter a certeza absoluta de que qualquer uma destas instituições cairá, nos dez minutos que se seguirem à manifestação.
O professor Marcelo que me desculpe, mas não vou seguir o seu conceito. Não é que eu seja um "fanático" por manifestações, mas sempre que o famoso professor analista comentador politólogo defender “ideias” como estas, continuarei a mandá-lo ir pastar pró monte... mesmo sabendo de antemão que ele não irá!
* Com um pedido de desculpas ao Pessoa/Álvaro de Campos

5 comentários:

Sérgio Ribeiro disse...

Ora aqui estou eu. No Zambujal.
Lendo-te e saboreando.
Quanto a esta sobre o afilhado do outro Marcelo, filho de um Rebello de Souza que foi do ministério da Educação e governador de colónias, um breve comentário. O melro, que eu conheci nos prenúncios, é um conspirador de salão ou sacristia, faz política - fazendo de conta que não a faz - criando factos, como quem escreve peças de teatro em que não há senão protagonistas, nada de figurantes, muito menos coros a várias vozes, massas. Povo. É a sua vocação, a sua paixão, a sua obsessão.
A intriga.
Agora, lá no grupo dele, queria limpar o MR, que se tornou incómodo, e promover o MM, que se tornou guru(zinho). As manifestações perturbam-lhe este gosto e gozo. Quaisquer. Até esta, na verdade ridícula... mas por razões contrárias ao que ridícula a fez. Perturbam-no por não lhe servirem os "esquemas", por trazerem para a rua o que, segundo ele, deveria ser congeminado na sua cabeça privilegiada e transmitido por tudo o que é canal (ou esgoto).
Que o padrinho lhe perdõe...

Um abraço (de regresso)

Graciete Rietsch disse...

As manifestações, principalmente as pontuais junto de postos de trabalho, metem muito medo. Portanto se cansam a dizer que não servem para nada.

Um beijo.

trepadeira disse...

Estava tentado a mandá-lo para outro sítio.

Um abraço,
mário

Antuã disse...

Os palradores com ar doutoral são ridículos.

gina henrique disse...

È claro que o Marcelo já fez de tudo para abrir os olhinhos ao Coelho em relação ao seu mais brilhante aluno, mas como tudo o que fez e disse não resultou teve que recorrer ao aviso direto " tire esse MR e meta já o Ganda Nóia " que ele está só à espera que o chamem !!!